Licenciatura

Gestão de Empresas

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador de Curso

Filipe Trigueiros Rodrigues 

Provas de Ingresso

Economia (04) ou
Geografia (09) ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais (17)

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Ef 878/2011

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República, Aviso nº 9933/2017 D.R., 2.ª série - n.º 165, de 28 de agosto de 2017

Declaração de retificação n.º 576/2017 (2.ª série), N.º 172 de 6 de setembro de 2017

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES:Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 11-04-2022

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A licenciatura em Gestão de Empresas é uma das licenciaturas da Universidade da Maia - UMAIA com maior procura, ao longo dos mais de 20 anos em que se encontra em funcionamento. Neste período, tem proporcionado aos seus Licenciados saídas profissionais competitivas, formando quadros superiores habilitados para desempenhar funções nas mais diversas áreas das organizações, ou para criar as suas próprias empresas.

Salientam-se como objetivos centrais do curso os seguintes:

- Proporcionar aos futuros licenciados em Gestão de Empresas uma formação completa e abrangente, que a par do desenvolvimento de competências científicas e técnicas privilegie também o desenvolvimento de competências pessoais e sociais (soft skills), como sejam o pensamento crítico, a preocupação com a excelência e o rigor, a capacidade de trabalhar em equipa, a capacidade de análise e de síntese, a capacidade de resolução de problemas e de adaptação a novas situações e realidades;

- Dotar os licenciados em Gestão de Empresas com os conhecimentos e as competências que lhes permitam uma rápida inserção na vida profissional ativa e o desempenho de uma ampla diversidade de funções de nível superior em diversas áreas empresariais, tais como nas áreas financeira, comercial e de marketing, de operações e de recursos humanos, em empresas, associações ou organismos públicos, e que em paralelo despertem o seu interesse pelo prosseguimento de estudos em Gestão (mestrado em Gestão de Empresas) ou numa das suas várias áreas funcionais mais específicas (mestrados em Marketing, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Sistemas de Gestão da Qualidade, entre outros).

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Saídas Profissionais

Os Licenciados em Gestão de Empresas da Universidade da Maia encontram-se preparados para responder às crescentes exigências do mercado de trabalho nacional e internacional, o que tende a traduzir-se numa relativamente rápida inserção na vida profissional ativa.

O caráter abrangente do curso permite que os Licenciados possam desempenhar com competência funções de nível superior nas áreas financeira, comercial e de marketing, de recursos humanos ou de gestão de operações.

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Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Gestão de Empresas (1º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

 A licenciatura em Gestão de Empresas da UMAIA promove uma cultura de grande proximidade no relacionamento entre docentes e alunos, caracterizada pela cordialidade e disponibilidade (mas sem perda de rigor).
Com a atual configuração do plano de estudos, os alunos beneficiam agora da oportunidade de realizar um estágio curricular. Podem também orientar a sua formação para matérias que mais suscitem o seu interesse, através da oferta de unidades curriculares de opção, no 3º ano do curso, organizadas em quatro áreas: Finanças, Marketing, Contabilidade e Gestão Industrial. (1)

(1) De acordo com o estipulado no Regulamento Específico da Licenciatura em Gestão de Empresas, o funcionamento de cada área de opção poderá depender da pré-inscrição de um número mínimo de estudantes, a determinar pelo órgão competente da UMAIA.​​​

  • Ana Cristina Dá Mesquita Pinto Ferreira
  • Angela Maria Carvalho Macedo Malcata 
  • Carla Sofia Pires De Carvalho Oliveira Silva 
  • Carlos Manuel Ferreira dos Santos
  • Eva Cristina Petiz de Freitas Lousã
  • Filipe Trigueiros Rafael de Sampaio Rodrigues
  • Inês de Jesus Rodrigues Gonçalves 
  • Janete da Silva Borges
  • João António Bahia de Almeida Garret 
  • João Paulo Gomes Amorim 
  • João Paulo Oliveira Pinto 
  • Joaquim Fernando Monteiro Pratas 
  • José Manuel Silva Carvalho Vieira 
  • José Paulo Neves Correia Marques dos Santos 

  • Judite Assunção Gonçalves Correia Ribeiro 
  • Mafalda Teles de Moura e Roxo Espírito Santo
  • Manuel Paulo Teixeira Nunes Cunha
  • Maria Alberta Couto Cruz Oliveira
  • Maria Amélia Sineiro Andrade
  • Marta Maria Fontes Guerra da Mota
  • Odete Costa Machado Girão
  • Paula Susana Figueiredo Moutinho
  • Paulo Alexandre Teixeira Faria Pereira de Oliveira
  • Rui Alexandre Salgado Ruela Branco Carreira
  • Rui Manuel da Silveira Araújo 
  • Rui Pedro Labrincha Azevedo
  • Sandra Maria Fevereiro Marnoto
  • Sérgio Paulo da Silva Messias Tormenta 
  • Telmo Rui Dias Bento 
  • Tiago Nuno Pires Oliveira Silva

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Elisabete Lopes
Alumna
O ISMAI foi, sem dúvida, uma agradável surpresa, surgindo como uma instituição que prima pela exigência e qualidade de ensino, pelo ambiente familiar e pela proximidade entre docentes e alunos. - Ver testemunho completo