Normas Gerais de Formatação das Teses

As normas de apresentação e formatação e a estrutura devem ser consultadas no regulamento específico de cada curso (site do curso).

As dissertações, projetos, monografias e relatórios estágios têm que ser entregues nos serviços académicos de acordo com o regulamentado para cada curso (consultar regulamento no site do curso).

Estrutura

As teses devem adotar a seguinte estrutura:

  • Página  de título;
  • Folha  introdutória;
  • Página  de dedicatória**;
  • Página de agradecimentos e menção ao apoio financeiro quando aplicável**;
  • Resumo da tese em   português;
  • Resumo da tese em   Inglês;
  • Resumo da tese em  francês*;
  • Índice, Índice de figuras**, Índice de tabelas**, Lista de abreviaturas  e símbolos**;
  • Capítulos;
  • Apêndices; **
  • Glossário; **
  • Lista  de referências;
  • Índice remissivo; **

* mestrados da área da Educação Física e  Desporto

** poderão não ser todos aplicáveis,

 

 

Formatação Base

A formatação das teses deve seguir os seguintes   indicadores:

  • papel dimensão A4;
  • o texto principal deve ser escrito com espaçamento 1,5 e com um tamanho de letra 12 pontos Times New Roman;
  • as notas de rodapé devem ser escritas com espaçamento simples e com um tamanho de letra de 8 pontos;
  • tamanho das margens 2,5 cm em todos os lados, texto justificado e eventualmente hifenizado.

Estrutura de Base

Da dissertação deve constar uma revisão bibliográfica cuidada sobre o tema em questão e uma investigação empírica. Em termos de organização geral da estrutura do trabalho, existem duas orientações de  base:

Opção (a): O trabalho poderá conter uma apresentação inicial de aproximadamente vinte páginas de fundamentação e enquadramento geral do trabalho realizado, seguidas das referências contidas; e depois apresentar um artigo científico de cerca de 30 páginas, seguindo-se aí as secções habituais de um artigo, nomeadamente:

  • Introdução (revisão da literatura e apresentação do problema de estudo);
  • Método;
  • Resultados;
  • Discussão;
  • Conclusão;
  • Referências;
  • Anexos  (quando aplicável).

 

(Nota: esta estrutura e sequência  poderá  necessitar de adaptações quando o trabalho se basear em investigações qualitativas ou análises de casos    únicos).

Opção (b): O trabalho poderá seguir a estrutura de um artigo científico, sendo cada secção mais alargada e detalhada do que o habitual. Nesse caso, seguir-se-ão as secções apresentadas anteriormente, nomeadamente:

  • Introdução;
  • Método;
  • Resultados;
  • Discussão;
  • Conclusão;
  • Referências;
  • Anexos.

 

Em ambas as opções, eventuais anexos serão apresentados já depois das referências bibliográficas.

(Nota: esta estrutura e sequência  poderá  necessitar  de adaptações quando o trabalho se basear em investigações qualitativas ou análises de casos    únicos).

A apresentação de trabalhos científicos, incluindo as normas de referenciação de fontes bibliográficas ou outras nos mestrados referentes ao:

  • Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação:
    • Se a dissertação tiver sido escrita em portu- guês segue a norma NP   405;
    • Se a dissertação tiver sido escrita em inglês. segue o estilo em vigor em Harvard, ou o estilo em vigor da American Psychological Association (APA), ou o estilo Chicago.

  • Departamento de Ciências Empresariais - segue o  estilo  em  vigor  de  Unices  - ISMAI.
    • Curso de Turismo, Património e Desenvolvimento – segue a norma NP  405.

  • Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto
    • segue o estilo em vigor da American Psychological  Association (APA).

  • Departamento Ciências Sociais e do Comportamento
    • segue o estilo em vigor da American Psychological  Association (APA)

Número  de Páginas

No máximo, 50 páginas de corpo de texto (Para este total não contam as páginas finais com a listagem das referências bibliográficas e eventuais anexos).

Tipos  de Letra

Os tipos de letra permitidos são: o Arial para a capa  e a folha de rosto; O tipo de letra Times New Roman para o restante trabalho*.

*Esta informação pode ser diferente consoante o Departamento, pelo que, a mesma deverá ser validada com o Coordenador do  Curso.

Capas e Lombadas

De acordo com o documento respetivo, que se encontra na área privada do Centro e Laboratório Multimédia na Biblioteca Mestrados - Dissertações

Folha Introdutória

  • Todas as dissertações terão uma folha de rosto, onde deverão constar os seguintes elementos em letra Arial, tamanho 12:
    • nome completo do/a autor/a;
    • n.º de aluno/a;
    • o título da tese;
    • o grau académico que confere e a designação do mestrado;
    • ("Dissertação de Mestrado em …………………");
    • indicação "Trabalho realizado sob a orientação do/a Professor/a";
    • seguida do nome do/a orientador/a e respetiva filiação institucional;
    • mês e ano de submissão da tese.
    •  

  • Na folha 2 da tese devem constar:
    • uma dedicatória, quando aplicável.
    •  

  • Na folha 3 da tese devem constar:
    • os agradecimentos do/a autor/a, quando aplicável;
    • menção ao apoio financeiro, quando aplicável.
    •  

  • Na folha 4 da tese (folha dois se não  houver lugar a dedicatória, a agradecimentos ou referência ao apoio financeiro) deve constar o título e o resumo da tese. Este resumo não deverá ter uma extensão superior a uma página.
  •  

  • Na folha 5 (ou 4, mediante o caso já referido anteriormente), deve constar o título e resumo da tese em inglês. Caso a dissertação tenha sido escrita em inglês, mediante a autorização prévia da Comissão Científico-Pedagógica do Mestrado, este resumo deverá ser em português. No caso de ser escrita numa outra língua, mediante autorização prévia da referida Comissão, deverão ser incluídas duas folhas, uma para o título e resumo em português e outra para resumo em inglês.
  •  

  • Na folha 6 (Mestrados do Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto), deve constar o título e resumo da tese em francês.
  •  

  • Na folha seguinte, deverá ser apresentado o índice, seguido de listas de abreviaturas, siglas, figuras de símbolos, de ilustrações, de tabelas, ou outros elementos aplicáveis.
  •  

  • Quanto à numeração, deverá proceder-se do seguinte modo:
    • A folha de rosto é contada, mas não numerada;
    • As folhas preliminares seguintes (agradecimentos, resumos, índice,…) serão numeradas de modo contínuo em algarismos romanos.
    •  

  • Com exceção da folha de rosto, as restantes terão letra Times New Roman, tamanho  12.

Corpo do Texto

No corpo do texto, a letra será de tamanho 12, com um espaçamento de uma linha e meia, Times New Roman, com margens  de  2,5  cm  em  todos os lados, devendo o texto ser justificado e eventualmente hifenizado.

  • Ao longo do trabalho, deverá usar-se uma página por folha,  deixando-se o verso em branco.
  • As notas de rodapé deverão ser apresentadas em tamanho 8.
  • As páginas são numeradas em numeração árabe.