Procedimentos administrativos

Inscrição, Mudança de Turma e Inscrição em Exame

Inscrição

Inscrição - Ato que permite ao estudante, depois de matriculado, a inscrição nas diversas unidades curriculares do curso.

1º Ciclo (2º e 3º Anos) - A inscrição anual deve ser efetuada on-line.

A alteração da inscrição efetuada on-line só pode ser  efetuada na secretaria do ISMAI.

Restantes estudantes - Na secretaria do ISMAI.

  • Os estudantes podem inscrever-se em unidades curriculares cujo somatório de créditos não ultrapasse 75 ECTS, por ano letivo, salvaguardando o estabelecido no ponto seguinte.

  • A soma de créditos ECTS referentes a unidades curriculares numa primeira inscrição no ensino superior não pode ultrapassar 60 ECTS, havendo obrigatoriedade de inscrição em todas as unidades curriculares do 1º ano.

  • Sem prejuízo das situações descritas nos dois pontos anteriores, o limite máximo permitido é 40 ECTS, por semestre.

  • Os estudantes devem inscrever-se, preferencialmente, nas unidades curriculares constantes nos planos de estudo dos respetivos cursos, pertencentes a anos curriculares anteriores.

  • Compete aos estudantes decidir da escolha das unidades curriculares que pretendem frequentar, tendo em conta as condições expostas, pelo que a instituição não se responsabiliza por eventuais incompatibilidades entre horários de unidades curriculares pertencentes a anos curriculares distintos.

  • Consultar regulamento de Avaliação das Unidade Curriculares dos cursos 1º ciclo de estudos (licenciatura) Regulamento

  • Os estudantes podem inscrever-se em unidades curriculares cujo somatório de créditos não ultrapasse 75 ECTS, por ano letivo.

  • Os estudantes devem inscrever-se, obrigatoriamente, nas unidades curriculares constantes nos planos de estudo dos respetivos cursos, pertencentes aos 1º e 2º semestres.

  • Compete aos estudantes decidir da escolha das unidades curriculares que pretendem frequentar, pelo que a instituição não se responsabiliza por eventuais incompatibilidades entre horários de unidades curriculares pertencentes a semestres distintos.

  • Consultar regulamento de Avaliação das Unidades Curriculares dos cursos de 2º Ciclo de Estudos (Mestrado). Regulamento 

Para consultar as datas de exames da época de recurso antes de efetuar a inscrição, deve aceder à área privada e consultar os exames marcados para o curso.

Para tal, na página do aluno da área privada, clique no nome do curso (ver informação que aparece no lado direito da página), de modo a entrar na página do curso.

Depois, no menu do lado esquerdo da página, deve clicar em "Datas de exames",tendo assim acesso às datas dos exames marcados.  

Pode ordenar a pesquisa pelos cabeçalhos das colunas.

  • Época de Recurso
    1. Os estudantes só devem inscrever-se nos exames de época de recurso depois das classificações da avaliação continua e exame da época normal terem sido lançadas pelos docentes e publicadas pelos serviços;
    2. Podem-se inscrever on-line a partir do último dia da época normal e até às 17:00 horas da véspera da data marcada para a realização do exame (se a véspera for fim de semana, será o dia útil anterior).

     

  • Época Especial
    1. As inscrições são efetuadas na secretaria do ISMAI até data a publicar anualmente;
    2. Só para estudantes abrangidos pelo Estatuto Especial ou estudantes em que faltem no máximo duas unidades curriculares para concluir o ciclo de estudos.

       

  • Melhoria de classificação
    1. Só pode ser realizada uma vez, na época de recurso, subsequente à época normal em que o estudante obteve aprovação; Ou no 1º semestre de funcionamento da unidade curricular, posterior àquela em que o estudante obteve aprovação;
    2. Não é possível inscrever-se para melhoria de nota após emissão da certidão de registo de grau;
    3. A inscrição no exame é obrigatória, dentro do prazo fixado e pode ser efetuada on-line.

Mudança de Turma

A mudança de turma terá de ser efetuada sempre na Secretaria.

A mudança de turma poderá não carecer de autorização prévia do Conselho de Gestão do ISMAI nos seguintes casos:

  • Na eventualidade de ser por permuta, os estudantes envolvidos deverão dirigir-se à Secretaria;

  • Somente válido para cursos do 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) - Por incompatibilidade de horário - sobreposições, sem prejuízo do descrito no Artigo 6.º ponto 5 do Regulamento de Avaliação das Unidades Curriculares dos cursos de 1º Ciclo de Estudos (Licenciaturas)   Regulamento

  • Estudante com o Estatuto de Trabalhador - Estudante ou Estatuto de Alta Competição;

  • Outras situações somente depois de devidamente autorizadas pelo Conselho de Gestão do ISMAI.