Treino da Força e da Condição Física em Crianças e Jovens

quinta-feira, 03 dezembro 2015 - 09:00 a sexta-feira, 04 dezembro 2015
Auditório

Programa

4º Simpósio de Treino e Avaliação de Força Muscular

Está chegada a hora de realizar o 4º Simpósio de Treino e Avaliação de Força Muscular, desta vez, com enfase muito particular no Treino da Força e da Condição Física em Crianças e Jovens, seja no âmbito da escola e/ou do clube desportivo.
A escolha desta temática deve-se, particularmente, aos seguintes aspetos: (i) as nossas crianças e jovens precisam, de uma forma geral, desesperadamente, de melhorar níveis da sua aptidão física para se tornarem mais fortes, saudáveis e confiantes; mesmo os praticantes, de qualquer modalidade desportiva, precisam incrementar a sua condição física para salvaguarda da sua integridade (risco de lesões) e, principalmente, para melhorar o seu rendimento e (ii) porque é com estes escalões etários que grande parte dos nossos alunos da licenciatura e dos mestrados irão trabalhar quando concluírem os seus respetivos cursos. Daí estes temas terem de ser, cada vez mais, abordadas e aprofundadas.
Assim, o Instituto Universitário da Maia (ISMAI) vai reunir, de 3 a 4 dezembro de 2015, para este Simpósio de Treino da Força e da Condição Física em Crianças e Jovens, alguns dos mais prestigiados especialista desta temática, pelo que esperamos poder contar com presença de todos os que se interessam, trabalham, estudam e investigam nesta área do conhecimento.
 
Sejam bem-vindos,
Carlos Carvalho
Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio

Público-alvo

1. Comunidade discente e docente do Departamento de Educação Física e Desporto e de outros do ISMAI;
2. Docentes cooperantes dos estágios pedagógicos e profissionalizantes;
3. Docentes de Educação Física (dos diferentes níveis de ensino);
4. Profissionais da área da Atividade Física no âmbito da Saúde e do Bem-estar (monitores de ginásios e academias);
5. Treinadores, metodólogos do treino, preparadores físicos no âmbito do desporto de recreação e rendimento;
6. Profissionais do setor da readaptação e reabilitação acreditados e com experiencia laboral;
7. Ex-alunos do ISMAI e de outras instituições universitárias.


Objetivos

1. Abordar e aprofundar a temática do treino e desenvolvimento desta capacidade motora por especialistas que são referência nacional e internacional;
2. Divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica e académica desta instituição;
3. Envolver e mobilizar alunos da licenciatura e de mestrado e de docentes na participação e organização deste evento científico e 4. Estabelecer contactos e troca de conhecimento e experiencias, a nível nacional e internacional.