Visita da OCDE ao ISMAI E IPMAIA

terça-feira, 23 maio 2017

​Com o intuito de se integrar na realidade do ensino superior e da investigação em Portugal, uma equipa de especialistas da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, no dia 23 de maio, visitou o ISMAI – Instituto Universitário da Maia e o IPMAIA – Instituto Politécnico da Maia.

A finalidade desta iniciativa visa conhecer o ensino superior, a investigação e a inovação a nível nacional, em articulação com o Ministério para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Com o devido enquadramento, pretende-se realizar uma análise independente, de um ponto de vista internacional, dos sistemas e das políticas nacionais para o ensino superior, ciência e tecnologia, designadamente no concernente à orientação estratégica, financiamento, recursos humanos e interação com a sociedade.

As instituições da Maiêutica - ISMAI e IPMAIA - foram selecionadas para participar ativamente neste processo, tendo recebido nas suas instalações, na data acima indicada, uma equipa de peritos da OCDE: Thomas Weko, coordenador da visita, Senior Analyst in Policy Advice da Education and Skills Directorate; Philippe Larrue, Policy Analyst da Directorate for Science, Technology and Innovation; e Jon File, especialista em ensino superior e Director of the Development and Consultancy do CHEPS (Centre for Higher Education Policy Studies da Universidade de Twente).

Os membros da mencionada organização internacional reuniram primeiramente com representantes dos órgãos de gestão do ISMAI e IPMAIA para a discussão de assuntos inerentes à estratégia institucional, investigação científica, internacionalização e financiamento, entre outras. Participaram o Reitor do ISMAI, Doutor Domingos Oliveira Silva, a Vice-Reitora do ISMAI para as Relações Internacionais, Doutora Alexandra Neves, o Diretor do Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação do ISMAI, Doutor Alexandre Sousa e o Presidente do IPMAIA, Doutor Célio Sousa.

Uma segunda reunião decorreu entre os elementos da OCDE e um grupo de estudantes de diferentes cursos, que manifestaram a sua opinião sobre as questões colocadas pelos especialistas.

O estudo da OCDE contará com a participação de diversos outros stakeholders e será divulgado num relatório final que apresentará uma análise comparada dos sistemas de ensino superior e de investigação portugueses, apontando os seus pontos fortes e referenciando os principais desafios, aguardando-se um conjunto de recomendações para tornarem melhor e mais eficiente o ensino superior, a nível nacional e internacional, favorecendo a qualidade de vida dos cidadãos.