Coordenador de Curso

Luís Carlos Gonçalves dos Santos Seco

  Novo - Ensino Aprendizagem Digital

 Agora não precisas de estar no Campus para participares nas aulas e colaborares com os teus colegas e professores.

Provas de Ingresso

Matemática (19)
Os estudantes que só possuam Matemática B (16) terão de frequentar uma unidade curricular adicional de Complementos de Matemática cuja frequência é gratuita

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Cr 44/2014

Publicação em Diário da República

Plano de Estudos 1.º Ciclo de 2014 a 2019 Publicação em Diário da República, Aviso n.º 6424/2014 (2ª série), Nº 100, de 26 de maio de 2014.

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES:Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 08-05-2020

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Num domínio que exige uma constante atualização, a licenciatura em Informática tem tido a capacidade de se desenhar e renovar ao longo do tempo, apresentando agora a versão que melhor se ajusta às expectativas dos seus estudantes, contemplando competências técnicas, espírito empreendedor e criativo, capacidade de liderança e trabalho em equipa, características cada vez mais solicitadas pelo mercado de trabalho.

Num dos mais dinâmicos setores de contratação profissional, em que, no caso de profissionais competentes, a oferta de trabalho é substancialmente superior à procura, quer no contexto nacional, quer internacional, o ISMAI, acompanhando o advento da Indústria 4.0 através de um contacto permanente com o tecido empresarial, quer proporcionar às empresas os profissionais com um perfil progressivamente mais qualificado e ajustado às suas reais necessidades.

A licenciatura em Informática do ISMAI apresenta três áreas de especialização:

  • Business Intelligence;
  • Computação Móvel;
  • Redes e Cibersegurança.

A escolha da área de especialização aplica-se ao 3º ano do curso, sendo reforçada no último semestre, quando os estudantes realizam um projeto ou estágio na respetiva área. Esta aposta permite uma formação diversificada, com maior flexibilidade e participação ativa dos estudantes na construção do seu perfil profissional.

Internacionalização

Os estudantes podem candidatar-se a programas de mobilidade para realizar os seus estudos em cerca de 150 instituições de mais 30 países e ainda candidatarem-se a estágios internacionais com possibilidade de apoio financeiro.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Informática (1º ciclo)


O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

Em complemento às atividades letivas, o ISMAI estabeleceu um conjunto de parcerias que permite o acesso a infraestruturas metropolitanas de centros de dados, virtualização, redes de telecomunicações e tecnologias empresariais para desenvolvimento de software.

Destacam-se, neste âmbito, as seguintes parcerias com o tecido empresarial de referência: SWORD Health – tecnologias de fisioterapia digital; Mobinteg - tecnologias móveis de alto desempenho; PH Informática - sistemas de informação geográfica e serviços baseados na localização; Compta - soluções tecnológicas de gestão e inteligência empresarial; Movvo – Business Analytics, Big Data e Internet das Coisas; Findster – tecnologias para animais de estimação; Acresce ainda o facto da parceria com a Alcatel Lucent permitir integrar no curso a certificação Network Routing Specialist I e II; com o projeto Porto Digital possibilita-se ainda o acesso à rede de telecomunicações, IPTV, centro de dados e computação na nuvem da cidade do Porto e com a SAP Portugal, em que é possível a integração dos estudantes no curso de uma certificação global SAP; entre outras parcerias, em permanente desenvolvimento.

