Licenciatura

Gestão do Desporto

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

Coordenadora de Curso

Teresa Paula Dias Figueiras

Provas de Ingresso

Economia (04) ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17) ou
Português (18)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 21-08-2014
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

O Desporto é muito mais que um jogo. Federações Desportivas, Clubes e atletas, empresas de retalho especializado, patrocinadores e adeptos, ginásios, comunicação social especializada e muitos outros representam uma indústria em crescimento. Assim, esta licenciatura pretende formar profissionais capazes de:
Planear, gerir, controlar projetos, eventos e organizações no âmbito da indústria do desporto; identificar prioridades estratégicas nos contextos desportivos em que operam; reformular processos de gestão em função de contextos diversos em que o fenómeno desportivo se desenvolve; cooperar no desenvolvimento de projetos de gestão de eventos, construção e gestão de instalações desportivas e organismos desportivos.

Saídas Profissionais

As competências adquiridas permitem o enquadramento do licenciado em diferentes organizações e níveis de intervenção no âmbito do Desporto, nomeadamente: 

  • No Setor Público (Diretor Geral, Assistente de Direção, Consultor, Técnico Superior, Gestor de Instalações e/ou Eventos Desportivos, Gestor de Projetos, entre outras); 
  • No Setor Privado não Lucrativo (Diretor Desportivo, Secretário Técnico, Gestor de Marketing, entre outras) e 
  • No Setor Privado Lucrativo (Gestor de Sociedades Desportivas, Gestor de Produto, Gestor Comercial, entre outras).

Aspetos Diferenciadores

A formação na licenciatura beneficia de um contexto enriquecedor, favorecido pela diversidade de cursos em funcionamento, pela transversalidade no sistema desportivo, com notável protagonismo dos diplomados no ISMAI, a nível regional e nacional.

Há docentes deste curso integrados em Unidades de Investigação, classificadas com “Very Good“ Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) e “Good” Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) com avaliação internacional no âmbito da FCT

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017  10h30
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018​​
Carlos Resende
Alumnus
A licenciatura em Gestão do Desporto, no ISMAI, foi uma decisão lógica em função de atribuir uma sequência à atividade na qual sempre estive ligado, o desporto - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui