Pós-Graduações

Psicologia Clínica Aplicada ao Contexto Forense

Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento

- Compreensão, Avaliação e Intervenção Psicológica.

​​Início a 13-01-2017 (14h15-20h15, sextas-feiras).

 

Coordenador de Curso

Objetivos Gerais

O curso Avançado de Especialização em Psicologia Forense tem como objetivos gerais:

  1. Compreender as características, dinâmicas, e impactos dos fenómenos tratados no âmbito da Psicologia Forense;
  2. Capacitar os/as psicólogos/as para saber como avaliar e intervir em casos de violência (violência contra crianças e adolescentes, violência nas relações de intimidade, perseguição e assédio) e no âmbito de processos judiciais (divórcio e regulação das responsabilidades parentais, inabilitação, interdição) que exigem uma estreita articulação com as instâncias judiciais;
  3. Desenvolver competências para a articulação da Psicologia com os Tribunais, o Ministério Público, Órgãos de Polícia Criminal, e demais instâncias judiciais.

Público-Alvo

Psicólogos/as, Psicólogos/as Estagiários, finalistas (2.º Ciclo) de Psicologia.

Conteúdos Programáticos

Módulo I - Violência nas relações de intimidade: vítimas e ofensores.
Módulo II - Perseguição e assédio: vítimas e ofensores.
Módulo III - Violência contra crianças e adolescentes: vítimas e ofensores.
Módulo IV - Divórcio e regulação das responsabilidades parentais.
Módulo V - Interdição, inabilitação, e capacidade testamentária.

Duração

120 horas.

Propina

Condições de pagamento:

Pronto pagamento: 1.018,50€ (beneficia de 3% de desconto)

O pagamento da propina pode ser fracionado nos termos do Regulamento de Frequência dos Cursos de Licenciatura e Mestrado (RFCLM)

Modalidade: 1: 5 prestações de 207€

Modalidade: 2: 6 prestações de 175€ 

A presente informação não dispensa a consulta detalhada do Regulamento (RFCLM)

 

​Módulo I

Violência nas relações de intimidade: vítimas e ofensores

  • Compreensão;
  • Avaliação psicológica;
  • Intervenção psicológica.

Formadora: Anita Santos
N.º Horas: 24

Módulo II

Perseguição e assédio: vítimas e ofensores

  • Compreensão;
  • Avaliação psicológica;
  • Intervenção psicológica.

Formadora: Helena Grangeia
N.º Horas: 24

Módulo III

Violência contra crianças e adolescentes:

  • Compreensão;
  • Avaliação psicológica;
  • Intervenção psicológica.

Formadora: Marisalva Fávero
N.º Horas: 24

Módulo IV

Divórcio e regulação das responsabilidades parentais

  • Compreensão;
  • Avaliação psicológica;
  • Intervenção psicológica.
Formadora: Olga Cruz
N.º Horas:24

Módulo V

Interdição, inabilitação, e capacidade testamentária

  • Compreensão;
  • Avaliação psicológica forense.

Formador: Fernando Almeida
N.º Horas:24

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Módulo I – Violência nas relações de intimidade

Vítimas e ofensores visa fomentar o conhecimento relativo aos processos de avaliação e de intervenção psicológica no âmbito do fenómeno da violência na intimidade, no contexto forense. Além do conhecimento das dinâmicas associadas ao fenómeno, pretende-se a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos subjacentes, por um lado, à prevenção da revitimação das vítimas e (re)estabelecimento do seu bem-estar psicológico, e por outro, ao tratamento e prevenção da reincidência dos ofensores.


Módulo II – Perseguição e assédio

Vítimas e ofensores abordam-se os casos de perseguição e de assédio que, recentemente, adquiriram maior visibilidade decorrente da sua criminalização. Apesar de se tratar de formas de violência interpessoal associadas a um enorme potencial de impacto negativo ao nível do bem-estar e saúde das vítima, o ainda desconhecimento das suas dinâmicas e consequências constitui um obstáculo à adequação das respostas às reais necessidades das vítimas e aos fatores de risco dos/as ofensores/as. Esta mesma razão justifica que as instâncias judiciais possam recorrer ao saber psicológico para melhor atuar nestas situações. Neste sentido, pretende-se desenvolver conhecimentos sobre o fenómeno, sobre as dimensões a avaliar e as estratégias de intervenção adequadas às características do fenómeno e aos/às protagonistas.

Módulo III – Violência contra crianças e adolescentes

Vítimas e ofensores pretende-se  apresentar conhecimentos teóricos aprofundados sobre as características, os contextos e as dinâmicas dos abusos sexuais, e dos maus-tratos (e.g. físicos, exposição à violência interparental e  negligência) contra crianças e adolescentes. Pretende-se, ainda, desenvolver competências de avaliação psicológica forense e de intervenção psicológica nestas situações.  


Módulo IV - Divórcio e regulação das responsabilidades parentais

Pretende-se promover o conhecimento sobre as dinâmicas e o regime jurídico do divórcio e do exercício das responsabilidades parentais, bem como capacitá-los para boas práticas de avaliação psicológica forense e de intervenção psicológica nestes casos.

