Normas Gerais de Formatação de Trabalhos Académicos

As normas de apresentação e formatação e a estrutura devem ser consultadas no regulamento específico de cada curso (site do curso).

As dissertações, relatórios de estágio, trabalhos de projeto e monografias têm que ser entregues nos serviços académicos, de acordo com o regulamento de cada curso (consultar regulamento no site do curso).

Estrutura

Sem prejuízo de especificidades definidas nos regulamentos específicos de cada curso, os trabalhos académicos devem adotar a seguinte estrutura:

  • Página de título;
  • Folha de Rosto;
  • Página de dedicatória*;
  • Página de agradecimentos e menção ao apoio financeiro*;
  • Resumo em Português;
  • Resumo em Inglês;
  • Índice, Índice de figuras*, Índice de tabelas*, Lista de abreviaturas* e Símbolos*;
  • Capítulos;
  • Apêndices*;
  • Glossário*;
  • Lista de referências;
  • Índice remissivo*.

* quando aplicável

 

 

Formatação Base

Texto principal:

- papel A4;

- Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5

- Margens: 2,5 cm em todos os lados, texto justificado e, eventualmente, hifenizado.

Notas de rodapé:

- tamanho de letra de 8 pontos e espaçamento simples entre linhas

Estrutura de Base de uma Dissertação

Da dissertação deve constar uma revisão bibliográfica cuidada sobre o tema em questão e uma investigação empírica. Em termos de organização geral da estrutura do trabalho, existem duas orientações de  base:

Opção (a): O trabalho poderá conter uma apresentação inicial de aproximadamente vinte páginas de fundamentação e enquadramento geral do trabalho realizado, seguidas das referências contidas; e depois apresentar um artigo científico de cerca de 30 páginas, seguindo-se aí as secções habituais de um artigo, nomeadamente:

  • Introdução (revisão da literatura e apresentação do problema de estudo);
  • Método;
  • Resultados;
  • Discussão;
  • Conclusão;
  • Referências;
  • Anexos  (quando aplicável).

 

(Nota: esta estrutura e sequência  poderá  necessitar de adaptações quando o trabalho se basear em investigações qualitativas ou análises de casos  únicos).

Opção (b): O trabalho poderá seguir a estrutura de um artigo científico, sendo cada secção mais alargada e detalhada do que o habitual. Nesse caso, seguir-se-ão as secções apresentadas anteriormente, nomeadamente:

  • Introdução;
  • Método;
  • Resultados;
  • Discussão;
  • Conclusão;
  • Referências;
  • Anexos.

 

Em ambas as opções, eventuais anexos serão apresentados já depois das referências bibliográficas.

(Nota: esta estrutura e sequência  poderá  necessitar  de adaptações quando o trabalho se basear em investigações qualitativas ou análises de casos únicos).

Normas a seguir para a apresentação de trabalhos científicos no âmbito dos cursos dos diferentes departamentos:

  • Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação:

Se a dissertação tiver sido escrita em português, segue a norma NP 405;

Se a dissertação tiver sido escrita em inglês, segue o estilo em vigor em Harvard, ou o estilo em vigor da American Psychological Association (APA), ou o estilo Chicago.

  • Departamento de Ciências Empresariais

segue o estilo  em  vigor  de  Unices  - ISMAI.

Curso de Turismo, Património e Desenvolvimento – segue a norma NP  405.

  • Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

segue o estilo em vigor da American Psychological  Association (APA).

  • Departamento Ciências Sociais e do Comportamento

segue o estilo em vigor da American Psychological  Association (APA)

Número  de Páginas

No máximo, 50 páginas de corpo de texto (Para este total não contam as páginas finais com a listagem das referências bibliográficas e eventuais anexos).

Tipos  de Letra

Os tipos de letra permitidos são:

  • Arial para a capa e a folha de rosto;
  • Times New Roman para o restante trabalho*.

*Esta informação pode ser diferente consoante o Departamento, pelo que, a mesma deverá ser validada com o Coordenador do Curso.

Capas e Lombadas

De acordo com o documento respetivo, que se encontra na área privada do Centro e Laboratório Multimédia na Biblioteca Mestrados - Dissertações

Folha de Rosto

Todas os trabalhos terão uma folha de rosto, onde deverão constar os seguintes elementos em letra Arial, tamanho 12:

  • nome completo do/a autor/a;
  • n.º de aluno/a;
  • o título do trabalho;
  • o tipo de trabalho e a designação do curso;
  • ("Dissertação do [curso]" OU "Relatório de Estágio do [curso] ….." OU "Trabalho de Projeto do [curso] ou "Monografia do [curso]);
  • indicação "Trabalho realizado sob a orientação do/a Professor/a";
  • seguida do nome do/a orientador/a e respetiva filiação institucional;
  • mês e ano de submissão do trabalho.

 

Na folha 2 do trabalho devem constar:

  • uma dedicatória, quando aplicável.

 

Na folha 3 do trabalho devem constar:

  • os agradecimentos do/a autor/a, quando aplicável;
  • menção ao apoio financeiro, quando aplicável.

 

Na folha 4 do trabalho (folha 2 se não  houver lugar a dedicatória, a agradecimentos ou referência ao apoio financeiro) deve constar o título e o resumo, que não deverá ser superior a uma página.

 

Na folha 5 (ou 4, mediante o caso já referido anteriormente), deve constar o título e resumo em inglês. Caso o trabalho tenha sido escrito em inglês, mediante a autorização prévia da Comissão Científico-Pedagógica do curso, este resumo deverá ser em português. No caso de ser escrito numa outra língua, mediante autorização prévia da referida Comissão, deverão ser incluídas duas folhas - uma para o título e resumo em português e outra para resumo em inglês.

 

Na folha seguinte, deverá ser apresentado o índice, seguido de listas de abreviaturas, siglas, figuras de símbolos, de ilustrações, de tabelas, ou outros elementos aplicáveis.

 

Quanto à numeração, deverá proceder-se do seguinte modo:

  • A folha de rosto é contada, mas não numerada;
  • As folhas preliminares seguintes (agradecimentos, resumos, índice,…) serão numeradas de modo contínuo em algarismos romanos.

 

Com exceção da folha de rosto, as restantes terão letra Times New Roman, tamanho  12.

Corpo do Texto

No corpo do texto, a letra será de tamanho 12, com um espaçamento de uma linha e meia, Times New Roman, com margens  de  2,5  cm  em  todos os lados, devendo o texto ser justificado e eventualmente hifenizado.

Ao longo do trabalho, deverá usar-se uma página por folha,  deixando-se o verso em branco.

As notas de rodapé deverão ser apresentadas em tamanho 8.

As páginas são numeradas em numeração árabe.