EAD - Ensino-Aprendizagem Digital

aulas síncronas

EAD é o estudante poder estar na sala de aula/laboratório (tal como esteve desde sempre) e também poder acompanhar a aula e até intervir nela, desde que tenha um computador com ligação à internet e uma webcam. Se dispuser de um tablet ou monitor com touch screen poderá ainda escrever no quadro virtual partilhado. EAD não é ver vídeos como nos cursos de e-learning. EAD é participar na aula, mas podendo estar fisicamente distante da sala: em casa, no emprego, num hotel, num centro de estágio, etc. Todavia, as aulas começam e terminam para todos ao mesmo tempo. Tal como no vídeo, nós somos um case study da Microsoft…

       

Perguntas Frequentes
EAD, Ensino-Aprendizagem Digital, é um método de aprendizagem em que o estudante pode assistir e participar activamente na aula em directo, a partir de qualquer local, desde que tenha acesso a um computador, ligação à internet e webcam.

Não. EAD, Ensino-Aprendizagem Digital, é um método em que o estudante pode participar na aula em directo, a partir de qualquer local, desde que tenha acesso a um computador, ligação à internet e webcam. A aula ocorre em tempo real (é síncrona). A aula não pode ser gravada.

Qualquer estudante com acesso a um computador, ligação à internet e webcam, desde que esteja inscrito e matriculado no Instituto Universitário da Maia.

Estamos a fazer todos os esforços para abrir este método de aprendizagem ao máximo de cursos. Em 2018/2019 o EAD foi testado com sucesso na licenciatura em Informática. No ano lectivo 2019/2020, estamos a estender o EAD a mestrados e doutoramentos.

A avaliação sumativa escrita individual e a avaliação final, sejam testes, sejam exames, tem que ser sempre fisicamente feita em sala de aula/laboratório. A avaliação sumativa não-escrita, seja individual, seja em grupo poderá ser feita à distância.

Um computador ou um tablet (idealmente com sistema touch screen, mas não é obrigatório), ligação à internet e webcam. O software é disponibilizado na íntegra pela instituição, no âmbito da licença Office 365 da Microsoft.

A frequência/participação na aula é verificada pelo docente e obedece ao regulamento geral de frequência da instituição

Um estudante só poderá usufruir do EAD após a assinatura de um Acordo de Princípios em que se compromete a:

- garantir o acesso a um computador, ligação à internet e webcam;

- nunca fazer qualquer tipo de recolha de vídeo e/ou áudio das aulas;

- ter a webcam ligada durante todo o período da aula;

- garantir que é a única pessoa que está a usufruir da aula.