Mestrado

Ciências da Educação Física e Desporto - Especialização em Exercício Físico e Saúde

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

Coordenador de Curso

Destinatários

Licenciados em Educação Física e Desporto, ou áreas afins, ou equivalente legal.

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 19-02-2013
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

A necessidade crescente na sociedade moderna, da promoção de estilos de vida saudáveis e do envelhecimento ativo, exige dos profissionais de saúde o domínio de conhecimentos e competências específicas de nível avançado. Este mestrado possibilita ao estudante o domínio das metodologias e dos procedimentos profissionais e científicos no âmbito do exercício físico como meio de promoção da saúde e dos fundamentos técnico-científicos subjacentes aos processos de avaliação, prescrição e monitorização do exercício físico em diferentes contextos e em diferentes populações.

Saídas Profissionais

Atividades em que o exercício físico se pode constituir como veículo promotor da saúde, como as desenvolvidas em “health clubs”, centros de saúde, clínicas de reabilitação, câmaras municipais, lares e centros de dia, clubes desportivos, empresas e escolas, assim como atividades de cariz cientifico e de participação em projetos de investigação.

Aspetos Diferenciadores

Este mestrado integra um conjunto de docentes com currículos científicos reconhecidos nacional e internacionalmente, e com uma elevada experiência profissional no âmbito do exercício físico, permitindo aos estudantes a elaboração de trabalhos inovadores em contexto profissional e académico. A existência de protocolos de colaboração com autarquias, unidades de saúde familiar, “health clubs”, clínicas de reabilitação, empresas e clubes desportivos permite aos alunos aplicar os conhecimentos adquiridos em contexto real de forma supervisionada em instituições de referência na área do exercício físico e saúde. Este mestrado tem o reconhecimento de excelência do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), uma unidade de investigação e desenvolvimento acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a classificação de “Muito Bom”.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Data Início 1.º Semestre - 25 de setembro de 2017
Data Início 2.º Semestre - 19 de fevereiro de 2018​​
Calendário geral escolar  2017/2018 » saber mais
Rita Pereira
Estudante 2.º ano
Ser aluna do ISMAI é ter a certeza que seremos profissionais competentes, dotados de qualidades técnicas e pessoais que nos distinguem dos demais. A nossa formação é orientada por docentes de excelência, especializados nas mais diversas áreas. - Ver testemunho completo