Módulo V – Interdição, inabilitação, e capacidade testamentária

Pretende-se abordar a elaboração de perícias em ações especiais de interdição, inabilitação, e capacidade testamentária. Serão abordados os aspetos clínicos/psicopatológicos e legislativos em equação, as exigências requeridas a um competente exame forense, os instrumentos de avaliação, e a elaboração de relatório do exame pericial, nomeadamente, as questões essenciais a que o relatório pericial deve responder. Serão apresentados exemplos práticos e os alunos serão convidados a treinar a elaboração de um relatório pericial neste domínio.

​​ Resultados para os Formandos

No final do curso os/as formandos/as deverão estar capazes de:

  • Compreender o fenómeno da violência sexual e dos maus-tratos contra crianças e adolescentes, dentro de um quadro multidisciplinar de conhecimento;
  • Analisar o risco em situações de violência sexual e de maus-tratos contra crianças e adolescentes;
  • Avaliar vítimas e ofensores numa perspectiva ecológica e multicontextual e realizar avaliação psicológica forense;
  • Identificar as especificidades da intervenção psicológica nas situações de violência sexual e de maus-tratos contra crianças e adolescentes;
  • Compreender as dinâmicas inerentes ao divórcio e ao exercício das responsabilidades parentais (e.g., impacto psicológico);
  • Compreender o regime jurídico do divórcio, as suas implicações e o exercício das responsabilidades parentais;
  • Identificar e saber aplicar as linhas orientadoras da avaliação psicológica forense em casos que envolvem o exercício das responsabilidades parentais;
  • Identificar e saber aplicar as linhas orientadoras da intervenção psicológica em casos que envolvem o divórcio e o exercício das responsabilidades parentais;
  • Compreender as implicações éticas e deontológicas relacionadas com o exercício de avaliação e intervenção psicológica no contexto da violência nas relações de intimidade;
  • Realizar avaliação de risco, planificação de segurança e intervenção em crise com vítimas de violência nas relações de intimidade;
  • Avaliar os ofensores de acordo com o Modelo Risco-Necessidade-Responsividade;
  • Conhecer os diferentes modelos e modalidades de intervenção psicológica disponíveis para vítimas e ofensores;
  • Compreender as características dos/as ofensores/as, os comportamentos, as dinâmicas e os riscos associados à perseguição e ao assédio e as consequências e impactos da vitimação;
  • Identificar as dimensões a avaliar em casos de perseguição e assédio,  saber como avaliá-las e como transmitir os resultados da avaliação psicológica às instâncias judiciais;
  • Saber como intervir com vítimas e perseguidores/as tendo em consideração as vulnerabilidades e especificidades destas populações-alvo;
  • Saber as exigências requeridas a um competente exame forense no âmbito dos processos de interdição, inabilitação, e capacidade testamentária;
  • Conhecer a legislação relativa a estes domínios;
  • Saber quais os quadros psicopatológicos que podem justificar a atribuição de interdição, inabilitação ou impedir o exercício da capacidade testamentária;
  • Selecionar os principais testes psicológicos exigidos pela perícia de ação especial de interdição e/ou inabilitação, e capacidade testamentária;
  • Saber elaborar o relatório do exame pericial, nomeadamente, as questões essenciais a que o relatório pericial deve responder nestes domínios.
Formadores
  • Anita Santos
  • Helena Grangeia
  • Marisalva Fávero
  • Olga Cruz
  • Fernando Almeida

Módulo I

Formadora: Anita Santos
Número de Horas: 24h
Horário: 14h15 às 20h15
 
Conteúdos Programáticos Dia
Conteúdos Programáticos Violência nas relações de intimidade:vítimas e ofensores Dia  
Conteúdos Programáticos Compreensão, Avaliação psicológica e Intervenção psicológica Dia 13, 20, 27 de janeiro e 03 de fevereiro

Módulo II

Formadora: Helena Grangeia
Número de Horas: 24h
Horário: 14h15 às 20h15
 
Conteúdos Programáticos Dia
Conteúdos Programáticos Perseguição e assédio: vítimas e ofensores Dia
Conteúdos Programáticos Compreensão, Avaliação psicológica e Intervenção psicológica Dia 10, 17, 24  de fevereiro e 03 de março

Módulo III

Formadora: Marisalva Fávero
Número de Horas: 24h
Horário: 14h15 às 20h15
 
Conteúdos Programáticos Dia
Conteúdos Programáticos Violência contra crianças e adolescentes: vítimas e ofensores Dia
Conteúdos Programáticos Compreensão, Avaliação psicológica e Intervenção psicológica   Dia 10, 17, 24 e 31 de março

Módulo IV

Formadora: Olga Cruz
Número de Horas: 24h
Horário: 14h15 às 20h15
 
Conteúdos Programáticos Dia
Conteúdos Programáticos Divórcio e regulação das responsabilidades parentais Dia
Conteúdos Programáticos Compreensão,  Avaliação psicológica e Intervenção psicológica Dia 07, 21, 28 de abril e 05 de maio

Módulo V

Formador: Fernando Almeida
Número de Horas: 24h
Horário: 14h15 às 20h15
 
Conteúdos Programáticos Dia
Conteúdos Programáticos Interdição, inabilitação, e capacidade testamentária Dia
Conteúdos Programáticos Compreensão e Avaliação psicológica forense  Dia 12,19, 26 de maio e 02 de junho