iCare4 Depression

Eu Cuido da Depressão: Combinando psicoterapia face a face com soluções digitais móveis e de internet.

Âmbito Geográfico Internacional
Linha de Investigação Psicologia
Data de Início
01/06/2016

Referência PTDC/MHC-PCL/1991/2014, POCI-01-0145-FEDER-016840
Instituição Financiadora Este projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização na sua componente FEDER e pelo orçamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT, IP) na sua componente OE.
Valor Financiamento 199.424€
Estado Em Curso

​O projeto iCare4Depression (Eu Cuido da Depressão: Combinando psicoterapia face a face com soluções digitais móveis e de internet) - pretende criar e testar uma modalidade de terapia computorizada “combinada” para a depressão em Portugal - especificamente, combinando terapia cognitivo-comportamental com módulos de tratamento informatizados. Com os estudos realizados irá estabelecer-se a eficácia clínica e relação custo-eficácia desta forma de tratamento por meio de um ensaio clínico a realizar em contextos de prática de rotina.

Promotor: Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L., entidade instituidora do Instituto Universitário da Maia - ISMAI

Investigador Principal: João Manuel Castro Faria Salgado (ISMAI)

Instituição de acolhimento: Laboratório de Investigação em Psicoterapia do Instituto Universitário da Maia - ISMAI, integrado no Centro de Psicologia da Universidade do Porto.

Instituições Participantes:

- INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
- Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte)
- University of Limerick (Irlanda)
- Vrije Universiteit Amsterdam (Holanda)