Licenciatura

Energias Renováveis

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Biologia e Geologia (02) ou
Física e Química (07) ou
Matemática (16)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 23-08-2016
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

A formação em Energias Renováveis, proporciona conhecimentos em diferentes áreas, capazes de aplicar, integrar e desenvolver soluções inteligentes na utilização racional dos recursos energéticos e ambientais disponíveis. 

Os profissionais deverão ser capazes de gerir estes recursos em diferentes áreas da sociedade, garantindo que esta avança na demanda da utilização de energias limpas e renováveis.

Os diplomados em Energias Renováveis serão detentores de policompetências, conhecedores das metodologias e ferramentas de gestão e utilização da energia. Este curso proporciona aos estudantes, saberes, saber-fazer e saber-ser, conducentes à compreensão de valores, atitudes, métodos e técnicas.

Saídas Profissionais

  • Indústrias de produção de tecnologias e de componentes para utilização das energias renováveis; 
  • Empresas de instalação, manutenção e operação de infraestruturas renováveis; 
  • Gabinetes de estudos e projetos (desenvolvimento de projetos na área da instalação ou do desenvolvimento de sistemas produção que utilizem Energias Renováveis, de forma isolada ou integrada); 
  • Consultoras (consultadoria na área das Energias Renováveis ao nível de: acompanhamento de projeto, realização de análises de viabilidade técnico/económica, avaliação de melhores práticas/técnicas e seleção de tecnologias); 
  • Realização de auditorias energéticas;
  • Agências de energia; 
  • Autarquias (ao nível da gestão e operação de infraestruturas públicas e no âmbito da sustentabilidade e eficiência energética);
  • Instituições públicas (planeamento energético ao nível local, regional ou nacional). 

Aspetos Diferenciadores

O plano curricular abarca todas as energias renováveis, proporcionando de cada uma formação completa e atualizada. 

Com uma forte componente no domínio da engenharia, o Curso proporciona a contextualização e a compreensão das interações das energias renováveis no cenário energético global. 

O Curso é homologado pela OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos, que reconhece as qualificações profissionais conferidas como habilitantes para o desempenho da profissão de Engenheiro Técnico na Especialidade de Engenharia de Energia e Sistemas de Potência, podendo os diplomados integrar o respetivo Colégio da Especialidade da OET.

Este curso está vocacionado para um profissional com perspetivas de dezenas de milhares de postos de trabalho não só na Europa, mas também em todo o mundo.

Condições para inscrição na unidade curricular Projeto (3.º Ano)

Os candidatos a Projeto terão de reunir as seguintes condições: 

  1. Encontrar-se nas condições do Regulamento de Avaliação do ISMAI relativas à transição de ano; 
  2. Possuir aprovação às unidades curriculares de Energia Eólica, Energia Solar, Energia da Biomassa, Energia Geotérmica, Energia Hídrica, Redes de Distribuição de Energia e Energia do Mar. 
  3. Possuir frequência às unidades curriculares de Desenho de Sistemas Renováveis, Gestão e Eficiência Energética e Sistemas e Sistemas de Armazenamento de Energia – considerados pré-requisitos gerais para as três áreas de Projeto.  

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2016/2017 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 14 de setembro de 2016
Data Início 1.º Semestre - 15 de setembro de 2016
Data Início 2.º Semestre - 13 de fevereiro de 2017
Bruno Soares
Estudante 2.º ano
Ser estudante no ISMAI faz-nos sentir bem, pois enquanto aqui estamos sentimo-nos acolhidos e com uma boa relação com todas as pessoas. - Ver testemunho completo

       Candidata-te aqui