Estudo Nacional sobre as Crenças e as Atitudes dos/as Profissionais quanto à Violência Sexual nas Relações de Intimidade

O estudo encontra-se a decorrer até dezembro de 2018.

sábado, 24 fevereiro 2018

O ISMAI - Instituto Universitário da Maia é a entidade adjudicatária para a realização do Estudo Nacional sobre as Crenças e as Atitudes dos/as Profissionais quanto à Violência Sexual nas Relações de Intimidade. Este estudo, coordenado pela Doutora Sofia Neves, integra dados qualitativos (provenientes de Focus Groups) e quantitativos (resultantes da aplicação de questionários). O estudo encontra-se a decorrer até dezembro de 2018.

 

A Comissão Europeia (CE) lançou, no final de 2016, um convite restrito às instituições nacionais responsáveis pela Igualdade de Género na área da sensibilização e prevenção da violência contra as mulheres. Na sequência deste convite, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), enquanto instituição portuguesa responsável por esta área, decidiu abordar a violência sexual no contexto das relações de intimidade, privilegiando a intervenção junto de profissionais da Administração Pública central, considerados/as fulcrais para a prevenção deste tipo de violência.

 

Este estudo surge assim no contexto do Projeto "Violência Sexual nas Relações de Intimidade" financiado pela CE e promovido pela CIG, o qual conta com a Associação para o Planeamento da Família como entidade parceira e com o Ministério da Saúde, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o Ministério da Justiça, o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social como entidades parceiras associadas.