Licenciatura

Artes e Multimédia

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​​​​​​​​​

Coordenadora de Curso

Provas de Ingresso

Filosofia (06) ou
Português (18) ou
Geometria Descritiva (10) ou
História da Cultura e das Artes (12)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 31-05-2010
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

A Licenciatura em Artes e Multimédia justifica-se pela necessidade de preparar profissionais com um perfil de competências orientado para o desempenho de funções nos domínios das Novas Tecnologias, explorando as suas possibilidades artísticas e vertente criativa.

Ao longo deste ciclo de estudos, o estudante deve atingir, entre outros, os seguintes objetivos:

  • Compreender a interdisciplinaridade do conhecimento e das artes e analisar as transformações decorrentes do impacto das novas tecnologias na arte;

  • Ser capaz de produzir imagens digitais sintetizadas e utilizar essas imagens em diversos suportes, como cartazes, publicações, sites, animações, etc.;

  • Utilizar de forma esteticamente eficaz as ferramentas Adobe Illustrator, Adobe Indesign, Adobe Photoshop, Adobe After Effects, Première, Flash, entre outras;

  • Adquirir conhecimentos em webdesign e compreender os requisitos de usabilidade;

  • Dominar fundamentos de modelação 3D;

  • Desenvolver competências no domínio do Design de Comunicação e saber elaborar análises críticas e sobre o pensamento e as práticas do Design;

  • Possuir sólidos conhecimentos nos domínios da captura, edição, tratamento, armazenamento e distribuição de vídeo e som digital;

  • Compreender os elementos essenciais da linguagem cinematográfica e ser um agente criativo de realização e produção de projetos fílmicos; 

  • Identificar as principais tendências da fotografia contemporânea e adquirir conhecimentos teóricos e práticos, na produção de materiais de suporte fotográfico em diferentes ramos da fotografia;

  • Adquirir e aplicar conhecimentos sobre instrumentos, materiais e técnicas de Desenho e de Pintura;

  • Propor soluções cénicas para campos de ação distintos nas artes cénicas e performativas – instalações, exposições e ambientes virtuais;

  • Ter a capacidade de produzir um portefólio que demonstre eficazmente as suas competências;

  • Conceber, desenvolver, promover e divulgar projetos de âmbito cultural e artístico, compreendendo as necessidades do mercado, identificando potenciais patrocinadores, e atendendo às motivações e expectativas dos autores e agentes interdisciplinaridade do conhecimento e das artes e analisar as transformações decorrentes do impacto das novas tecnologias na arte;

  • Ser capaz de produzir imagens digitais sintetizadas e utilizar essas imagens em diversos suportes, como cartazes, publicações, sites, animações, etc.; 
    Utilizar de forma esteticamente eficaz as ferramentas Adobe Illustrator, Adobe Indesign, Adobe Photoshop, Adobe After Effects, Première, Flash, entre outras;

  • Adquirir conhecimentos em webdesign e compreender os requisitos de usabilidade;

  • Dominar fundamentos de modelação 3D;

  • Desenvolver competências no domínio do Design de Comunicação e saber elaborar análises críticas e sobre o pensamento e as práticas do Design;

  • Possuir sólidos conhecimentos nos domínios da captura, edição, tratamento, armazenamento e distribuição de vídeo e som digital;

  • Compreender os elementos essenciais da linguagem cinematográfica e ser um agente criativo de realização e produção de projetos fílmicos; 

  • Identificar as principais tendências da fotografia contemporânea e adquirir conhecimentos teóricos e práticos, na produção de materiais de suporte fotográfico em diferentes ramos da fotografia;

  • Adquirir e aplicar conhecimentos sobre instrumentos, materiais e técnicas de Desenho e de Pintura;

  • Propor soluções cénicas para campos de ação distintos nas artes cénicas e performativas – instalações, exposições e ambientes virtuais;

  • Ter a capacidade de produzir um portefólio que demonstre eficazmente as suas competências;

  • Conceber, desenvolver, promover e divulgar projetos de âmbito cultural e artístico, compreendendo as necessidades do mercado, identificando potenciais patrocinadores, e atendendoimplicados.

Ler mais...