1.º Ano Período ECTS
1.º Ano Arquitetura de Computadores Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Introdução à Programação Período 1.º Semestre ECTS 6
1.º Ano Matemática Discreta Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Organização e Gestão de Empresas Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Produção de Conteúdos Multimédia Período 1.º Semestre ECTS 4
1.º Ano Sistemas de Informação Período 1.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Algoritmos e Estruturas de Dados Período 2.º Semestre ECTS 6
1.º Ano Análise de Sistemas Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Bases de Dados Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Estatística e Probabilidades Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Sistemas Operativos Período 2.º Semestre ECTS 5
1.º Ano Tecnologias Internet Período 2.º Semestre ECTS 4
2.º Ano Período ECTS
2.º Ano Comunicação de Dados e Redes I Período 1.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Complementos de Bases de Dados Período 1.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Comunicação de Dados e Redes I Período 1.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Desenvolvimento de Interfaces Período 1.º Semestre ECTS 4
2.º Ano Desenvolvimento Web I Período 1.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Investigação Operacional Período 1.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Programação Orientada a Objetos Período 1.º Semestre ECTS 6
2.º Ano Comunicação de Dados e Redes II Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Data Mining e Big Data Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Desenvolvimento Web II Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Engenharia de Software Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Segurança de Redes e Sistemas Período 2.º Semestre ECTS 5
2.º Ano Sistemas Inteligentes Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Computação Móvel Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Gestão de Sistemas de Informação Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Tópicos Avançados de Computação Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Inovação e Empreendedorismo Período 2.º Semestre ECTS 5

A especialização em Business Intelligence representa a reestruturação e modernização da anterior licenciatura em Informática de Gestão existente no ISMAI durante 20 anos. Esta especialização confere aos estudantes competências em dois perfis complementares: as TIC e a inteligência empresarial. O seu objetivo é formar profissionais em sistemas informáticos de apoio à gestão, incluindo integração de sistemas empresariais, exploração de algoritmos para análise de dados, utilização de ferramentas inteligentes para criação de dashboards e relatórios, gestão do conhecimento, adquirindo, assim, uma formação completa, dotando os graduados de grande polivalência e flexibilidade, muito valorizadas pelo mercado, quer ao nível das PMEs, quer ao nível das grandes empresas.

Saídas Profissionais
Empresas e serviços nas áreas da informática, tecnologias da informação e redes de computadores; análise e programação de sistemas e aplicações de business intelligence; conceção e gestão de bases de dados e de Sistemas de Informação; gestão e análise inteligente de dados, “data mining” e “big data”; gestão de projetos de data science; consultoria e auditoria em TIC’s.

3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Business Intelligence I Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Gestão do Conhecimento Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Sistemas de Informação Geográfica Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Business Intelligence II Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Estatística e Análise Numérica Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Sistemas de Gestão Empresarial Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Projeto de Informática a) Período 2.º Semestre ECTS 10
3.º Ano Estágio de Informática a) Período 2.º Semestre ECTS 10
A especialização em Computação Móvel cobre uma das áreas da informática em maior expansão. Para além de serem tratados temas fundamentais da informática e da programação, incluindo sistemas operativos, programação nas suas várias vertentes, internet, bases de dados, sistemas de informação, segurança, são abordados temas como a criação de interfaces gráficos que se adaptem automaticamente ao tamanho dos ecrãs dos dispositivos móveis, o desenvolvimento de aplicações e jogos para tablets e smartphones, a utilização de redes e de sensores, e serviços que recorrem à computação na nuvem ou que se baseiem na informação sobre a localização do dispositivo móvel.
 
Saídas Profissionais
Empresas e serviços nas áreas da informática, tecnologias da informação, redes de computadores e dispositivos móveis; análise e programação de sistemas e aplicações, incluindo dispositivos móveis; desenvolvimento de jogos digitais para dispositivos móveis; conceção e gestão de bases de dados e Sistemas de Informação; gestão de projetos de informática e sistemas informáticos; computação na nuvem, “data mining” e “big data”.
3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Conceção de Interfaces para Aplicações Móveis Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Desenvolvimento de Jogos Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Redes de Sensores e a Internet das Coisas Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Computação Móvel na Empresa Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Computação na Nuvem Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Sistemas Baseados na Localização Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Projeto de Informática a) Período 2.º Semestre ECTS 10
3.º Ano Estágio de Informática a) Período 2.º Semestre ECTS 10

