Instituto Superior da Maia
Gabinete de Informática e Sistemas de Informação  >  Serviços  >  
Unidades de Rede
20/7/2009
Informações sobre as áreas de Armazenamento em Rede
  • Áreas de Armazenamento em Rede

   Todos os utilizadores da rede informática dispõem de áreas de rede centralizadas. Desta forma poderão aceder aos conteúdos de qualquer computador na rede e assim possibilitar a mobilidade entre salas de aula e laboratórios de informática sem que haja receio de perda de informação.
  

   Os utilizadores não devem deixar documentos nos computadores das salas de aula e laboratórios de informática pois periodicamente todo o software é reposto, levando à perda total dos dados anteriormente guardados. 

  

   Estas áreas estão visíveis no ambiente de trabalho do Computador. A maioria destas áreas está salvaguardada por cópias de segurança diárias.
  

   Estão acessíveis para todos os utilizadores (professores e alunos), através de qualquer computador do ISMAI ou a partir de outro local fora do ISMAI através de uma ligação VPN.

 

 

Professores
Alunos
 

 

 

  • Área Exames (U:)

   Área disponível apenas para os professores. Serve para a realização de provas práticas nos laboratórios de informática. Esta área tem permissões de segurança muito específicas. Para a sua utilização, os alunos têm nomes de utilizadores específicos.

 

  • Área Aulas (V:)

  Nesta área os professores podem colocar todo o material que, por alguma razão não possa ser colocado no Portal. Os professores têm permissões de leitura e escrita, enquanto os alunos têm permissões de leitura. É da responsabilidade dos professores o conteúdo desta área.

  • Área Software (X:)

  Nesta área está disponível software utilitário que poderá ser corrido sem o recurso a instalação, habitualmente com licenciamento gratuito. Esta área tem permissões de leitura para todos os utilizadores da rede.

  • Área Public (Y:)

  Esta área só deverá ser utilizada temporariamente para a troca de ficheiros entre utilizadores, pois a qualquer momento o conteúdo desta área  pode ser alterado por qualquer utilizador. Esta área tem permissões de leitura e escrita para todos os utilizadores. É da responsabilidade dos utilizadores o conteúdo desta área.

  • Área Pessoal (Z:)

Esta unidade tem a particularidade de só poder ser acedida pelo próprio utilizador, aluno ou professor. Esta área tem permissões de leitura e escrita para cada utilizador em questão e mais nenhum utilizador poderá aceder a ela. É da responsabilidade dos utilizadores o conteúdo das áreas pessoais.  

  • Limites máximos das áreas de rede
Professores
Alunos
Cursos Tecnológicos
Cursos Não Tecnológicos
Área Pessoal
300 MB
200 MB
100 MB
Área Aulas
200 MB
Não aplicável
Não aplicável