Licenciatura

Ciências da Comunicação

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

​​

Coordenador de Curso

Luís Humberto Jardim Marcos

Provas de Ingresso

Filosofia (06) ou
História (11) ou
Inglês (13) ou
Português (18)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da Acreditação
Estado: Acreditado 1 ano
Data da Publicação: 16-06-2020

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A licenciatura em Ciências da Comunicação tem por objetivo preparar quadros profissionais orientados para o desempenho de funções polivalentes no vasto campo da Comunicação, seja no domínio das organizações (comunicação empresarial e institucional, imagem, marketing e assessoria), seja no campo dos “meios de comunicação social”.

Visa ainda responder ao desafio europeu de melhoria dos recursos humanos em áreas fortemente marcadas pelas tecnologias de informação e valorizar a Sociedade da Informação e do Conhecimento, através de contributos para a melhoria do funcionamento dos média e do seu papel socioeconómico e cultural. Todo o curso decorre sob a égide da relação Comunicação - Tecnologias, começando por ser geral, nos dois primeiros semestres, e especializa-se, depois, no 2.º e 3.º ano.

No seu conjunto, as várias unidades curriculares constituem-se como peças de um mosaico harmonioso, organizadas com um objetivo central: proporcionar um somatório dinâmico de competências no final da licenciatura.

Saídas Profissionais

  • Técnico superior de Comunicação / Comunicação Organizacional;

  • Técnico superior de Marketing e Publicidade;

  • Jornalista;

  • Consultadoria de Comunicação;

  • Assessoria de imprensa;

  • Copy-Desk; entre outras.​

Aspetos Diferenciadores

Os alunos deste curso têm acesso e dispõem de duas unidades funcionais de grande potencial, para o enriquecimento da sua formação prática em ambiente de trabalho:

O estúdio multiplataforma CCCOM e o Centro e Laboratório Multimédia - CLM.

Alguns docentes deste curso integram a Unidade de Investigação Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - CECS, classificada com “Excelente“ em avaliação internacional no âmbito do FCT.

