Mestrado

Criminologia

Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento

Coordenador de Curso

Destinatários

Licenciados em Criminologia, Direito, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Solicitadoria, ou áreas afins, ou equivalente legal.

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 21-07-2016
Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 

Descrição

Este mestrado visa, por um lado, dar continuidade à formação do 1.º Ciclo em Criminologia aprofundando-a, desenvolvendo-a e robustecendo-a, com uma formação avançada e que acentue as desejadas e reforçadas competências para uma especial e plena integração profissional no âmbito da especialidade, no mercado de trabalho, mas também no plano da investigação científica e no plano académico.

Por outro lado, proporciona aos detentores de outras licenciaturas, o contacto a nível avançado com a criminologia, com as respetivas matérias e questões metodológicas e de investigação.

As diferentes unidades curriculares, lecionadas por doutorados e especialistas na matéria, proporcionarão não só os conhecimentos essenciais, como avançados, sobre diferentes temas que propiciarão a formação investigacional e profissional do criminólogo.

O programa de mestrado visa, com efeito, aprofundar as matérias da Criminologia e do Sistema de Justiça Penal, contribuindo para completar a formação académica e profissional dos destinatários e um melhor conhecimento daquelas duas áreas e respetiva interseção.

No quadro dos conteúdos programáticos teóricos incluídos no programa deste mestrado, analisar-se-ão os aspetos referentes à Criminologia e ao Sistema de Justiça Penal, bem como à metodologia de investigação científica em geral e específica em criminologia, assim como os procedentes de outras disciplinas que permitem o acesso à formação aprofundada em Criminologia.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Criminologia proporciona as saídas profissionais paras as quais estão especialmente vocacionados e preparados: inserção e funcionamento eficaz, em diversos contextos laborais, desde a investigação científica e académica (realizando, p.ex., estudos e projetos de investigação sobre factos, fatores e comportamentos delituais, nomeadamente sobre os seus autores, os seus métodos e o seu contexto), até aos mais especializados e profissionalizados, designadamente os relacionados com a intervenção profissional no fenómeno da segurança e do crime.

Prepara este Mestrado para a intervenção a todos os níveis, no domínio do Sistema de Justiça Penal, nos diversos momentos de intervenção e áreas científicas. Mas reforça ainda o acesso aos serviços prisionais; instituições de reinserção social; instituições que trabalham com menores em risco ou no apoio a vítimas e, designadamente para os licenciados em criminologia, o acesso às corporações policiais (PSP, GNR, PJ); serviços de estrangeiros e fronteiras (SEF); serviços secretos; serviços de inspeção das atividades económicas; serviços prisionais; segurança privada, etc.

Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em Criminologia do ISMAI funciona em estreita articulação com, a Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC) que desenvolve projetos de investigação e de serviço à comunidade na área das ciências criminológicas e o Laboratório de Ciências Forenses e Criminologia (LCFC) que promove uma componente prática laboratorial na área das Ciências Forenses e da Criminalística. São ainda organizadas visitas de estudo, o que contribuem para a transferência dos saberes teóricos para a prática.

Os docentes deste Mestrado integram Unidades de Investigação, classificadas com “Good“ Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos (DH-CII), e “Very Good“ Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), através da avaliação internacional no âmbito da FCT.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2017/2018 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 18 de setembro de 2017
Data Início 1.º Semestre - 18 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018

       Candidata-te aqui