Centro de Apoio Técnico à Segurança no Trabalho

CATST

O Centro de Apoio Técnico à Segurança no Trabalho (CATST) tem como missão fomentar a Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho através da promoção de atividades de investigação, formação e apoio técnico, visando estabelecer uma ligação técnico-pedagógica com a comunidade envolvente externa ou interna ao ISMAI.

Internamente esta ligação verifica-se no âmbito da realização de ações de investigação, divulgação de conteúdos e formação de recursos humanos, em áreas relacionadas com a Higiene e Segurança no Trabalho envolvendo a comunidade discente, docente e não docente. Esta colaboração estende-se ao domínio da consultoria em áreas associadas à Segurança e Higiene no Trabalho à MAIÊUTICA – Cooperativa de Ensino Superior e à realização de projetos de investigação, em conjunto com o corpo docente e discente do ISMAI, outros centros de investigação existentes na instituição, e entidades externas de relevo, fomentando a partilha de conhecimentos.

Externamente esta colaboração verifica-se através da prestação de serviços em diversas áreas, incluindo a realização de ensaios de medição e elaboração de estudos e planos no âmbito da Segurança no Trabalho.

O CATST contribui, também, para a formação integrada dos alunos das Licenciaturas em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão da Qualidade Ambiente e Segurança fomentando atividades de investigação com alunos, no âmbito dos trabalhos de projeto. Através do contacto com uma vasta gama de equipamentos específicos garante, aos futuros profissionais, uma formação de base credível e sustentada ajustada às necessidades da comunidade empresarial, que se revela cada vez mais exigente.

És estudante de Engenharia de Segurança do Trabalho ou de Gestão da Qualidade?

Então o CATST pode contribuir para a tua formação integrada.

Saber mais

Empresas

As empresas encontram no CATST um Centro que disponibiliza serviços em diversas áreas, incluindo a realização de ensaios de medição na área da Higiene Ocupacional e elaboração de estudos e planos no âmbito da Segurança no Trabalho.

Saber mais

Unidade Funcional

​O CATST constitui uma unidade funcional do ISMAI estando vocacionado para atividades de ensino, de investigação, de desenvolvimento e prestação de serviços internos e externos. Em conjunto com unidades de I&D do ISMAI o CATST tem colaborado na realização de projetos interdisciplinares, multidisciplinares ou transdisciplinares com vista à produção de conhecimento na área da Higiene e Segurança do Trabalho. O CATST tem apoiado e participado na realização de projetos de investigação em parceria com os centros de investigação existentes na instituição, nomeadamente com o CIDAF/CIDESD e com instituições externas. Neste âmbito destaca-se a parceria com a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) e a Universidade do Minho no âmbito da campanha para melhoria das condições de trabalho na indústria do calçado. Ainda decorrente desta parceira foi proposto um projeto conjunto com a Universidade do Minho estando neste momento a aguardar aprovação por parte da ACT.

Contactos CATST

Diretor: Rui Pedro Labrincha Azevedo

Telefone direto: + 351 22 986 60 81

Telefone geral: + 351 22 986 60 00

Fax: + 351 22 982 53 31

Email: catst@ismai.pt

​​​Horário CATST​

Segunda-feira a sexta-feir​a: 9:00h às 12.30h e das 14:00h às 17:30h​​