Mestrado

Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Treino Desportivo

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

Coordenador de Curso

Destinatários

Licenciatura em Educação Física e áreas afins.

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 05-06-2011
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 

Descrição

O desporto é um fenómeno cultural e educativo que requer aos treinadores a atualização constante de conhecimentos e competências. O Mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Treino Desportivo do Instituto Universitário da Maia constitui um ciclo de estudos que assenta no novo paradigma da formação de treinadores, procurando dar resposta à necessidade de alicerçar a prática profissional nos conhecimentos e competências técnico-científicas. Considerando-se uma formação de segundo ciclo orientada para o treino desportivo, o objetivo é a obtenção de competências sustentadas na ciência e na prática que abranjam um conhecimento multidisciplinar no processo de liderança, avaliação e orientação de equipas e indivíduos. Assim, pretende-se aportar os alunos de conhecimentos profundos em áreas de intervenção tão importantes como a planificação, organização e avaliação de programas de treino que permitam a obtenção de um elevado rendimento nas diferentes modalidades desportivas.

Este Mestrado oferece aos estudantes a possibilidade de realizarem um estágio em instituições desportivas de reconhecido mérito, integradas no sistema desportivo português ou estrangeiro, usufruindo de uma experiência prática de relacionamento profissional com treinadores mais experientes sob supervisão de docentes do ISMAI. A obtenção do grau de treinador, tendo em conta o perfil de formação individual do aluno, permitir-lhe-á dirigir processos de treino de equipas desportivas ou constituir-se como membro especialista de uma equipa técnica de alto rendimento desportivo.

Saídas Profissionais

Este curso habilita os seus titulares para exercer funções de treinador de desporto, observador (treinador analista), preparador físico, recuperador físico, analista da performance, coordenador técnico de clubes desportivos e formador de treinadores.

Reconhecimento da Formação Geral
Grau III. Andebol, Basquetebol, Futebol, Natação, Natação Pura, Polo Aquático, Rugby e Voleibol.
Reconhecimento da Formação Específica e Estágio
Grau III. Andebol

Grau II. Futebol, Basquetebol e Voleibol

Nota: Aguarda-se o reconhecimento do IPDJ para as restantes modalidades desportivas.

Aspetos Diferenciadores

Com um leque de docentes possuidores de currículos científicos reconhecidos nacional e internacionalmente, este mestrado assenta em linhas de investigação atuais e relevantes, permitindo aos alunos a elaboração de trabalhos devidamente orientados para apresentação em reuniões científicas e em publicações nacionais e internacionais. O seu plano de estudos prevê igualmente uma formação (geral e específica) devidamente adequada e enquadrada nos perfis do plano nacional de formação de treinadores. Em particular, a formação específica é orientada por docentes especialistas com uma vasta experiência profissional na formação de treinadores nas diferentes modalidades. Assim, está assegurada a ponte entre o saber académico e técnico-científico com o exercício da função do treinador desportivo.

Por último, a realização do estágio profissional em instituições de reconhecido mérito do sistema desportivo português ou internacional, permite ao Mestrando interagir com treinadores especialistas e aplicar os conhecimentos adquiridos em contexto real de forma supervisionada.

Investigação

O Mestrado em Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Treino Desportivo tem o reconhecimento de excelência do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). O CIDESD, unidade de investigação e desenvolvimento acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, reconhece ainda que este Mestrado, ministrado no Instituto Universitário da Maia (ISMAI), se apresenta com elevado interesse para o desenvolvimento do projeto estratégico do centro.

 Reconhecimento de Competências Académicas - Grau de Treinador

​ISMAI

​Formação Geral

​Formação Específica ​ ​ Estágio

​Andebol

Grau III Grau III Grau III​

​Rugby

Grau III

Em análise

Em análise

​Voleibol

Grau III ​Grau II ​ ​Grau II

Futebol

​Grau III

​Grau II

  ​Grau II

​Basquetebol

Grau III

​Grau II

  ​Grau II

Graus de Treinador

Treinador de Andebol - Grau III completo
Treinador de Voleibol e Basquetebol - Grau III Componente Geral e Grau II componente específica e estágio
Futebol - Após o percurso completo e após a conclusão da Licenciatura de Educação Física e Desporto e do Mestrado em Ciências da Educação Física – Especialização em Treino Desportivo em Futebol

Treinador de Futebol - GRAU III Componente Geral e GRAU II completo

 

​ISMAI

​Formação Geral

​Formação Específica Estágio

Mestrado de Treino Desportivo

Grau III

​Grau II

​Grau II

 

Este Mestrado possui o reconhecimento do IPDJ (certificação de treinadores de desporto) nas modalidades supracitadas. O estágio realiza-se em instituições desportivas de reconhecido mérito integradas no sistema desportivo português ou estrangeiro.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2016/2017 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 14 de setembro de 2016
Data Início 1.º Semestre - 15 de setembro de 2016
Data Início 2.º Semestre - 13 de fevereiro de 2017
Diogo Pereira de Oliveira
Estudante 1.º ano
O ISMAI possui docentes especialistas nas diferentes áreas de estudo, o que me poderia proporcionar experiências educacionais de elevado nível. - Ver testemunho completo

       Candidata-te aqui