Licenciatura

Tecnologias de Comunicação Multimédia

Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação

Coordenador de Curso

Fernando Jorge Sousa Faria Paulino

Provas de Ingresso

Filosofia (06) ou
Geometria Descritiva (10) ou
Matemática (16) ou
Português (18)

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Ef 239/2012

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação:  19-12-2018

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

A Licenciatura foi concebida de forma a assegurar formação para as exigências do mercado de trabalho na área dos audiovisuais e produção para os média.

A multidisciplinaridade da licenciatura permite o desenvolvimento de competências que fomentam, na área da comunicação multimédia, o cruzamento da tecnologia, comunicação e cultura, ligadas à produção e transmissão de conteúdos.

O plano curricular possibilita a aquisição alargada de conhecimentos e aptidões ajustados a um mercado de emprego, cada vez mais diversificado e especializado explorando as novas plataformas e tecnologias de comunicação.

Saídas Profissionais 

Os licenciados poderão ser envolvidos no desenvolvimento de produtos multimédia / audiovisuais entre os quais destacamos: comunicação audiovisual; produção multimédia / audiovisual institucional (imagem corporativa, comunicação empresarial); aplicações web; aplicações e produtos multimédia para sistemas de comunicação móveis; produção pedagógica/educacional; desenvolvimento de projetos audiovisuais no âmbito da cultura; produção de vídeo (ficção, documentário, televisão); animação por computador; videojogos; instalações multimédia; artes digitais.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Tecnologias de Comunicação Multimédia (1º ciclo)


O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

A Licenciatura assenta numa visão contemporânea e interdisciplinar da Comunicação Multimédia, abrangendo as áreas das tecnologias, comunicação e cultura, - numa plataforma de comunicação capaz de produzir e veicular conteúdos e mensagens a partir de diferentes aplicações, plataformas e suportes.

Orienta-se numa dimensão criativa e de inovação tecnológica, colocando uma forte ênfase na realização de projetos e trabalhos multidisciplinares pelos estudantes em conjunto com docentes.

No âmbito deste curso destacam-se os 17 documentários realizados para o Projeto de Recolha do Património Imaterial promovido pela AMP-Área Metropolitana do Porto, assim como a recolha audiovisual para o “Maia Cidade Europeia do Desporto 2014”, uma co-produção de 13 episódios exibidos na televisão pelo Porto Canal.

Docentes deste curso integram a Unidade de Investigação Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), classificado com “Good“ na avaliação internacional no âmbito da FCT.

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Carla Jesus
Alumna
Devido à orientação da Licenciatura para o mercado do trabalho, foi possível aplicar a parte teórica e casos práticos de cadeiras do curso a casos reais que surgiam no dia a dia com prazos, objetivos e análise de resultados. - Ver testemunho completo

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