A especialização em Redes e Cibersegurança confere aos estudantes competências em dois perfis complementares. Por um lado, em redes de computadores, na vertente de configuração, operação e monitorização de redes empresariais, residenciais, de operadores de telecomunicações, de sensores, e nas novas tendências de virtualização de servidores e de equipamentos de rede (SDN). Os estudantes usufruem de um laboratório específico dedicado a estas tecnologias (Switching, Routing, MPLS, GPON, FTTH, IoT, LoRaWAN e virtualização) que os prepara para as certificações da indústria Nokia (NRS1) e CISCO (CCNA). Por outro lado, este ramo de especialização confere competências na componente de cibersegurança dessas mesmas redes e servidores, incluindo em avaliação de vulnerabilidades, pen testing (ethical hacking), deteção de intrusão, tolerância às falhas, resiliência e análise de risco.
 
Saídas Profissionais
Empresas e serviços nas áreas da informática, tecnologias da informação, redes de computadores e dispositivos móveis; análise e programação de sistemas e aplicações incluindo configuração de redes e servidores; gestão de projetos de informática; conceção e gestão de redes, incluindo cibersegurança e virtualização.
3.º Ano Período ECTS
3.º Ano Comunicação de Dados e Redes III Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Gestão da Segurança da Informação Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Redes de Sensores e a Internet das Coisas Período 1.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Cibersegurança Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Comunicação de Dados e Redes IV Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Virtualização em Redes e Sistemas Período 2.º Semestre ECTS 5
3.º Ano Projeto de Informática a) Período 2.º Semestre ECTS 10
3.º Ano Estágio de Informática a) Período 2.º Semestre ECTS 10
A licenciatura de Informática tem uma configuração assente nos melhores padrões internacionais e nas atuais necessidades profissionais dos técnicos superiores, estando simultaneamente preparados para dar resposta aos desafios dos empregos emergentes na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sendo o resultado de uma evolução e melhoria contínua ao longo de mais de 20 anos.
1º Ano Período ECTS
1º Ano Fundamentos dos Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Introdução à Programação Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Matemática Discreta Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Organização e Gestão de Empresas Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Sistemas Operativos I Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Tecnologias Internet Período 1º Semestre ECTS 5
1º Ano Algoritmos e Estruturas de Dados Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Análise de Sistemas Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Complementos de Sistemas de Informação Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Multimédia Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Programação Orientada a Objetos Período 2º Semestre ECTS 5
1º Ano Sistemas Operativos II Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Período ECTS
2º Ano Bases de Dados Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Comunicação de Dados e Redes I Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Desenvolvimento de Aplicações Com Interface Gráfica Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Desenvolvimento de Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Estatística e Probabilidades Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Investigação Operacional Período 1º Semestre ECTS 5
2º Ano Complementos de Bases de Dados Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Comunicação de Dados e Redes II Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Engenharia de Software Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Programação Web Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Segurança de Sistemas Informáticos e Computação Segura Período 2º Semestre ECTS 5
2º Ano Sistemas de Apoio à Decisão Período 2º Semestre ECTS 5
A especialização em Computação Móvel cobre uma das áreas da informática em maior expansão.
Para além de serem tratados temas fundamentais da informática e da programação, incluindo sistemas operativos, programação nas suas várias vertentes, internet, bases de dados, sistemas de informação, segurança; são abordados temas como a criação de interfaces gráficos que se adaptem automaticamente ao tamanho dos ecrãs dos dispositivos móveis, o desenvolvimento de aplicações e jogos para tablets e smartphones, a utilização de redes e de sensores, e serviços que recorrem à computação na nuvem ou que se baseiem na informação sobre a localização do dispositivo móvel.

