Universidade Jovem

Oficinas lúdicas, direcionadas para os alunos dos 4º, 5º e 6º anos.
Oficinas temáticas, dirigidas a alunos com frequência dos 7º, 8º e 9º anos.
Atividades de Projeto, para os alunos dos 10º, 11º e 12º anos.

segunda-feira, 27 junho 2016 - 09:30 a sexta-feira, 22 julho 2016 - 17:30
Campus Académico
Programa - Grandes Manhãs - Porto Canal
Universidade Jovem - ISMAI/IPMAIA
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​
A Primeira Semana foi Assim!
Contamos contigo na 2ª Semana
​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​ 

Programa Ofinas Lúdicas Semana de 27 de junho a 1 de julho  Oficinas Lúdicas, direcionadas para os alunos dos 4º, 5º e 6º anos.

Programa Ofinas Temáticas Semana de 27 de junho a 1 de julho Oficinas Temáticas, direcionadas para os alunos dos 7º, 8º e 9º anos.

INSCRIÇÕES

A inscrição poderá ser feita presencialmente, ou por via digital, sendo solicitada a entrega/ envio dos seguintes documentos:

  • Cópia cartão de cidadão do aluno e do Encarregado de Educação;
  • Ficha de Inscrição;
  • Comprovativo de pagamento.

Ficha de Inscrição   Programa

 

​Assumindo a responsabilidade social no apoio à comunidade, o Instituto Universitário da Maia – ISMAI e o Instituto Politécnico da Maia – IPMAIA abrem pela primeira vez as suas portas, no Verão de 2016, aos estudantes que frequentam entre o 4.º e o 12.º anos de escolaridade, num projeto inovador: a “Universidade Jovem”.


Entre 27 de junho e 22 de julho, de segunda a sexta-feira, entre as 9.30h e as 17:30h, estes jovens poderão participar em diversas atividades práticas e projetos de investigação em áreas tão diversificadas como o desporto, as ciências sociais e do comportamento, as tecnologias, as humanidades, ou as artes, utilizando instalações e equipamentos de excelência, supervisionados por um conjunto de especialistas altamente qualificados.
Pretende-se, assim, proporcionar aos mais jovens, experiências únicas e inesquecíveis, que certamente lhes permitirão abrir os seus horizontes do conhecimento, compreender melhor o mundo atual à sua volta, e encarar o futuro com mais otimismo e confiança.
Deixamos desde já o convite a todos os interessados para que nos venham visitar! Desafia o teu futuro num Campus de Excelência!

 

ATIVIDADES E DESTINATÁRIOS

O programa da Universidade Jovem pretende ser inovador e pioneiro, tendo sido planeado de acordo com a faixa etária dos jovens a que se destina. Assim, apresentamos uma diversificada oferta que se encontra organizada em:

  • Oficinas lúdicas, direcionadas para os alunos dos 4º, 5º e 6º anos, e enriquecidas com uma forte componente de atividades desportivas e expressivas;
  • Oficinas temáticas, dirigidas a alunos com frequência dos 7º, 8º e 9º anos, com um elenco alargado de áreas científicas e uma preocupação fundamental de sensibilização para temas sociais da atualidade.
  • Atividades de Projeto, para os alunos dos 10º, 11º e 12º anos, com uma grande variedade de projetos, que lhes permitirá trabalhar ao longo de uma semana uma área científica do seu interesse, abordando um conjunto de temas específicos das áreas preferidas.

Uma das particularidades dos nossos programas é a complementaridade, possibilitando que os alunos usufruam de um conjunto de atividades diferenciadas, com valências físico-desportivas, sociais, cognitivas e psicológicas, criteriosamente articuladas em programas semanais, quinzenais e mensais, que não se repetem.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

A maioria das atividades terá lugar no Campus Académico, localizado no Castêlo da Maia, contíguo à estação de metro ISMAI, dotado de infraestruturas, únicas no país, onde se destaca um complexo desportivo de excelência, atualmente em fase final de construção. Perto do Campus Académico situa-se o Parque de Avioso, onde decorrerão algumas atividades de orientação, BTT, jogos tradicionais, entre outras. Enquanto que as atividades em meio aquático, serão desenvolvidas nas piscinas de Folgosa. Já as atividades de praia (surf, jogos de praia) decorrerão na praia de Matosinhos.
Estão ainda previstas, no âmbito de algumas oficinas, visitas a locais do interesse dos alunos, no âmbito das temáticas abordadas.

 

CONTACTOS

Direção Daniel Duarte

Coordenação Pedagógica Sónia Ruão cp.universidadejovem@maieutica.pt

Coordenação Operacional António Sampaio co.universidadejovem@maieutica.pt

Geral universidadejovem@maieutica.pt

Telefone:+351 229 866 026