Mestrado

Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

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Coordenadora de Curso

Mariana de Sena Amaral da Cunha​

coord.meef@ismai.pt

Estudantes - Calendário do Processo de Seriação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) - ano letivo 2022/2023

Processo de Seriação no âmbito da PES 2022/2023  

Destinatários

Licenciados em Educação Física e Desporto, ou áreas afins com um mínimo de 120 créditos de formação na área de Educação Física e Desporto, ou equivalente legal.

Condições de acesso/ingresso – Obrigatória a realização de provas de ingresso (gratuitas)

  1. Provas Documentais e Entrevista, nos termos do Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio,  Provas Ingresso 2022/2023
    Licenciatura em Educação Física e Desporto ou equivalente legal, ou habilitação reconhecida pelo Conselho Científico do ISMAI, nos termos do Decreto-Lei nº43/2007, de 22 de fevereiro.       

Registos

Plano de Estudos 2022 - Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número R/A-Ef 884/2011/AL02
Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Ef 884/2011/AL01

Publicação em Diário da República

Plano de Estudos 2022 - Publicação em Diário da Republica, aviso n.º 11294/2022 (2.ª série), Nº 107 de 2 de junho de 2022 

Publicação em Diário da República, Aviso nº 460/2016 (2ª série), Nº 10 de 15 de janeiro de 2016

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 27-07-2021

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Um dos traços mais característicos e marcantes do ISMAI tem sido a sua aposta na Formação de Professores de Educação Física, em conformidade com as exigências académicas, legais e as que decorrem da profissionalidade docente na atualidade, nomeadamente através de uma proposta formativa que procura responder aos desafios colocados pelo reconhecimento do valor da Educação Física na qualidade das políticas educacionais e desportivas.

 A formação que se preconiza contempla quatro áreas formativas que traçam o perfil do Professor de Educação Física do ISMAI: a lecionação, a gestão educacional, o planeamento e intervenção na comunidade educativa e a extensão à comunidade envolvente. Pretende-se formar profissionais capazes de:
  • Aprofundar e integrar conhecimentos nos domínios da Educação Física e do seu quadro de extensão, nomeadamente do Desporto Escolar e dos Estilos de Vida ativos; 
  • Aplicar pedagógica e didaticamente a sua formação científica, assente numa perspetiva neo humanista de enfoque ético, social e cultural;
    Lidar fundamentadamente com as questões da organização e gestão escolar, desenvolvendo soluções adequadas à diversidade de situações da Escola e da Comunidade; 
  • Saber comunicar adequadamente, através de diferentes formas de expressão, nos contextos educativos específicos; 
  • Assumir comportamentos que privilegiem o trabalho de equipa, a partilha de informação, a superação individual e coletiva nos ambientes educativos em que exercem a docência; 
  • Enquadrar as exigências da profissionalidade num percurso de progressiva autonomia, a partir de uma identidade profissional reflexiva assente nos princípios da cultura desportiva. 

Saídas Profissionais

Habilitação para a docência nos Ensinos Básico e Secundário.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.
Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (2º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

A filosofia deste mestrado assenta nas melhores práticas e na investigação educacional nacional e internacional, procurando através de uma perspetiva inovadora conjugar os saberes da Educação Física com as questões problematizadoras das práticas educativas, num ambiente de investigação – ação que se associa às dinâmicas do núcleo do ISMAI do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano – CIDESD, que obteve a classificação de “very good“, através de avaliação internacional no âmbito da FCT.​​​​

  • António Paulo Vieira Sá Marques Oliveira
  • Bruno Miguel Soares de Oliveira
  • Carlos Manuel Pereira Carvalho
  • Gustavo Marçal Gonçalves da Silva
  • Henrique Coelho Graça Rocha
  • Inês Paula Marques Pinheiro Torres
  • João Luis Campos Pereira da Cruz Viana
  • Jorge Manuel Pinheiro Baptista
  • Jorge Miguel Teixeira Nunes Pereira
  • Luísa Maria Seara Moreira Carneiro Aires
  • Maria Cláudia Brandão Pinheiro
  • Maria Fatima Gomes Sarmento Chaves
  • Maria João Vaz da Cruz Lagoa
  • Maria Paula Santos Pinto Santana Rebelo
  • Maria Teresa Sequeira Ribeiro
  • Mariana de Sena Amaral da Cunha
  • Nuno José Gramaxo Cunha Sampaio Maia
  • Patrícia Maria Silva Gomes
  • Paulo Alexandre Pinto Martins Neta
  • Paulo Sérgio Figueiredo Pereira
  • Rui Manuel Coelho Resende Silva
  • Rui Manuel Flores Araújo
  • Rui Marcelino Maciel Oliveira
  • Sara Diana Leal dos Santos
  • Tânia Cristina Lima Bastos
  • Teresa Paula Dias Figueiras

​A prática de ensino supervisionada visa a integração do estudante-estagiário no exercício da vida profissional de forma progressiva e orientada, pelo desenvolvimento de competências profissionais, do ensino da Educação Física nas seguintes áreas de desempenho:

  • Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem
  • Participação na Escola
  • Relações com a Comunidade
  • Desenvolvimento Profissional.

Poderão inscrever-se na Prática de Ensino Supervisionada os estudantes que reúnam as condições definidas na lei e no regulamento geral do ciclo de estudos. A inscrição é efetuada no Gabinete de Pós-graduações, em data a fixar.

A Colocação dos estudantes é efetuada de acordo com os seguintes critérios:

  • Número mais elevado de unidades curriculares concluídas;
  • Número mais elevado de ECTS;
  • Média ponderada mais elevada;
  • Idade do candidato, dando preferência ao mais idoso.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.


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