Departamento Ciências da Educação Física e Desporto

Bem-vindo ao Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto – tradição e futuro

Diretora de Departamento

Teresa Paula Dias Figueiras

 

Somos um departamento do ISMAI que tem vindo a construir uma imagem sólida no mercado de trabalho do Desporto nas suas diferentes vertentes. Temos uma enorme tradição na formação de Professores de Educação Física, formação de Treinadores de Desporto, especialistas em Gestão do Desporto e especialistas em Exercício Físico e Saúde. Olhamos para o futuro com o entusiasmo de quem avança partindo do conhecimento e da investigação científica.
O nosso corpo docente, de reconhecida competência, está empenhado no estreito apoio ao estudante para a construção individual de um percurso académico e profissional sólido. Oferecemos uma incomparável variedade de opções de cursos no âmbito das Ciências do Desporto em ambiente académico com um campus universitário diferenciador e em franca expansão.
Vive-se no ISMAI um clima de internacionalização, não só pela partilha de vivências com os estudantes de outras nacionalidades que frequentam os cursos do departamento, como também pela oferta de mobilidade internacional para frequentar cursos noutras instituições universitárias.
O Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto, em estreita ligação com a Unidade de Investigação CIDESD-ISMAI, procura em permanência a via da excelência académica e científica. O modelo adotado para a Educação Física e o Desporto, pilar do ISMAI, assenta numa estratégia de desenvolvimento com quatro eixos operacionais:
  1. Atualização das dinâmicas formativas que têm vindo a resultar na acreditação, por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) de todos os ciclos de estudo em funcionamento;
  2. A construção do complexo desportivo do ISMAI, cujas valências se situam no ensino, na investigação e na prestação de serviços à comunidade;
  3. O reforço do papel da Unidade de Investigação interna no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) do qual é membro fundador e que foi recentemente avaliada pela FCT com Very Good;
  4. A constituição de novas equipas de investigação, cujo trabalho desenvolvido se tem vindo a traduzir em candidaturas a projetos financiados pela FCT, que resultarão em novas possibilidades de inovação associadas aos diferentes ciclos de estudos.
O Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto integra cursos de 1º ciclo de estudos (licenciaturas) em Educação Física e Desporto e Gestão do Desporto e cursos de 2º ciclo de estudos (mestrados) em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, em Gestão do Desporto e nas especializações de Treino Desportivo e Exercício Físico e Saúde. Nestes seis cursos estudam cerca de 1400 jovens e lecionam cerca de 80 docentes, dos quais 50 são doutorados.
Todos os nossos cursos estão em funcionamento e acreditados pela A3ES, o que reflete a estabilidade crescente do ISMAI e do Departamento, por si só consequência dos processos de atualização científicos e pedagógicos. Consciente dos desafios que a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente lança às instituições de ensino superior, com elevado potencial de inovação académica e científica, o Departamento e a Unidade de Investigação CIDESD-ISMAI têm como missão a procura de novas oportunidades e novas populações-alvo nos contextos de intervenção da Educação Física e Desporto. No centro da missão deste departamento e da sua unidade de investigação encontram-se em paralelo duas fortes vocações:
  1. Formar profissionais qualificados, capazes de atuar nos mercados de trabalho regional, nacional e internacional, num ambiente de mobilização e produção de saberes integrados numa cultura contemporânea de exigência profissional;
  2. Apostar na investigação que emerge dos desafios societais da comunidade e da região, nomeadamente a relacionada com as problemáticas da Saúde e Bem-Estar, designadamente no que se refere ao Envelhecimento, Vida Ativa e Doenças.
O impacto do novo Complexo Desportivo traduz-se na ampliação do campus universitário e consequentemente numa oportunidade impar para a consolidação da qualidade de ensino, da investigação científica, da oferta educativa e da ligação à comunidade. Projetado para dar uma resposta sistémica ao ensino e à investigação nas Ciências do Desporto, o novo complexo desportivo, transpõe o espaço próprio da Instituição e constitui-se como um marco diferenciador na região Norte no contexto das Instituições Universitárias.
Ler mais...
Oferta Formativa