Licenciatura

Redes de Comunicação e Telecomunicações

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

Coordenador de Curso

Provas de Ingresso

Economia (04) ou
Geometria Descritiva (10) ou
Matemática (16)

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado
Data da Publicação: 31-07-2012

Descrição

A área das Redes de Comunicação e Telecomunicações é uma das mais importantes da atualidade no contexto das novas tecnologias, pois está associada à conceção, implementação, operação e gestão das modernas infraestruturas de comunicação, bem como dos sistemas que lhes estão associados para transmitir e distribuir informação.
Estas áreas têm tido em Portugal um desenvolvimento ímpar com a revolução dos serviços de telecomunicações, estando atualmente os operadores empenhados na substituição das tradicionais redes de acesso, disponibilizando cada vez mais serviços suportados nas novas redes óticas.
Para que um profissional seja um técnico especializado em redes de comunicação, terá que dotar-se de competências sólidas em vários domínios técnicos, em particular, eletrónica, sistemas de telecomunicações, protocolos de comunicação, tecnologias de rede, segurança e administração de serviços de telecomunicações.
De um modo geral, estes aspetos não são tratados em simultâneo na maioria das escolas superiores, pelo que se torna oportuno formar profissionais com este leque de valências tão justamente valorizadas no contexto empresarial. Deve referir-se, no entanto, que esta valorização ocorre sobretudo se as competências criadas se situam no domínio do saber fazer e não apenas no domínio teórico e conceptual. Neste contexto, adquirir competências técnicas sólidas sobre redes de comunicação, no ISMAI, será assegurado com utilização dos laboratórios de eletrónica e de redes de telecomunicações estando o último equipado com equipamentos que possibilitam a participação em programas de certificação promovidos por alguns dos mais importantes construtores de equipamentos de redes de comunicação e telecomunicações que operam no mercado Português.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Os licenciados em Redes de Comunicação e Telecomunicações estarão habilitados a desempenhar funções de quadros superiores em empresas públicas ou privadas, cuja atividade envolva direta ou indiretamente equipamentos, sistemas ou serviços associados a redes de comunicação.

As saídas profissionais são múltiplas, podendo-se referir, a título de exemplo:

  • Planeamento e implementação de redes de comunicação;

  • A sua operação, gestão e manutenção;

  • Administração de redes de computadores;

  • O dimensionamento de redes multisserviços (voz, vídeo e dados), entre outras.

Aspetos Diferenciadores

O ciclo de estudos beneficia de um acordo de parceria com a Alcatel-Lucent. A Alcatel-Lucent, criou o primeiro centro de formação independente da sua organização, em toda a Europa, em parceria com o ISMAI e a Associação Porto-Digital.

Informação Relevante

A Licenciatura em Redes e Telecomunicações foi descontinuada pelo ISMAI em Abril de 2014.
Os estudantes que se encontram a realizar a licenciatura no Instituto Universitário da Maia, continuam os seus estudos e terminarão o seu curso conforme legislação aplicável.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar

Dia de Receção aos novos estudantes - 14 de setembro de 2015
Data Início 1.º Semestre - 15 de setembro de 2015
Data Início 2.º Semestre - 15 de fevereiro de 2016

Calendário escolar completo

Luís Cunha
Alumnus
Este é o futuro, e este passa por licenciaturas deste género onde se formam técnicos de elevada qualidade e elevada capacidade de colocação no mercado. - Ver testemunho completo