Tecnologias de Informação/Comunicação

Ano 2001
Número 8

Nota de Abertura

Cerzido a partir de estudos sobre a aplicação de C1C a áreas científico-tecnológicas sensíveis, o dossier do presente volume reúne um primeiro grupo de textos sobre a articulação de d1 C ao mundo empresarial, onde se salienta o caso paradigmático do concelho da Maia ou as implicações estratégicas do comércio electrónico baseado na internet no modelo de avaliação da indústria de Michael Porter. Demais, no alinhamento prosseguido é ainda perspectivado o relacionamento de U1C com o ensino, com os média, com a programação literária e mesmo como a medicina.
Todavia, no ternário sugerido subsume-se não só o problema da informação, mas também a informação como problema. Não sendo nova, esta lucubração pressente-se já em Platão quando, no Pedro, pondera o risco da mera informação conduzir, com a escrita, a uma «aparente sabedoria», aliás ideia reforçada por Paul Picoeur na sua Teoria da Interpretação.
Ora, a partir do contributo de nomes como Neumann, Wiener, Shannon e Weaver, a problemática da informação/comunicação ganha redobrada importância por meados do século XX, com maior incidência a partir da década de 1960 quando se começa a referir de forma persistente a erupção de uma Sociedade de informação. Hoje, há até quem fale em «ideologia de informação» por parte dos países mais evoluídos, isto em virtude dos problemas que fustigam a sociedade industrial, bem como da crise do «Estado-providência», numa asserção clara ao colapso de certas ideologias políticas. De facto, nesta sociedade, cada vez mais global e homogénea, as ideologias políticas parecem confinadas a um espaço reduzido, cedendo lugar à ciência e à tecnologia. Utópico ou disfórico, crença ou receio, polaridades claramente simbolizadas no pensamento Heideggeriano, são atitudes geradas pela Sociedade de informação. Sobre este dimorfismo atente-se, por um lado, no optimismo prospectivo sobre a Sociedade de Informação de autores como Coffler, Negroponte, Bell e tantos outros dos designados «realistas virtuais», trazendo à lembrança certos escritos de verdadeiro utopismo Saint-Simoniano. Enquanto isso, noutro extremo, a denúncia por Marcuse ou Habermas da ideologia cientista e tecnocrática, num claro olhar crítico face a essa mesma Sociedade de informação. Ambas os posições parecem estar, assim, «unidas por um certo determinismo», embora de leitura oposta, bem como pela secundarização da política. Porém, ao autotelismo há quem sugira a necessidade de lhe afrontar o enquadramento sócio-cultural, quiçá político, em que ciência e técnica emergem.

DIRECTORES ADJUNTOS

Pedro Almiro Neves
Eduardo C. Cordeiro Gonçalves
 

Nota de Abertura 

Dossier

Tecnologias de informação/Comunicação

1. Tecnologia, Inovação e estratégias Cecnológicas na era da informação - António Carrizo Moreira 
 2. As Tecnologias de Informação e Comunicação nas PME do Concelho da Maia - Carlos Neves Moreira / Eduardo Sá Couto 

3. Impacto e Implicações estratégias do Comércio electrónico Baseado na Internet no Modelo de Avaliação da indústria de Michael Porter - António Carrizo Moreira 
 4. Desafios da Sociedade de informação: A Globalização e o Novo Saber - Cristina Teresa Rebelo Santos

5. Internet, um Novo Paradigma Educacional - Odete da Costa Machado Girão

6. Information Systems and Information Technology in Anatomic Pathology Laboratories - Domingos Cruz

7. Esquizofrenia e Dificulades de processamento executivo da Informação - Emília Tavares Marques

8. Literate Programming applied to Software Maintenance and Teaching Computer Science - Alexandre Valente Sousa

9. A Ágora dos nossos dias - Helena Padrão 

Vária

Ciências Sociais e Humanas
Revisitar a Imprensa Democrata Cristã nos Finais da Monarquia Constitucional - Eduardo Cordeiro Gonçalves

Línguas e Humanidades
Problemas de contrastividade e Interferência:Problemas de Tradução e de Comunicação - Alexandra Neves

Eça e Castilho ou a polémica por Haver - Isabel Rio Novo

 

Notícias

Projecto Maialnova - "Uma referência no meio empresarial" 
Demonstradores em Tecnologias de informação e Comunicação 
Percursos Jgustinianos: um projecto múltiplas tecnologias  
Destaque