Mestrado

Psicologia Clínica e da Saúde

Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento

Coordenadora de Curso

Destinatários

Licenciados em Psicologia

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 20-08-2013
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 

Descrição

Este Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (MPCS) dá continuidade à formação em Psicologia do 1º Ciclo, com uma formação avançada que confere as competências necessárias à futura integração profissional no mercado de trabalho e permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Simultaneamente, através de um conjunto alargado de opcionais, o/a estudante pode definir e personalizar o seu perfil de formação, adequando-o aos seus interesses.

O mestrado está ancorado na aquisição de conhecimentos de ponta na área da Psicologia Clínica e da Saúde, promove o contacto com a diversidade de orientações e contextos de atuação neste âmbito e apoia a clarificação de questões associadas ao desenvolvimento da identidade e postura do profissional desta área científica. Finalmente, o segundo ano dedicado ao Estágio e à Dissertação forma os futuros profissionais simultaneamente para uma prática informada pela investigação empírica e para competências de investigação e criação de conhecimento científico e técnico na área da Psicologia Clínica e da Saúde.

Adotando uma abordagem educativa centrada no/a estudante e na promoção das suas competências pessoais e profissionais, pretende-se desenvolver um leque vasto de conhecimentos e capacidades, tais como: competências de definição de objetivos, de avaliação psicológica e de intervenção psicológica; competências de comunicação e gerais (instrumentais, interpessoais e sistémicas) e de desenvolvimento de produtos ou inovações na área; e o estabelecimento de uma identidade profissional fundamentada.

Saídas Profissionais

Os Mestres em Psicologia Clínica e da Saúde são detentores de uma formação científica e profissional especializada que permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses e os habilita para o exercício das funções de Psicólogo Clínico.

Com estas características, as saídas profissionais abrangem: Hospitais, Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde), Centros de Saúde Mental, Centros de Atendimento e Reabilitação de Toxicodependentes, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Serviços Comunitários com valência de Psicologia, Câmaras Municipais e Profissão Liberal.

Em conjunto com outros profissionais, os Psicólogos Clínicos participam da criação e implementação de políticas de prevenção da saúde nas populações e promoção de estilos de vida saudáveis e elaboração de programas de intervenção em Saúde e Psicologia Clínica.

Aspetos Diferenciadores

Com um leque de docentes do ISMAI com um currículo relevante ao nível nacional e internacional, este mestrado integra linhas de investigação profícuas, com trabalhos apresentados em conferências nacionais/internacionais e em publicações nacionais e internacionais, nas quais os/as estudantes são envolvidos.

Dotado de um plano de estudos único a nível nacional, o MPCS oferece também diversos workshops em Psicologia Clínica e da Saúde e áreas complementares, que permitem o contacto dos estudantes com especialistas de renome nacional e internacional, que visitam regularmente o ISMAI.

O MPCS funciona em articulação com o Centro de Apoio e Serviço Psicológico do ISMAI, que dá apoio à comunidade académica e geral. Esta articulação permite a investigação sobre a consulta psicológica e a prática da psicoterapia numa multiplicidade de situações, bem como a realização de estágios curriculares.

Diversos docentes deste Mestrado são membros integrados de unidades de investigação recentemente avaliadas pela FCT como, por exemplo, o Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), classificado com “Excellent” por um painel internacional.

O curso funciona em dois horários, diurno e pós-laboral.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018​​
Calendário geral escolar  2017/2018 » saber mais
Eunice Liliana Dias Barbosa
Alumna
O ISMAI marca a minha vida académica e profissional pelas oportunidades que me ofereceu a nível da aprendizagem, crescimento pessoal, empregabilidade, apoio e reconhecimento. - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui