Licenciatura

Relações Públicas

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Filosofia (06) ou
História (11) ou
Inglês (13) ou
Português (18)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 23-11-2012
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 

Descrição

Tratando-se de uma atividade de comunicação mas também de gestão, as Relações Públicas assumem um papel de crescente relevo numa sociedade caraterizada por uma complexificação dos grupos de stakeholders, o emergir de novas questões sociais (muitas vezes conflituosas) e o advento da era digital.

Trata-se de uma área de interesse estratégico uma vez que o profissional de Relações Públicas é portador de um conjunto de competências transversais que lhe permitem exercer funções em áreas muito diversas.

O curso de Relações Públicas do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), único no país, aposta na formação de profissionais competentes e polivalentes capazes de responder às crescentes exigências do mercado de trabalho. Esta adequação tem aliás sido favorecida quer pela inclusão de diferentes unidades curriculares (nomeadamente na área da organização de eventos e da conceção de projetos culturais e artísticos) quer pela possibilidade, assegurada pelo Instituto Universitário da Maia, dos alunos realizarem um estágio curricular na sua área de interesse.

Dotada de um corpo docente de elevada competência e disponibilidade, a licenciatura em Relações Públicas do ISMAI, que viu a sua qualidade e prestigio recentemente reconhecidos pela Agência Nacional de Acreditação, tem acompanhado as novas exigências que o contexto nacional e internacional impõe.

Saídas Profissionais

Este é talvez um dos mais importantes aspetos distintivos do curso de Relações Públicas: a sua empregabilidade.

A transversalidade das funções a desempenhar por um profissional de Relações Públicas a par da diversidade de competências adquiridas ao longo da formação leva à adequação do seu perfil a contexto muito diferenciados, nomeadamente:

  • Gabinetes de Relações Públicas

  • Gabinetes de Comunicação

  • Assessoria de Direção

  • Secretariado

  • Documentação e Arquivo

  • Organização e Gestão de Eventos​

  • Consultadoria​

  • Hotelaria e Turismo​

Aspetos Diferenciadores

Para além da questão da empregabilidade, podemos apontar como aspeto diferenciador da Licenciatura em Relações Públicas, o conjunto de competências que esta pretende adquirir ao nível dos saberes: do conhecer, do saber fazer, do saber ser e posicionar-se em cada situação. Importa uma vez mais salientar que o profissional de Relações Públicas é um recurso estratégico de uma organização. Espera-se dele a capacidade de transformar a estratégia organizacional em políticas e práticas permanentes de relacionamento da organização com os seus públicos, articulando teoria e prática.

Ora, é exatamente isto que lhe confere este curso: uma visão multidisciplinar aliada à capacidade de gerir situações de crise, à valorização da integridade, do espírito de liderança, do trabalho de equipa e da competência (em consonância com as expetativas do mercado de trabalho).

Ao mesmo tempo, ao permitir ao aluno participar e envolver-se pessoalmente numa série de iniciativas (nomeadamente ao nível da organização de eventos e do protocolo) permite que a solidificação gradual de conhecimentos se complemente com uma perceção mais prática dos mesmos.

 

Relações Públicas
    ​

Informação Relevante

No terceiro ano, os alunos de Relações Públicas dispõem de um estágio curricular. Tal facto, permite-lhes obter mais-valias pelo contacto privilegiado com o tecido empresarial envolvente e o mercado de trabalho em geral, ao longo do seu percurso académico. Foi neste âmbito, que se concretizou, um protocolo com o Futebol Clube do Porto que permite a integração dos alunos da licenciatura numa primeira experiência em contexto de trabalho.

Importa ainda referir que o ISMAI assegura a todos os alunos um local de estágio adequado ao perfil e interesse de cada um.

No âmbito da licenciatura em Relações Públicas foi constituído um grupo de protocolo que apoia iniciativas internas e externas à instituição, no seguimento das parcerias e protocolos que ao longo dos anos se têm vindo a diversificar.

Tal facto tem permitido, ao longo dos três anos de curso, aliar a componente teórica a uma vertente mais prática, voltada para a aplicabilidade das competências adquiridas.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 15 de setembro de 2017  10h30
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018​​
Marisa Coutinho
Alumna
Hoje sinto que a minha carreira começou no primeiro dia de aulas no ISMAI… porque ali encontrei o meu caminho, porque foi nesse dia que comecei a traçar o meu futuro enquanto profissional da Comunicação. - Ver testemunho completo

       Candidata-te aqui