Mestrado

Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

Os alunos, ao inscreverem-se no mestrado, escolhem de imediato uma das quatro áreas de especialização. O trabalho de projeto, de acordo com a área de especialização e o tema selecionado pelo aluno, é desenvolvido ao longo dos 2 semestres do 2.º ano.

Coordenador de Curso

Destinatários

Licenciados em Artes e Multimédia, Ciências da Comunicação, Informática, Informática de Gestão, Relações Públicas, Redes de Comunicação e Telecomunicações, Sistemas de Informação e Software, Tecnologias de Comunicação Multimédia, ou áreas afins, ou equivalente legal.

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 15-02-2012
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

O mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia funciona em regime de “blended learning” em horário pós-laboral e desdobra-se em quatro ramos que cobrem áreas complementares mas distintas o que obriga a que logo no momento da inscrição os alunos optem por um ramo. É fortemente orientado para a qualificação da atividade profissional, pretendendo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos, com uma grande ênfase no saber fazer, não possuindo dissertação mas somente trabalho de projeto. Está especialmente vocacionado para alunos que pretendem melhorar as suas qualificações profissionais, além de poderem seguir uma carreira académica.

O perfil dos alunos varia consoante o ramo selecionado, cobrindo desde os com licenciaturas na área da comunicação e multimédia, até aos com licenciaturas em informática ou telecomunicações.

O tema agregador do mestrado são as redes de nova geração (fibra ótica, WiFi, redes móveis e internet das coisas), cobrindo, consoante o ramo, a produção de conteúdos digitais (multimédia e audiovisuais), a criação de serviços avançados de informática (computação móvel e na nuvem), a gestão, monitorização e utilização de redes de telecomunicações de nova geração incluindo redes de sensores, e a proteção da segurança e da privacidade.

Este tipo de mestrado necessita de acesso a laboratórios e locais onde os conteúdos, produtos e serviços possam ser desenvolvidos e testados. Foram estabelecidas parcerias e protocolos com a Associação Porto Digital que gere a rede de fibra ótica e WiFi da cidade do Porto, a Área Metropolitana do Porto, o OPOLAB (espaço de co-working e impressão 3D), a Alcatel-Lucent Canada, e a Administração Regional de Saúde Norte, de modo a garantir que os alunos possam desenvolver o trabalho de projeto em contextos reais e operacionalizar os conteúdos digitais e os serviços sobre infrestruturas e redes de nova geração. O protocolo celebrado em 2013 com o OPOLAB permite que os alunos interessados por esta área realizem as suas primeiras experiências empresariais em espaços de co-working e pré-incubação.

 O mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia do ISMAI apresenta quatro áreas de especialização:

  1. Ramo Produção Multimédia;
  2. Ramo Informática;
  3. Ramo Segurança e Privacidade;
  4. Ramo Telecomunicações.

​Saídas Profissionais Área de Especialização Multimédia

Todas as vertentes da produção multimédia e audiovisual nas áreas da criação, produção e distribuição do vídeo institucional, vídeo documentário, ou vídeo ficcional, e do marketing digital.

​Saídas Profissionais Área de Especialização Informática

Atividade profissional sénior em sistemas de informação; análise e programação de sistemas e aplicações incluindo dispositivos móveis; gestão de projetos de informática; computação na nuvem, data mining e big data.

​Saídas Profissionais Área de Especialização Segurança e Privacidade

Gestão da componente de segurança de redes e sistemas informáticos; deteção e resolução de problemas relacionados com a privacidade dos utilizadores de redes e sistemas inteligentes.

​Saídas Profissionais Área de Telecomunicações

Gestão e administração de redes e sistemas informáticos; programação, monitorização e configuração de redes e sistemas informáticos; serviços de telecomunicações para empresas e operadores de telecomunicações.

Aspetos Diferenciadores

O ISMAI está ligado por fibra ótica ao Tecmaia - Parque de Ciência e Tecnologia da Maia e deste à rede metropolitana de telecomunicações gerida pela Associação Porto Digital que interliga a Maia, Matosinhos, Porto e Santa Maria da Feira. Esta rede interliga escolas primárias, museus, juntas de freguesia, unidades de saúde, a Casa da Música, o OPOLAB, a Exponor, o Porto de Leixões, parques de ciência e tecnologia, etc, num total de mais de 200 locais, sendo complementada com uma rede de televisão que cobre cerca de 5500 locais em 15 bairros sociais da cidade do Porto, uma rede WiFi, e uma rede de sensores. A rede inclui um conjunto de centros de dados e um laboratório avançado de telecomunicações MPLS criado no ISMAI no âmbito de uma parceria com a Associação Porto Digital e a Alcatel-Lucent.


Para os alunos do ramo de Telecomunicações está incluída, no plano curricular, a formação especializada que permite o acesso à certificação da indústria NRS1 (Network Routing Specialist 1) e NRS2.
A rede de televisão para além dos canais generalistas disponibiliza um canal de IPTV o que permite que os conteúdos multimédia e audiovisuais criados no âmbito do ramo de produção multimédia deste mestrado sejam distribuídos e visualizados.

As parcerias com a Área Metropolitana do Porto e a Administração Regional de Saúde permitem o tratamento audiovisual de diversos temas, desde etnográficos e turísticos até à telemedicina, por exemplo alunos de edições anteriores do mestrado estiveram envolvidos no projeto da recolha do património imaterial da Área Metropolitana do Porto, no âmbito do qual foram produzidos 34 filmes sobre temas escolhidos pelos municípios.

Os alunos do ramo de informática terão a oportunidade de desenvolverem e utilizarem APIs e bases de dados e conteúdos que têm vindo a ser criados ao longo dos últimos anos para a Área Metropolitana do Porto. Com a cidade do Porto a transformar-se numa Smart City a combinação de redes de sensores, redes WiFi e dispositivos móveis levanta diversos problemas de segurança e privacidade, o que permite que os alunos do ramo de segurança e privacidade sejam envolvidos na resolução de problemas atuais e prementes.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2016/2017 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 14 de setembro de 2016
Data Início 1.º Semestre - 15 de setembro de 2016
Data Início 2.º Semestre - 13 de fevereiro de 2017

      Candidata-te aqui