Garantia da Qualidade Institucional

 

Gabinete de Estudos, Planeamento, Avaliação e Qualidade / ​Gabinete de Estatística (GEPAQ / GE).  ​

O preceito legal consagrado pelo regime jurídico da avaliação do ensino superior em Portugal, estabelecido pela Lei nº 38/2007, de 16 de agosto, no que concerne ao princípio fundamental de que a responsabilidade pela avaliação da qualidade do ensino superior cabe, em primeiro lugar, às próprias instituições, refere que compete às mesmas criar as estruturas e procedimentos para garantir e promover as melhores práticas institucionais.

A este respeito, a Agência de Avaliação e Acreditação de Ensino Superior (A3ES) tem um papel fundamental, no sentido de fornecer orientações que possam auxiliar as instituições na conceção e implementação de mecanismos que assegurem a qualidade dos seus ciclos de estudo e das próprias instituições.

A Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, entidade instituidora do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), partilhando a ideia subjacente ao paradigma de que a avaliação no ensino superior deve ser concebida como uma força positiva e impulsionadora, implementou, em 2008, o Gabinete de Estudos, Planeamento, Avaliação e Qualidade / Gabinete de Estatística (GEPAQ/GE).

Perante esta estratégia institucional, os gabinetes GEPAQ/GE têm desenvolvido mecanismos que permitem alcançar índices contínuos de Qualidade, instituindo um sistema simples e eficaz de identificação, recolha, processamento e divulgação de informação. Para além disso, pretende promover exercícios de reflexão, no âmbito do Conselho Pedagógico e no contexto de cada curso (Diretor de Departamento/Coordenador de Curso/Docentes), com vista à condução de níveis de sucesso integrados dos sistemas de trabalho e dos respetivos resultados globais.

Efetiva-se assim, um contributo para apoiar e conceber o ISMAI como uma organização aberta e dinâmica, e principalmente, como detentora de uma cultura de melhoria contínua de qualidade que proporciona o reconhecimento e o posicionamento da instituição a nível nacional e internacional.