Licenciatura

Gestão de Empresas

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Economia (04) ou
Geografia (09) ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 21-08-2014
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 

Descrição

A licenciatura em Gestão de Empresas é uma das licenciaturas do ISMAI com maior procura, ao longo dos mais de 20 anos em que se encontra em funcionamento. Neste período, tem proporcionado aos seus licenciados, saídas profissionais competitivas, formando quadros superiores habilitados para desempenhar funções em diversas áreas das organizações.

Salientam-se como objetivos centrais do curso os seguintes:

- Proporcionar aos futuros licenciados em Gestão de Empresas uma formação completa e abrangente, que a par do desenvolvimento de competências científicas e técnicas privilegie também o desenvolvimento de competências pessoais e sociais (soft skills), como sejam o pensamento crítico, a preocupação com a excelência e o rigor, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de análise e de síntese, a capacidade de resolução de problemas e de adaptação a novas situações e realidades;

- Proporcionar aos futuros licenciados em Gestão de Empresas, através da oferta de "minors" que constituem uma aproximação a domínios mais específicos (Finanças, Marketing, Contabilidade e Gestão Industrial), a oportunidade de reforçar a sua formação em áreas do seu interesse;

- Dotar os licenciados em Gestão de Empresas com os conhecimentos e as competências que lhes permitam uma rápida inserção na vida profissional ativa e o desempenho de uma ampla diversidade de funções de nível superior em diversas áreas empresariais, tais como nas áreas financeira, comercial e de marketing, de operações e de recursos humanos, em organismos públicos, associações e empresas, e que em paralelo despertem o seu interesse pelo prosseguimento de estudos em Gestão (mestrado em Gestão de Empresas) ou numa das suas várias áreas funcionais mais específicas (mestrados em Marketing, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Sistemas de Gestão da Qualidade, entre outros).

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Saídas Profissionais

Os Licenciados em Gestão de Empresas do ISMAI encontram-se preparados para responder às crescentes exigências do mercado de trabalho nacional e internacional, o que tende a traduzir-se numa relativamente rápida inserção na vida profissional ativa.

O carácter generalista do curso permite que os Licenciados possam desempenhar com competência funções de nível superior nas áreas financeira, comercial e de marketing, de recursos humanos, de gestão da produção ou de logística, em sectores como os da banca, comércio e serviços ou indústria, organismos públicos ou associações.

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Aspetos Diferenciadores

 

A licenciatura em Gestão de Empresas do ISMAI promove uma cultura de grande proximidade no relacionamento entre docentes e alunos, caracterizada pela cordialidade e disponibilidade (mas sem perda de rigor).

 

Com a reestruturação do plano de estudos, os alunos têm agora a oportunidade de alargar as competências adquiridas e orientar a sua formação para as áreas que mais suscitem o seu interesse, através da oferta de unidades curriculares de opção organizadas em quatro "minors" (1):

 
  • Finanças, onde serão abordados temam relacionados com as finanças empresariais; auditoria, fiscalidade e controlo de gestão; e mercados financeiros. Neste "minor", os alunos terão oportunidade de contactar de forma mais intensa com os aspetos financeiros das organizações, adquirindo competências adicionais de grande utilidade para efeitos da empregabilidade na área da gestão financeira de empresas ou no sector financeiro (banca, intermediários financeiros, etc.).
  • Marketing, onde os estudantes terão oportunidade de contactar com áreas mais específicas do marketing (web-marketing, marketing de serviços, marketing b2b), estudar o comportamento do consumidor ou conhecer melhor algumas ferramentas relevantes desta disciplina, como sejam as decisões de "pricing" e os estudos de mercado. A escolha deste “minor” dotará os estudantes de capacidade acrescida para enfrentar desafios profissionais em áreas relacionadas com a atividade comercial e de vendas, desenvolvimento de novos produtos e serviços, gestão da comunicação, publicidade, etc.
  • Contabilidade, onde os estudantes poderão desenvolver alguns temas mais específicos da contabilidade financeira, analítica e pública, e contactar mais proximamente com tópicos como a fiscalidade, o relato financeiro e a consolidação de contas. A frequência deste “minor” permitirá aos estudantes adquirir competências adicionais adequadas ao desenvolvimento de atividade profissional na área da gestão financeira e contabilística das organizações.
  • Gestão Industrial, onde os estudantes tomarão contacto com áreas associadas à componente industrial das empresas (gestão industrial, instalações industriais e gestão da produção e manutenção), bem como com outros temas de relevo neste sector de atividade, como sejam a avaliação e gestão de riscos, a higiene e segurança no trabalho ou as auditorias de qualidade. A opção por este "minor" dotará os estudantes de competências e argumentos mais sólidos para o exercício de atividades profissionais relacionadas com a gestão da componente industrial das organizações.

