Formação de Formadores

Formação de Formadores/as para obtenção de especialização em Igualdade de Género, 72h b-learning.

​​ Três edições

Destinatários

Formação dirigida aos/às formadores/as licenciados/as habilitados/as para o exercício da atividade de formador/a nos termos do disposto na Portaria 214/2011 de 30 de maio, titulares de Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) ou autorizados/as pelo IEFP a exercer a função de formador/a nos termos do disposto no nº 5 do art.º 3º da referida portaria​. 

Coordenadoras da Ação

 Profª Doutora Anita Santos

 Profª Doutora Marisalva Fávero

Conteúdos Programáticos

MÓDULO I - ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL

  1. Igualdade, diversidade e cidadania
  2. Sexo e género
  3. Papéis sociais de género, paradigmas e estereótipos
  4. Linguagem como paradigma das (des) igualdades
  5. Coeducar para uma cidadania democrática

MÓDULO II – IGUALDADE DE GÉNERO

  1. As rotas do(s) feminismo(s) em Portugal – percurso histórico
  2. Orientações estruturantes para a igualdade entre homens e mulheres: V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não - Discriminação 2014-2017 (V PNI); V Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género 2014 -2017 (V PNPCVDG), que inclui o III Programa de Ação para a Prevenção e Eliminação da Mutilação Genital Feminina 2014 –2017 (III PAPEMGF); III Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2014 -2017 (III PNPCTSH) e o II Plano Nacional de Ação para a Implementação da RCSNU 1325 (2014-2018)
  3. Mecanismos nacionais e internacionais para a promoção da igualdade de género
  4. Responsabilidade social das organizações da sociedade civil para a concretização da igualdade de género

MÓDULO III – ROTEIROS TEMÁTICOS DE GÉNERO: ABORDAGEM SOCIAL E JURÍDICA

  1. Dimensão pessoal e familiar
  2. Dimensão profissional
  3. Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal
  4. Democracia paritária – poder político e tomada de decisão
  5. Violência de género
  6. Saúde, Direitos sexuais e reprodutivos
  7. Mainstreaming de género e Ações Positivas

MÓDULO IV – METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO EM IGUALDADE E SUGESTÕES DE OPERACIONALIZAÇÃO

  1. Utilização de métodos e técnicas andragógicas promotoras da aprendizagem e facilitadoras da apropriação de conhecimento nas temáticas da igualdade de género
    1. A apropriação das TIC como ferramentas para o empoderamento, a inclusão social e a cidadania
    2. De que forma as novas tecnologias podem contribuir para superar a desigualdade de género
    3. Conhecendo, explorando e aplicando algumas ferramentas web 2.0,   Ferramentas Google e App Store
    4. Conhecendo, explorando e aplicando algumas ferramentas e aplicativos da web 2.0: Ambientes virtuais de aprendizagem gratuitos e ferramentas de webconferência
  2. Metodologias de formação em igualdade e sugestões de operacionalização

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