Saídas Profissionais
Informática, tecnologias da informação, redes de computadores e dispositivos móveis; análise e programação de sistemas e aplicações, incluindo dispositivos móveis; desenvolvimento de jogos digitais para dispositivos móveis; conceção e gestão de bases de dados e Sistemas de Informação; gestão de projetos de informática e sistemas informáticos; computação na nuvem, "data mining" e "big data".
3º Ano Período ECTS
3º Ano Data Mining e Big Data Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão de Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação Móvel Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Conceção de Interfaces para Aplicações Móveis Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Desenvolvimento de Jogos Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Redes de Sensores e a Internet das Coisas Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Inovação e Empreendedorismo Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação Móvel na Empresa Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação na Nuvem Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Sistemas Baseados na Localização Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto/Estágio de Informática Período 2º Semestre ECTS 10
A especialização em Geoinformática confere aos seus licenciados competências em dois perfis complementares: as Tecnologias da Informação e Comunicação e os Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
O seu objetivo é formar profissionais em consultoria e desenvolvimento de SIG, incluindo desenvolvimento de aplicações que integrem sistemas baseados na localização, em mapas e na análise espacial.
Com a disponibilização gratuita de acesso a dados geográficos ao nível de todo o planeta, com a integração de GPS na maioria dos dispositivos móveis, e com o aparecimento da internet das coisas, cada vez mais existe uma grande quantidade de informação geográfica que importa processar e visualizar no contexto dos sistemas de apoio à decisão em muitas áreas de aplicação.

Saídas Profissionais
Informática, tecnologias da informação, redes de computadores e dispositivos móveis; análise e programação de sistemas e aplicações incluindo sistemas avançados baseados na localização; conceção e gestão de bases de dados e de Sistemas de Informação incluindo bases de dados espaciais e SIG;
desenvolvimento de soluções WEB para SIG; gestão de projetos de informática e sistemas informáticos; computação na nuvem, "data mining" e "big data".
3º Ano Período ECTS
3º Ano Data Mining e Big Data Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão de Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação Móvel Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Bases de Dados Espaciais Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Fundamentos de Informação Geográfica Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Geoinformática Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Inovação e Empreendedorismo Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Sistemas Baseados na Localização Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto/Estágio de Informática Período 2º Semestre ECTS 10
3º Ano Web Geo-Espacial Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano SIG Empresarial Período 2º Semestre ECTS 5
Esta especialização representa a reestruturação e modernização da licenciatura em Informática de Gestão que existe no ISMAI há mais de 20 anos.
A licenciatura em Informática com especialização em Gestão (Informática de Gestão) confere aos seus licenciados competências em dois perfis complementares: as tecnologias da informação e comunicação e as ciências empresariais. O seu objetivo é formar profissionais em sistemas informáticos de apoio à gestão empresarial, incluindo gestão de produção, logística, marketing, vendas, gestão financeira e de recursos humanos, adquirindo assim uma formação completa, dando-lhes uma grande polivalência e flexibilidade muito valorizadas pelo mercado, quer ao nível das PMEs quer ao nível das grandes empresas.

Saídas Profissionais
Informática, tecnologias da informação e redes de computadores; análise e programação de sistemas e aplicações; conceção e gestão de bases de dados e de Sistemas de Informação; consultoria e auditoria em TIC’s; gestão de projetos de informática e sistemas informáticos; organização e gestão de empresas, gestão técnica, gestão de recursos. planeamento; atividade comercial sénior no setor das TIC's
3º Ano Período ECTS
3º Ano Data Mining e Big Data Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão de Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação Móvel Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Contabilidade Geral Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão da Produção e Logística Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Marketing Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Inovação e Empreendedorismo Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto/Estágio de Informática Período 2º Semestre ECTS 10
3º Ano Gestão de Recursos Humanos Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão da Segurança da Informação Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão Financeira Período 2º Semestre ECTS 5
A especialização em Redes de Nova Geração confere aos seus licenciados competências em dois perfis complementares: a Informática como perfil principal, incluindo o desenvolvimento de software e os sistemas de informação, e as redes de computadores e telecomunicações como perfil adicional. Dado tratar-se de um perfil adicional, a componente de telecomunicações foca-se essencialmente na componente prática. Os estudantes que pretendam uma maior abrangência teórica e prática da componente de telecomunicações, se bem que à custa de uma menor componente de informática, deverão optar pela licenciatura em Redes de Telecomunicações.