1º Ano Período ECTS
1º Ano Estudos Linguísticos Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Introdução às Ciências Sociais Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Práticas de Comunicação I Período 1º Semestre ECTS 6
1º Ano Sociologia da Informação Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Tecnologias de Paginação e Imagem Vetorial Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Língua Estrangeira I (Francês) 1 Período 1º Semestre ECTS 4
1º Ano Língua Estrangeira I (Inglês) 1 Período 1º Semestre ECTS 4
1º Ano Fotografia e Imagem Matricial Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano História dos Média Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Laboratório de Comunicação Digital I Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Práticas de Comunicação II Período 2º Semestre ECTS 6
1º Ano Língua Estrangeira II (Francês) 2 Período 2º Semestre ECTS 4
1º Ano Língua Estrangeira II (Inglês) 2 Período 2º Semestre ECTS 4
1º Ano Semiótica do Texto e da Imagem Estática 3 Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Psicologia Cultural 3 Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Ecologia e Ambiente 3 Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Organização e Gestão Empresas 3 Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Gestão Estratégica de Recursos Humanos 3 Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Período ECTS
2º Ano Áudio Digital Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Cultura Contemporânea Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Laboratório de Comunicação Digital II Período 1º Semestre ECTS 8
2º Ano Métodos e Técnicas de Investigação I Período 1º Semestre ECTS 6
2º Ano Teorias da Comunicação Período 1º Semestre ECTS 6
2º Ano Vídeo Digital Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Europa e Comunidade Internacional Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Opinião Pública e Estudos de Audiência Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Laboratório de Jornalismo 4 Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Laboratório de Comunicação Organizacional 4 Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Laboratório de Marketing e Publicidade 4 Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Direito da Comunicação Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Métodos e Técnicas de Investigação II Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Período ECTS
3º Ano Tecnologias para a Internet Período 1º Semestre ECTS 4
3º Ano Seminário Ágora Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Assessoria de Imprensa Período 1º Semestre ECTS 6
3º Ano Laboratório de Investigação Aplicada à Comunicação Organizacional Período 1º Semestre ECTS 8
3º Ano Técnicas de Comunicação Organizacional Período 1º Semestre ECTS 7
3º Ano Tecnologias de Informação Online e Redes Sociais Período 2º Semestre ECTS 4
3º Ano Cultura Organizacional Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Laboratório de Organização e Difusão de Eventos Período 2º Semestre ECTS 6
3º Ano Projeto 5 Período 2º Semestre ECTS 15
3º Ano Estágio 5 Período 2º Semestre ECTS 15
3º Ano Período ECTS
3º Ano Tecnologias para a Internet Período 1º Semestre ECTS 4
3º Ano Géneros Jornalísticos Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Jornalismo de Rádio Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Jornalismo de Televisão Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Produção de Conteúdos Multiplataforma I Período 1º Semestre ECTS 6
3º Ano Seminário Ágora Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Tecnologias de Informação Online e Redes Sociais Período 2º Semestre ECTS 4
3º Ano Produção de Conteúdos Multiplataforma II Período 2º Semestre ECTS 6
3º Ano Ciberjornalismo Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto 5 Período 2º Semestre ECTS 15
3º Ano Estágio 5 Período 2º Semestre ECTS 15
3º Ano Período ECTS
3º Ano Tecnologias para a Internet Período 1º Semestre ECTS 4
3º Ano Seminário Ágora Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Estudos de Mercado Período 1º Semestre ECTS 7
3º Ano História e Teorias da Publicidade e do Marketing Período 1º Semestre ECTS 6
3º Ano Técnicas de Comunicação de Marketing e Publicidade Período 1º Semestre ECTS 8
3º Ano Tecnologias de Informação Online e Redes Sociais Período 2º Semestre ECTS 4
3º Ano Marketing Estratégico Período 2º Semestre ECTS 6
3º Ano Laboratório de Investigação Aplicada à Publicidade 4 Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Laboratório de Investigação Aplicada ao Marketing 4 Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto 5 Período 2º Semestre ECTS 15
3º Ano Estágio 5 Período 2º Semestre ECTS 15
1.º Ano Período ECTS
1.º Ano Estudos Linguísticos Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Introdução às Ciências Sociais Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Práticas de Comunicação I Período 1.º Semestre ECTS 6
1.º Ano Sociologia da Informação Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Tecnologias de Paginação e Imagem Vetorial Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Língua Estrangeira I (Francês) a) Período 1.º Semestre ECTS 4
1.º Ano Língua Estrangeira I (Inglês) a) Período 1.º Semestre ECTS 4
1.º Ano Fotografia e Imagem Matricial Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano História dos Média Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Laboratório de Comunicação Digital I Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Práticas de Comunicação II Período 2.º Semestre ECTS 6
1.º Ano Língua Estrangeira II (Francês) a) Período 2.º Semestre ECTS 4
1.º Ano Língua Estrangeira II (Inglês) a) Período 2.º Semestre ECTS 4
1.º Ano Semiótica do Texto e Imagem Estática b) Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Psicologia Cultural b) Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Ecologia e Ambiente b) Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Organização e Gestão de Empresas b) Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Gestão Estratégica de Recursos Humanos b) Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Período ECTS
2.º Ano Áudio Digital Período 1.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Cultura Contemporânea Período 1.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Laboratório de Comunicação Digital II Período 1.º Semestre ECTS 8
2.º Ano Métodos e Técnicas de Investigação I Período 1.º Semestre ECTS 6
2.º Ano Teorias da Comunicação Período 1.º Semestre ECTS 6
2.º Ano Direito da Comunicação Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Europa e Comunidade Internacional Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Laboratório de Comunicação Organizacional a) Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Laboratório de Jornalismo a) Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Laboratório de Marketing e Publicidade a) Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Métodos e Técnicas de Investigação II Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Opinião Pública e Estudos de Audiência Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Vídeo Digital Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Seminário Ágora Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Tecnologias de Informação Online e Redes Sociais Período 2.º Semestre ECTS 4
3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Assessoria de Imprensa Período 1.º Semestre ECTS 6
3.º Ano Laboratório de Investigação aplicada à Comunicação Organizacional Período 1.º Semestre ECTS 7
3.º Ano Questões Contemporâneas da Comunicação Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Técnicas de Comunicação Organizacional Período 1.º Semestre ECTS 7
3.º Ano Cultura Organizacional Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Laboratório de Organização e Difusão de eventos Período 2.º Semestre ECTS 6
3.º Ano Projeto / Estágio em Comunicação Organizacional Período 2.º Semestre ECTS 15
3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Géneros Jornalísticos Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Jornalismo de Rádio Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Jornalismo de Televisão Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Produção de Conteúdos Multiplataforma I Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Questões Contemporâneas do Jornalismo Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Ciberjornalismo Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Produção de Conteúdos Multiplataforma II Período 2.º Semestre ECTS 6
3.º Ano Projeto / Estágio em Jornalismo Período 2.º Semestre ECTS 15
3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Estudos de Mercado Período 1.º Semestre ECTS 6
3.º Ano História e Teorias da Publicidade e do Marketing Período 1.º Semestre ECTS 6
3.º Ano Questões Contemporâneas da Comunicação Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Técnicas de Comunicação de Marketing e Publicidade Período 1.º Semestre ECTS 8
3.º Ano Laboratório de Investigação aplicada à Publicidade Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Laboratório de Investigação aplicada ao Marketing Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Marketing Estratégico Período 2.º Semestre ECTS 6
3.º Ano Projeto / Estágio em Marketing e Publicidade Período 2.º Semestre ECTS 15

Informação Relevante

Os objetivos da unidade curricular Projeto são:

  • promover a aplicação de conhecimentos obtidos ao longo dos semestres anteriores, na perspetiva de um dos lemas do curso: saber-fazer; 
  • analisar processos relacionados com as atividades das Ciências da Comunicação, através de projetos experimentais ou de estudos comparativos, ou ainda através da concretização de estágios em empresas dos mais variados setores da Comunicação.

A UC Projeto tem duas vias de opção:

  1. a realização de um estágio para o qual existe um regulamento específico.
  2. a realização de um estudo sobre qualquer dos campos das Ciências da Comunicação, com base em contactos diretos com empresas ou em acordos institucionais.

Tanto para o estágio, como para o estudo, o aluno poderá escolher uma das seguintes áreas relacionadas com a abrangência do Curso:

  1. Jornalismo (Jornais/revistas; Rádio; TV; on-line)
  2. Comunicação Organizacional
  3. Marketing e Publicidade.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Fernando Moreira de Sá
Alumnus
O ISMAI e a licenciatura em Ciências da Comunicação foram fundamentais para a minha carreira profissional. Os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no Instituto Superior da Maia revelaram-se essenciais para o meu trabalho. - Ver testemunho completo
 

Jornal Laboratório do Curso de Ciências da Comunicação

      Candidata-te aqui