 

(1) De acordo com o estipulado no Regulamento Específico da Licenciatura em Gestão de Empresas, o funcionamento de cada minor poderá depender da pré-inscrição de um número mínimo de estudantes, a determinar pelo órgão competente do ISMAI.

 
1º Ano Período ECTS
1º Ano Fundamentos de Gestão de Marketing Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Microeconomia Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Organização e Gestão de Empresas Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Contabilidade Financeira I Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Matemática Período 1º Semestre ECTS 6
1º Ano Inglês de Negócios Período 1º Semestre ECTS 4
1º Ano Gestão de Recursos Humanos Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Macroeconomia Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Cálculo Financeiro Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Contabilidade Financeira II Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Direito Empresarial e do Trabalho Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Comportamento Organizacional Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Período ECTS
2º Ano Marketing Internacional Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Análise de Investimentos Período 1º Semestre ECTS 4
2º Ano Direito Comercial Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Estatística Período 1º Semestre ECTS 6
2º Ano Direito Fiscal Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Contabilidade Financeira III Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Contabilidade Analítica e de Gestão Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Gestão de Operações Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Sistemas de Informação de Apoio à Gestão Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Gestão da Qualidade Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Gestão Financeira Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Gestão da Inovação Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Período ECTS
3º Ano Gestão Estratégica Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Investigação Operacional Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Empreendorismo Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Ética e Responsabilidade Social Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Estágio ou Projeto Período 2º Semestre ECTS 10
Contabilidade, onde os estudantes poderão desenvolver alguns temas mais específicos da contabilidade financeira, analítica e pública, e contactar mais proximamente com tópicos como a fiscalidade, o relato financeiro e a consolidação de contas. A frequência deste “minor” permitirá aos estudantes adquirir competências adicionais adequadas ao desenvolvimento de atividade profissional na área da gestão financeira e contabilística das organizações.
3º Ano Período ECTS
3º Ano Relato Financeiro Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Fiscalidade Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Complementos de Contabilidade Analítica e de Gestão Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Consolidação de Contas Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Complementos de Contabilidade Financeira Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Contabilidade Pública Período 2º Semestre ECTS 5
 Finanças, onde serão abordados temam relacionados com as finanças empresariais; auditoria, fiscalidade e controlo de gestão; e mercados financeiros. Neste “minor”, os alunos terão oportunidade de contactar de forma mais intensa com os aspetos financeiros das organizações, adquirindo competências adicionais de grande utilidade para efeitos da empregabilidade na área da gestão financeira de empresas ou no sector financeiro (banca, intermediários financeiros, etc.).
3º Ano Período ECTS
3º Ano Finanças Empresariais I Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Auditoria Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Fiscalidade Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Finanças Empresariais II Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Controlo de Gestão Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Mercados Financeiros Período 2º Semestre ECTS 5
Gestão Industrial, onde os estudantes tomarão contacto com áreas associadas à componente industrial das empresas (gestão industrial, instalações industriais e gestão da produção e manutenção), bem como com outros temas de relevo neste sector de atividade, como sejam a avaliação e gestão de riscos, a higiene e segurança no trabalho ou as auditorias de qualidade. A opção por este “minor dotará os estudantes de competências e argumentos mais sólidos para o exercício de atividades profissionais relacionadas com a gestão da componente industrial das organizações.
3º Ano Período ECTS
3º Ano Gestão Industrial Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Instalações Industriais Período 1º Semestre ECTS 4
3º Ano Auditorias da Qualidade Período 1º Semestre ECTS 6
3º Ano Avaliação e Gestão de Riscos Período 2º Semestre ECTS 6
3º Ano Gestão da Produção e Manutenção Período 2º Semestre ECTS 4
3º Ano Higiene e Segurança no Trabalho Período 2º Semestre ECTS 5
Marketing, onde os estudantes terão oportunidade de contactar com áreas mais específicas do marketing (web-marketing, marketing de serviços, marketing b2b), estudar o comportamento do consumidor ou conhecer melhor algumas ferramentas relevantes desta disciplina, como sejam as decisões de ‘pricing’ e os estudos de mercado. A escolha deste “minor” dotará os estudantes de capacidade acrescida para enfrentar desafios profissionais em áreas relacionadas com a atividade comercial e de vendas, desenvolvimento de novos produtos e serviços, gestão da comunicação, publicidade, etc.
3º Ano Período ECTS
3º Ano Comportamento do Consumidor Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Decisões de 'Pricing' Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Marketing de Serviços Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Web-Marketing e E-Comércio Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Marketing Business To Business Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Estudos de Mercado Período 2º Semestre ECTS 5

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 18 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018
Elisabete Lopes
Alumna
O ISMAI foi, sem dúvida, uma agradável surpresa, surgindo como uma instituição que prima pela exigência e qualidade de ensino, pelo ambiente familiar e pela proximidade entre docentes e alunos. - Ver testemunho completo