Saídas Profissionais
Informática, tecnologias da informação e redes de computadores; análise e programação de sistemas e aplicações; conceção e gestão de bases de dados e de Sistemas de Informação; gestão de projetos de informática e sistemas informáticos; administração e programação de redes e sistemas informáticos; telecomunicações.
3º Ano Período ECTS
3º Ano Data Mining e Big Data Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão de Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação Móvel Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Comunicação de Dados e Redes III Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Redes de Sensores e a Internet das Coisas Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Tecnologias das Redes de Transporte e Acesso Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Inovação e Empreendedorismo Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto/Estágio de Informática Período 2º Semestre ECTS 10
3º Ano Comunicação de Dados e Redes IV Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Convergência nas Redes de Telecomunicações Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Novas Tecnologias de Telecomunicações Período 2º Semestre ECTS 5
Esta especialização em Sistemas de Informação e Software confere aos seus licenciados competências em tecnologias da informação e comunicação mais voltadas para a análise, especificação, desenvolvimento e manutenção de software e de aplicações informáticas.
O seu objetivo é formar profissionais especialistas no desenvolvimento e manutenção de sistemas informáticos avançados, com especial ênfase para a programação e o desenvolvimento e integração de sistemas, adquirindo assim uma formação que lhes permita desenvolver software e participar em equipas de desenvolvimento de software.

Saídas Profissionais
Informática, tecnologias da informação e redes de computadores; análise e programação de sistemas e aplicações; conceção e gestão de bases de dados e de Sistemas de Informação; gestão de projetos de informática e sistemas informáticos; computação na nuvem, data mining e big data; programação de redes e sistemas informáticos.
3º Ano Período ECTS
3º Ano Data Mining e Big Data Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão de Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação Móvel Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Fundamentos de Informação Geográfica Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Programação Avançada Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Sistemas Distribuídos Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Inovação e Empreendedorismo Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação na Nuvem Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto/Estágio de Informática Período 2º Semestre ECTS 10
3º Ano Gestão da Segurança da Informação Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Integração de Sistemas Período 2º Semestre ECTS 5
A especialização em Sistemas de Informação Empresariais confere aos seus licenciados competências em dois perfis complementares: as Tecnologias da Informação e Comunicação e as ciências empresariais.
O seu objetivo é formar profissionais em sistemas integrados para o apoio à gestão de recursos de empresas de média e grande dimensão, incluindo sistemas de apoio à decisão e à inteligência empresarial.
De destacar que este ramo inclui a formação, o exame e a certificação da indústria ‘Integration of Business Processes in SAP ERP (TERP10)’, através da qual os estudantes têm a opção de associar ao seu diploma académico uma certificação empresarial SAP.

Saídas Profissionais
Informática, tecnologias da informação e redes de computadores; análise e programação de sistemas e aplicações; conceção e gestão de bases de dados e de Sistemas de Informação; consultoria e auditoria em TIC’s; consultoria SAP; gestão de sistemas de informação em organizações de todos os setores de atividade; atividade comercial sénior no setor das TIC's.
3º Ano Período ECTS
3º Ano Data Mining e Big Data Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão de Sistemas de Informação Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Computação Móvel Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Contabilidade Geral Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Gestão da Produção e Logística Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Sistemas de Gestão Empresarial I Período 1º Semestre ECTS 5
3º Ano Inovação e Empreendedorismo Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Projeto/Estágio de Informática Período 2º Semestre ECTS 10
3º Ano Gestão da Segurança da Informação Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano SIG Empresarial Período 2º Semestre ECTS 5
3º Ano Sistemas de Gestão Empresarial II Período 2º Semestre ECTS 5

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.