Licenciatura

Ciências da Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Filosofia (06) ou
História (11) ou
Inglês (13) ou
Português (18)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 16-04-2015
Informação oficial da A3ES: Deliberação da A3ES

Descrição

A licenciatura em Ciências da Comunicação tem por objetivo preparar quadros profissionais orientados para o desempenho de funções polivalentes no vasto campo da Comunicação, seja no domínio das organizações (comunicação empresarial e institucional, imagem, marketing e assessoria), seja no campo dos “meios de comunicação social”.

Visa ainda responder ao desafio europeu de melhoria dos recursos humanos em áreas fortemente marcadas pelas tecnologias de informação e valorizar a Sociedade da Informação e do Conhecimento, através de contributos para a melhoria do funcionamento dos média e do seu papel socioeconómico e cultural. Todo o curso decorre sob a égide da relação Comunicação - Tecnologias, começando por ser geral, nos dois primeiros semestres, e especializa-se, depois, no 2.º e 3.º ano.

No seu conjunto, as várias unidades curriculares constituem-se como peças de um mosaico harmonioso, organizadas com um objetivo central: proporcionar um somatório dinâmico de competências no final da licenciatura.

Saídas Profissionais

  • Técnico superior de Comunicação / Comunicação Organizacional;

  • Técnico superior de Marketing e Publicidade;

  • Jornalista;

  • Consultadoria de Comunicação;

  • Assessoria de imprensa;

  • Copy-Desk; entre outras.​

Aspetos Diferenciadores

Os alunos deste curso têm acesso e dispõem de duas unidades funcionais de grande potencial, para o enriquecimento da sua formação prática em ambiente de trabalho:

O estúdio multiplataforma CCCOM e o Centro e Laboratório Multimédia - CLM.

Alguns docentes deste curso integram a Unidade de Investigação Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS, classificada com “Excelente“ em avaliação internacional no âmbito do FCT.

Informação Relevante

Os objetivos da unidade curricular Projeto são:

  • promover a aplicação de conhecimentos obtidos ao longo dos semestres anteriores, na perspetiva de um dos lemas do curso: saber-fazer; 
  • analisar processos relacionados com as atividades das Ciências da Comunicação, através de projetos experimentais ou de estudos comparativos, ou ainda através da concretização de estágios em empresas dos mais variados setores da Comunicação.

A UC Projeto tem duas vias de opção:

  1. a realização de um estágio para o qual existe um regulamento específico.
  2. a realização de um estudo sobre qualquer dos campos das Ciências da Comunicação, com base em contactos diretos com empresas ou em acordos institucionais.

Tanto para o estágio, como para o estudo, o aluno poderá escolher uma das seguintes áreas relacionadas com a abrangência do Curso:

  1. Jornalismo (Jornais/revistas; Rádio; TV; on-line)
  2. Comunicação Organizacional
  3. Marketing e Publicidade.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017  10h30
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018​​
Fernando Moreira de Sá
Alumnus
O ISMAI e a licenciatura em Ciências da Comunicação foram fundamentais para a minha carreira profissional. Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no Instituto Superior da Maia revelaram-se essenciais para o meu trabalho. - Ver testemunho completo
 

Jornal Laboratório do Curso de Ciências da Comunicação

      Candidata-te aqui