Licenciatura

Gestão do Desporto

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Economia (04) ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17) ou
Português (18)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 21-08-2014
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

O Desporto é muito mais que um jogo. Federações Desportivas, Clubes e atletas, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, comunicação social especializada e muitos outros representam uma indústria em crescimento. Assim, esta licenciatura pretende formar profissionais capazes de:
Planear, gerir, controlar projetos, eventos e organizações no âmbito da indústria do desporto; identificar prioridades estratégicas nos contextos desportivos em que operam; reformular processos de gestão em função de contextos diversos em que o fenómeno desportivo se desenvolve; cooperar no desenvolvimento de projetos de gestão de eventos, construção e gestão de instalações desportivas e organismos desportivos.

Saídas Profissionais

As competências adquiridas permitem o enquadramento do licenciado em diferentes organizações e níveis de intervenção no âmbito do Desporto, nomeadamente: 

  • No Setor Público (Diretor Geral, Assistente de Direção, Consultor, Técnico Superior, Gestor de Instalações e/ou Eventos Desportivos, Gestor de Projetos, entre outras); 
  • No Setor Privado não Lucrativo (Diretor Desportivo, Secretário Técnico, Gestor de Marketing, entre outras) e 
  • No Setor Privado Lucrativo (Gestor de Sociedades Desportivas, Gestor de Produto, Gestor Comercial, entre outras).

Aspetos Diferenciadores

A formação na licenciatura beneficia de um contexto enriquecedor, favorecido pela diversidade de cursos em funcionamento, pela transversalidade no sistema desportivo, com notável protagonismo dos diplomados no ISMAI, a nível regional e nacional.

Há docentes deste curso integrados em Unidades de Investigação, classificadas com “Very Good“ Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e “Good” Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) com avaliação internacional no âmbito da FCT

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 18 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018
Carlos Resende
Alumnus
A licenciatura em Gestão do Desporto, no ISMAI, foi uma decisão lógica em função de atribuir uma sequência à atividade na qual sempre estive ligado, o desporto - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui