Instituto Superior da Maia
Centro de Formação ao Longo da Vida  >  O Centro de Formação  >  
Informação

 

 

 

Director do CFLV: Mestre Eduardo Sá Couto


Coordenadora Pedagógica/Administrativa: Dra. Sónia Filipa Barbosa

 


A vertente de Formação ao Longo da Vida está sobretudo dedicada à modalidade de Formação Contínua, promovendo múltiplos planos de formação que visam, conforme aliás objectiva esta modalidade:

- potenciar o desenvolvimento pessoal, profissional e social da população activa, de forma contínua e permanente, conferindo maior flexibilidade e melhores qualificações;

- propiciando a adaptação às mutações tecnológicas, organizacionais e outras; favorecendo a promoção profissional e melhorando a qualidade global do emprego.


Missão
Tem como missão criar e desenvolver novas competências que permitam ao seu público-alvo adequar-se às novas realidades da sociedade e, em particular, às mudanças aceleradas do mundo empresarial.

 

A Formação ao Longo da Vida iniciou a sua actividade em 1999 e, desde então, já realizou largas dezenas de acções de formação profissional financiadas no âmbito dos Programas PESSOA, PROFAP, ADAPT, FORDESQ, LEONARDO DA VINCI e POEFDS, merecendo ainda realce a Formação Interna ministrada a colaboradores da Instituição.


As acções promovidas têm constituído um significativo apoio de transição para a vida activa de estudantes recentemente formados e, especialmente, um regresso de antigos estudantes, na sua maioria oriundos de PME's, com expectativas de actualização da sua formação em áreas que permitam uma maior adaptabilidade à sua situação profissional.

As acções de formação têm ainda permitido uma aproximação de formandos que, até ao momento, ainda não tinham qualquer ligação ao ISMAI.

Cabe reforçar que os cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores que o CFLV desenvolve estão previamente autorizados pela Divisão de Certificação do IEFP, possuindo elevada qualidade técnico-pedagógica, e visam dotar os participantes dos conhecimentos e competências necessários ao perfil de formador(a), pelo que dão direito à atribuição final do CAP (Certificado de Aptidão Profissional) de acesso à profissão de formador, emitido pelo IEFP.


O CFLV dinamiza ainda periodicamente cursos de formação, interna e externa, em múltiplas áreas tecnico-científicas, concebidos em função das necessidades de formação e de qualificação de activos, diagnosticadas pela nossa equipa técnica através da interacção aprofundada com a envolvente económico-social da região Norte, comunidade e público em geral.

 

No que respeita a programas de formação financiada pelo Fundo Social Europeu e Estado Português, no âmbito do POPH - Programa Operacional Potencial Humano, cabe destacar para 2010/2011 a continuidade de uma forte aposta do CFLV ao nível da Tipologia de Intervenção designada Formações Modulares Certificadas, que abrange a promoção de cursos organizados sob a forma de Unidades de Formação de Curta Duração, capitalizáveis e ministradas em estrita conformidade com o Catálogo Nacional de Qualificações e orientações da ANQ - Agência Nacional para a Qualificação.


Esta tipologia formativa, de natureza totalmente financiada, reveste-se de carácter inovador e dirige-se a activos, empregados ou desempregados, privilegiando os adultos com habilitações abaixo do 12º ano de escolaridade. Está ainda contemplada a atribuição de apoios sociais à frequência das acções, de acordo com os critérios de elegibilidade regulamentados e aprovados pelo POPH e divulgados pelo CFLV.

 

O desenvolvimento de Acções Modulares Certificadas reforça a mobilização de parcerias institucionais, designadamente com os Centros de Novas Oportunidades, bem como se inscreve na cultura organizacional do ISMAI, claramente assente numa abordagem aberta ao trabalho em rede e continuamente atenta às necessidades formativas da comunidade e do contexto socio-económico envolvente.

 

Pelo carácter dinâmico e diversificado da oferta formativa desenvolvida no CFLV, que contempla planos de formação muito distintos, nos seus objectivos, prioridades e público-alvo, a equipa técnica do CFLV estará sempre disponível para o atendimento e aconselhamento da comunidade em geral, tendo por missão conceber soluções formativas adequadas à efectiva valorização pessoal e profissional dos recursos humanos da região.


Dado tratar-se de uma Instituição de Ensino Superior Universitária, o ISMAI, através do CFLV, tem privilegiado um público-alvo de formação com características muito específicas: assim o público-alvo maioritário são activos qualificados, com formação académica nível IV ou V, que, no contexto da sua actividade profissional, têm expectativas de valorização profissional através de uma formação contínua, numa perspectiva de Reciclagem, Actualização e Aperfeiçoamento.


Numa dinâmica mais abrangente, o CFLV crê que esta formação promove resultados positivos nas próprias organizações, que conquistam competitividade com a formação qualificada dos seus quadros.


Actualmente o CFLV encontra-se acreditado pela Direcção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) nas áreas de:

 

090 - Desenvolvimento pessoal

146 - Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas

342 - Marketing e Publicidade;

344 - Contabilidade e Fiscalidade;

345 - Gestão e Administração;

380 - Direito;

482 - Informática na óptica do utilizador

729 - Saúde - programas não classificados noutra área de formação

862 - Segurança e Higiene no Trabalho.

 

e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) na formação pedagógica inicial de formadores.