Empowering Emotion-Focused Therapy practice in Europe (empoweringEFT@EU)

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
02/11/2020

Data de Fim
31/10/2023

Referência
2020-1-PT01-KA202-078724

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Formação Profissional
Valor Financiamento 250.025€
Parceiros

Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL / ISMAI (entidade promotora)
University of Strathclyde (Reino Unido)  https://www.strath.ac.uk/
Institut für Emotionsfokussierte Therapie (Alemanha) http://www.emotions-fokussierte-therapie.de/ 
Universidad Pontificia Comillas (Espanha) https://www.comillas.edu/ 
The Provost, Fellows, Foundation Scholars & the Othe Members of Board of the College of the Holy & Undivided Trinity of Queen Elizabeth Near Dublin  (Irlanda)  https://www.tcd.ie/
SPTFE - Sociedade Portuguesa de Terapia Focada nas Emoções (Portugal) https://sptfe.org/

Estado Terminado
A Terapia Focada nas Emoções  não representa apenas um tratamento inovador e eficaz para as perturbações emocionais, uma vez que promove também a mudança de processos emocionais profundos e mal-adaptativos em paralelo com a mudança de sintomas, reunindo fortes evidências empíricas ao nível biológico, psicológico e clínico. 


Objetivos

Dentro dos tratamentos psicológicos disponíveis, os tratamentos transdiagnósticos em particular traduzem-se numa abordagem promissora e inovadora para o tratamento das perturbações emocionais, tendo por base o facto de muitas destas problemáticas compartilharem características psicopatológicas, etiologia e mecanismos de manutenção comuns.

O projeto "empoweringEFT@EU" tem por objetivo facilitar a formação e supervisão em Terapia Focada nas Emoções (TFE – Emotion-Focused Therapy) , uma modalidade de psicoterapia humanista e experiencial, baseada em evidências. A TFE não representa apenas um tratamento inovador e eficaz para as perturbações emocionais, uma vez que promove também a mudança de processos emocionais profundos e mal-adaptativos em paralelo com a mudança de sintomas, reunindo fortes evidências empíricas ao nível biológico, psicológico e clínico.

Este projeto irá desenvolver oportunidades de formação e guias de boas práticas para formadores e supervisores em TFE, bem como uma plataforma digital de suporte à formação, supervisão e prática da TFE nos diversos países. Irá também facilitar a criação de uma rede de formadores e supervisores locais de TFE que se tornarão agentes de divulgação de boas práticas nos países parceiros e por toda a Europa, e especialmente em Portugal e Espanha.


Site Oficial do Projeto  -  www.emotionfocusedtherapy.eu

Siga as nossas notícias em https://www.facebook.com/empoweringEFT.EU


Resultados (outputs)

O1. Curso para formadores em EFT
O2. Curso para supervisores em EFT
O3. Plataforma digital de suporte à formação, supervisão e prática da EFT
O4. Guia de Boas Práticas para a formação em EFT
O5. Guia de Boas Práticas para a supervisão em EFT


Equipa interna do projeto
Doutor Alexandre Sousa

Doutora Carla Cunha
Doutor Luis Seco


Erasmus+.jpg


 
Carla Alexandra Castro Cunha
Coordenadora do Projeto

Carla Cunha é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento do ISMAI – Instituto Universitário da Maia, onde coordena o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. É Psicóloga Clínica e da Saúde, Psicoterapeuta (cédula OPP nº 1004) e doutorada em Psicologia, especialidade em Psicologia Clínica. Tem desenvolvido investigação em psicoterapia, em particular na modalidade de Terapia Focada nas Emoções e no tratamento da depressão. Para além de várias publicações em revistas internacionais (e.g. Psychotherapy Research; Psychotherapy), e capítulos em livros internacionais (publicados por editoras como a American Psychological Association, Oxford University Press, ou Cambridge University), o seu percurso como investigadora inclui a participação em projetos financiados, tais como o projeto "Stop Depression: Stepped care treatments and digital solutions for depression and suicide prevention in primary care", financiado pelas EEA Grants (European Economic Area Grants) ou o projeto "iCare4Depression: iCare4Depression: Combining face to face psychotherapy with digital mobile and internet solutions", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. 

Para mais informações

Coordenadora Projeto