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Como esta oferta formativa cruza os desafios da criatividade com a aquisição de conceitos e de competências nos domínios das novas tecnologias, dos estudos fílmicos, da fotografia, dos estudos literários, dos estudos cénicos, do design e das artes visuais, os licenciados em Artes e Multimédia estarão principalmente direcionados para exercer as seguintes funções:         

  • Consultoria, assessoria técnica, crítica, produção e divulgação cultural;

  • Colaboração com instituições culturais tanto em serviços educativos como noutras atividades afins;

  • Análise e criação de produtos multimédia de índole cultural;

  • Desenvolvimento de suportes gráficos e de webdesign;

  • Criação de conteúdos audiovisuais de natureza documental ou ficcional;

  • Investigação e prática artística nos domínios da imagem digital, do vídeo, da realização fílmica, da fotografia, da animação. do design, das instalações artísticas e dos projetos multimédia.​

Ler mais...

Aspetos Diferenciadores

Informação Relevante

A organização das 3 edições do Colóquio Internacional em Estudos Intermédia (2009, 2011, 2013), no ISMAI, permitiu estabelecer uma rede de colaboração científica internacional em torno dos estudos sobre a intermedialidade.

Colóquio Internacional em Estudos Intermédia 2009

Colóquio Internacional em Estudos Intermédia 2011

Colóquio Internacional em Estudos Intermédia 2013

Os docentes do curso de Artes e Multimédia encontram-se integrados em centros de investigação reconhecidos e creditados pela FCT. Destas parcerias, destaca-se a ligação ao grupo “Média e Jornalismo” do CECS, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho (classif. Excelente), e a ligação ao CIAC, Centro de Investigação em Arte e Comunicação, da Universidade do Algarve (classif: Bom), no âmbito do qual o ISMAI, como instituição participante, promove e apoia as atividades do grupo “Narrativas digitais e estudos intermédia.» Para promover a reflexão científica sobre os as relações entre a Arte e as Novas Tecnologias, os docentes e os alunos participam ativamente na organização de eventos científicos internacionais.

No âmbito do CIAC, muitos dos docentes/investigadores do curso de Artes e Multimédia integram projetos e parcerias internacionais, de que se destaca a ligação a: University of Yale, EUA; UNICAMP. Universidade Estadual de Campinhas (Projecto Actor Permanente); EU – FILM LITERACY; British Film Institute e London University; EMERGE (Centre of Research and Production in Communication and Emergency); Institute of Arts and Social Communication. Universidade Federal Fluminense (IACS-UFF); Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual; Educational Radio Within Iberoamerican Context; LAICA - Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual - Universidade de São Paulo.

 ​

Projeto Final 

Os alunos finalistas desenvolvem um Projeto Final que tem como objetivo principal o desenvolvimento de um trabalho prático, onde devem ser aplicados os conhecimentos e as competências adquiridos ao longo do ciclo de estudos. Não se tratando exatamente de um estágio, o Projeto Final é desenvolvido em consonância com um contexto profissional preciso e é articulado com uma real necessidade do mercado e/ou com entidades ou instituições que possam beneficiar com o seu desenvolvimento.

 ​

Projeto Final de Carla Macedo
Vídeo promocional turístico – Viana do Castelo, ISMAI, 2013

​ ​

Projeto Final de Carina Martins
Vídeo promocional turístico – Aveiro, ISMAI, 2013

​ ​

Acordos e Protocolos

​O ciclo de estudos beneficia também de diversos acordos de colaboração estabelecidos com diversas entidades. A nível nacional, foram estabelecidas parcerias com o FEST e com os Encontros de Cinema de Viana, para oferecer condições vantajosas para a participação anual dos alunos nesses eventos formativos. Há protocolos com o Goethe Institut e o British Council, para promover as competências dos alunos em línguas estrangeiras. Os alunos participam ativamente na organização do IsmaiLegends, um campeonato que os sensibiliza para a dinâmica do mercado do videojogo. No âmbito do Projeto Final, foram estabelecidos acordos de colaboração com a SPA, a Biblioteca Municipal do Porto, o Museu do Carro Elétrico, Casa da Animação, o Parque Biológico de Gaia, entre outras entidades. O ISMAI é um dos sócios fundadores da Fundação AEP, doTecMaia - Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, e da MaiaInova, para consolidar a ligação da Academia com o tecido empresarial. O ISMAI é parceiro do OPOLAB, um espaço de co-working que oferece condições privilegiadas aos alunos e alumni de Artes e Multimédia.

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas​​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2016/2017 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 14 de setembro de 2016
Data Início 1.º Semestre - 15 de setembro de 2016
Data Início 2.º Semestre - 13 de fevereiro de 2017
Ricardo Carvalho
Alumnus
Do que eu gostei mais no ISMAI foi o facto de os professores serem muitos deles professores com experiência profissional, da área - Ver testemunho completo