HOLDAGE - The Hypotensive Effects of Home-Based Isometric Handgrip Training in Older Adults with Pre-Hypertension and Hypertension

segunda-feira, 04 junho 2018

​Novo projeto de investigação liderado pelo CIDESD-ISMAI aprovado com financiamento FCT / Compete 2020.
 
O projeto “HOLDAGE – The Hypotensive Effects of Home-Based Isometric Handgrip Training in Older Adults with Pre-Hypertension and Hypertension” foi aprovado no âmbito do concurso para Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos 2017 promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com um financiamento global na ordem dos 240 mil euros. Este projeto, que iniciará em Julho de 2018, é coordenado por Alberto Alves (IP), João Viana e Elisa Marques do CIDESD-ISMAI, integrando também investigadores da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto, bem como a colaboração da Professora Linda Pescatello – especialista mundial na área do exercício e hipertensão.
 
Sumário do Projeto:
O objetivo principal deste projeto de investigação é testar a hipótese de que o treino de forca isométrica de preensão manual (TFIPM) é uma terapia anti-hipertensiva capaz de reduzir a pressão arterial sistólica ambulatória em idosos com pré-hipertensão e hipertensão.
Estudos recentes demonstraram que o TFIPM (cada sessão demora cerca de 12 minutos) reduz a pressão arterial sistólica em sujeitos normotensos. O efeito hipotensor induzido por este treino foi demonstrado ser superior ao efeito induzido pelo treino aeróbio. Dado que a adesão em programas de exercício físico aeróbio é reduzida, especialmente em idosos, o TFIPM pode ser uma estratégia mais conveniente e eficaz para o tratamento em idosos hipertensos ou a prevenção em idosos com risco aumentado (i.e. pré́-hipertensão).
Com efeito, este projeto irá recrutar 84 idosos com pré- hipertensão e hipertensão através de hospitais locais e centros de saúde das regiões do Porto e Aveiro. Os pacientes vão ser alocados de forma aleatória a um programa domiciliário de TFIPM, a um programa domiciliário de exercício aeróbio ou a um grupo de controlo, sendo que a duração de cada intervenção não ultrapassará as oito semanas.
No início do estudo e após completar a intervenção, todos os pacientes serão submetidos às avaliações de pressão arterial ambulatória, aptidão cardiorrespiratória, função, lesão e reparação endotelial, rigidez arterial, marcadores de inflamação, função autonômica, composição corporal, níveis de atividade física, ingestão alimentar e qualidade de vida. Será também realizada uma avaliação qualitativa dos programas a partir da percepção dos participantes.