Licenciatura

Relações Públicas e Gestão da Comunicacão

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

Coordenadora de Curso

Simone Antoniaci 

Provas de Ingresso

Filosofia (06) ou
Inglês (13) ou
Português (18)

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Cr 59/2022

Publicação em Diário da República

Plano de Estudos 2022 - Aviso N.º 12811/2022 (2.ª série),  N.º 122 de 27 de junho de 2022    

Acreditação do Ciclo de Estudos

Guião de Autoavaliação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da Acreditação
Estado:  Acreditado 6 anos
Data da Publicação:  19-05-2022

Descrição

A Licenciatura espelha as melhores tendências internacionais, resultante da constatação da  importância das Relações Públicas no atual contexto socioeconómico das organizações contemporâneas que apresentam uma crescente procura nesta área de estudo. O Plano Curricular possibilita a aquisição alargada de conhecimentos e aptidões ajustados a um mercado de trabalho cada vez mais diversificado, preparando o profissional de Relações Públicas e Gestão da Comunicação para a prática profissional.

O curso constitui uma oferta formativa importante, em especial para o Norte de Portugal, onde a concentração do tecido empresarial (comércio, indústria e serviços) carece ainda de recursos humanos especializados na área de formação apresentada. Os 30 anos da Universidade da Maia conferem-lhe um forte conhecimento do mercado e posicionamento estratégico, além de excelente relação com os stakeholders, que se tem traduzido num número crescente e na diversificação da oferta em termos de instituições de acolhimento na Unidade Curricular de Estágio. Trata-se de uma oferta formativa relevante, ao nível nacional e europeu, ao apostar na formação de profissionais com competências pessoais, sociais e profissionais ajustadas às exigências com que se deparam as organizações inseridas nas dinâmicas da indústria 4.0 e da web 2.0 e 3.0.

Saídas Profissionais

O profissional de Relações Públicas e Gestão da Comunicação a partir de sua aplicação prática e profissional tem uma dimensão cada vez mais estratégica, alinhada com o posicionamento distintivo e a gestão, não só de empresas e negócios, como instituições públicas, governamentais e associativas, ONG e terceiro setor, territórios e pessoas. Oferece inúmeras possibilidades de interação com áreas como a Publicidade, Jornalismo, Marketing e outros campos da área da Comunicação. Entre as várias saídas profissionais, o profissional de Relações Públicas e Gestão da Comunicação atua em Assessorias e Consultorias como: Assessor de Comunicação; Gestor de Comunicação Organizacional; Diretor de Relações Públicas; Gestor de Eventos; Gestor de Relações com o Cliente; Diretor de Comunicação e posicionamento Institucional; Pesquisas de Opinião; Gestão de Projetos Culturais; Gestor de Comunicação Pública; Consultor de Redes Sociais; Gestor de Públicos/Stakeholders; Responsabilidade Social; Produtor de Conteúdos para diferentes plataformas de comunicação.

Aspetos Diferenciadores

A Licenciatura em Relações Públicas e Gestão da Comunicação evolui do modelo tradicional, com vista a preparar o licenciado para um mercado de trabalho cada vez mais multidisciplinar, exigente e competitivo que contém componentes de interação combinadas com componentes de gestão comunicacional e planeamento estratégico na gestão da comunicação nas organizações. Com um corpo docente altamente qualificado não só no domínio dos Audiovisuais e Produção de Média, como no das Humanidades e no das Ciências da Comunicação, além da infraestrutura disponível para apoio pedagógico com laboratórios e equipamentos de ponta, o curso capacita profissionais para os desafios da comunicação na nova economia digital. 

Outras Informações

- O curso de Relações Públicas e Gestão da Comunicação está adequado às exigências do mercado de trabalho e às exigências de uma economia global, adaptado às exigências regulamentares e objetivos do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, com a redação do Dec. - Lei nº65/2018, de 16 de agosto, em harmonia com os pressupostos de Bolonha.

- Docentes deste curso integram o CITEI – Centro de Investigação, Tecnologias e Estudos Intermédia da Universidade da Maia. 


Propinas/Bolsas e financiamento 

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas​), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

      Candidata-te aqui