Licenciatura

Criminologia

Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento

Coordenador de Curso

Olga Furriel de Sousa Cruz

Provas de Ingresso

Biologia e Geologia (02) ou
Filosofia (06) ou
História (11) ou
Português (18)

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Ef 295/2012

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação:  20-06-2022

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A licenciatura em Criminologia visa formar, de uma perspetiva multi- inter- e transdisciplinar, graduados/as em criminologia, habilitados/as com saberes e competências necessários ao cabal desempenho profissional na área das ciências criminológicas.

Mais especificamente, pretende, além do mais:

  • Propiciar e estimular o desenvolvimento pessoal e ético dos/as futuros/as profissionais de criminologia; propiciar e estimular a aprendizagem e desenvolvimento de competências de caráter instrumental e profissionalizante, nomeadamente quanto a:
  • prevenção da criminalidade e dos diversos fatores que estão na origem do comportamento delitual; avaliação e referenciação para tratamento das perturbações do comportamento ou da personalidade de vítimas e ofensores/as bem como da reinserção social da população prisional;
  • resolução de conflitos; avaliação e gestão do risco;
  • proporcionar ainda aos/às estudantes a aprendizagem e domínio adequados de instrumentos metodológicos que lhes permitam desenvolver projetos de investigação, autonomamente ou inseridos em equipas multidisciplinares;
  • fomentar nos/as licenciados/as a produção e divulgação de conhecimento científico, puro e aplicado.  

Saídas Profissionais 

Os/as licenciados/as em Criminologia pelo ISMAI estarão vocacionados e preparados para se inserirem e funcionarem, eficazmente, em diversos contextos laborais, desde a investigação científica (realizando, p.ex., estudos e projetos de investigação sobre factos, fatores e comportamentos delituais, nomeadamente sobre os seus autores, os seus métodos e o seu contexto), até aos mais especializados e profissionalizados, designadamente os relacionados com a intervenção profissional no fenómeno da segurança e do crime.

Estes/as licenciados/as poderão tornar-se quadros de eleição para: qualquer corporação policial (PSP, GNR, PJ); serviços de estrangeiros e fronteiras (SEF); serviços secretos; serviços de inspeção das atividades económicas; serviços prisionais; instituições de reinserção social; instituições que trabalham com menores em risco ou no apoio a vítimas; segurança privada, etc.

 

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Criminologia (1º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

A licenciatura em Criminologia do ISMAI funciona em estreita articulação com, a Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento (UICCC) que desenvolve projetos de investigação e de serviço à comunidade na área das ciências criminológicas e o Laboratório de Ciências Forenses e Criminologia (LCFC) que promove uma componente prática laboratorial na área das Ciências Forenses e da Criminalística.

São ainda organizadas visitas de estudo (p.ex., estabelecimentos prisionais, tribunais) e promovidos cursos práticos de criminologia a realizar numa academia oficial de polícia, o que permite aos/às alunos/as a transferência dos saberes teóricos para a prática.

Os docentes deste curso integram Unidades de Investigação, classificadas com “Good“ Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos (DH-CII), e “Very Good“ Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), através da avaliação internacional no âmbito da FCT. 


​Centros de Investigação

​Avaliação

​CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Pólo Universidade do Minho

​Bom

​Centro de Investigação Justiça e Governação – JUSGOV

Muito Bom​
​Centro de Psicologia da Universidade do Porto
Muito Bom ​Muito Bom
​Centro Interdisciplinar de Estudos Género (ISCSP-ULisboa)
​Excelente 



  • Alberto Manuel Ferreira Pimentel
  • Ana Margarida Esteves Guerreiro
  • Ana Raquel Oliveira Pereira da Conceição
  • Ana Sofia Antunes das Neves
  • Ana Teresa de Andrade Carneiro Dias da Silva Espírito Santo
  • André Paulino Piton
  • Cátia Pontedeira
  • Estefânia Gonçalves da Silva 
  • Fernando da Costa Gonçalves
  • Helena Cláudia de Faria Guimarães
  • Janete da Silva Borges
  • Joana Bessa Topa
  • José Joaquim da Cunha Monteiro
  • Madalena Sofia Alves de Oliveira
  • Maria Amélia Sineiro Andrade
  • Maria Anita Carvalho dos Santos
  • Maria da Conceição de Abreu Ramalho de Almeida
  • Mariana Beatriz de Amorim Gama Ferreira Monte
  • Olga Furriel de Souza Cruz
  • Tatiana Cristina da Silva Severino
  • Vera Mónica da Silva Duarte

Informação Relevante

 

O NEC - Núcleo de Estudantes de Criminologia do ISMAI é um núcleo formado por estudantes que tem como objetivo trabalhar para os mesmos. Para lá de todo o apoio que pode dar aos estudantes de Criminologia, o NEC realiza também diversos eventos científicos que contam com a colaboração da Coordenação da Licenciatura e do Mestrado em Criminologia bem como com a colaboração da UICCC - Unidade de Investigação em Criminologia e Ciências do Comportamento.

 

Nestes eventos científicos pode-se destacar a Semana da Criminologia que já conta com 3 edições e que se carateriza por ser uma semana repleta de eventos teóricos e práticos que completam a formação académica dos/as futuros/as criminólogos/as.

 

O NEC, ciente da importância que a realidade da vida profissional tem para os estudantes, organiza em colaboração com docentes das unidades curriculares de Criminologia, Direito Processual Penal, Técnicas de Resolução de Conflitos, visitas de estudo ao INMLCF - Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, a Estabelecimentos Prisionais e a Tribunais, por forma a assistir a audiências de julgamento. Tem também sido incumbência do núcleo simular cenas de crime incentivando os jovens a chegarem a uma conclusão através da investigação criminal. Esta iniciativa decorre não só na Semana da Criminologia como junto de jovens que estão no ensino secundário.

 
 
 

Mobilidade

 

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

 
 

Propinas/Bolsas e financiamento

 

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Luísa Vieites Rodrigues
Alumna
Quase três anos depois de ter terminado a Licenciatura em Criminologia no ISMAI, o meu percurso profissional tem sido marcado por grandes desafios. - Ver testemunho completo