Mestrado

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Departamento de Ciências Empresariais

​​

Coordenador de Curso

Eva Cristina Petiz de Freitas Lousã

Destinatários

Licenciados em Ciências da Comunicação, Contabilidade, Economia, Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Desporto, Relações Públicas, Sociologia, ou áreas afins, ou equivalente legal.

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Cr 112/2011/AL01

Publicação em Diário da República

Plano de Estudos 2022 - Publicação em Diário da República, Aviso nº 12808/2022 (2ª série), Nº 122 de 27 de junho de 2022

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 
Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 11-04-2022

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

O Mestrado está estruturado em três semestres (90 ECTS) compostos por uma componente curricular de 54 ECTS (dois semestres), à qual corresponde um diploma de Pós-Graduação, e por uma componente não-letiva de 36 ECTS que poderá assumir a figura de uma Dissertação ou Trabalho de Projeto.

O plano curricular está desenhado de forma a permitir ao estudante um contacto lógico, interdisciplinar e atualizado sobre as matérias mais relevantes para a Gestão Estratégica de Recursos Humanos na Era do Conhecimento.

O Mestrado está vocacionado para a exploração das dinâmicas suscetíveis de responder às necessidades de uma Economia progressivamente global, multicultural e plural, onde os processos relacionados com a valorização, desenvolvimento e retenção do talento assumem uma dimensão estratégica, económica, psicossocial e ética incontornável.

O Mestrado visa dotar os estudantes de competências que lhes permitam:

  1. Compreender causas, características e consequências das políticas e intervenções no domínio da Gestão do Capital Humano; 
  2. Avaliar, desenvolver e implementar soluções originais para problemas complexos relacionados com os processos de planeamento estratégico, comportamento e mudança organizacional; 
  3. Conduzir autonomamente projetos de consultadoria e/ou intervenção organizacional e investigação neste domínio disciplinar.

O Mestrado permite assim a formação de profissionais altamente qualificados e especializados, com competências sistémicas, analíticas e relacionais, indispensáveis para dinamização de processos e atividades, visando a melhoria dos desempenhos e a otimização dos comportamentos organizacionais.

Saídas Profissionais

 Os Mestres em Gestão Estratégica de Recursos Humanos estão habilitados para o exercício da atividade de Técnico, Gestor, Diretor ou Consultor de Recursos Humanos, em organizações com ou sem fins lucrativos, de âmbito local ou global, na indústria ou serviços, privadas ou públicas.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Gestão Estratégica de Recursos Humanos (2º ciclo)


O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

O Plano de Estudos foi desenhado a partir de modelos existentes nas mais conceituadas universidades Europeias e Nacionais, o que lhe confere um caráter simultaneamente global e local.

 O corpo docente é integralmente constituído por doutorados em universidades de referência, e com sólida experiência profissional no exercício de funções empresariais na indústria e/ou serviços. A conjugação destes aspetos favorece dinâmicas de ensino que cumprem não só os mais elevados padrões de exigência académica, como refletem também as perspetivas, as necessidades, as preferências, e os constrangimentos do tecido e pensamento empresarial. Docentes deste Mestrado encontram-se integrados em Unidades de Investigação reconhecidas pela FCT com a classificação de Muito Bom Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e Bom Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE-UBI), entre outras.

  • Alberto Manuel Peixoto Pinto
  • Ana Isabel Machado Lopes Sampaio de Pinho
  • Célio Alberto Alves de Sousa
  • Cristina Teresa Salvador Rebelo
  • Eva Cristina Petiz de Freitas Lousã
  • Filipe Trigueiros Rafael de Sampaio Rodrigues
  • Maria Manuel Fernandes Fonseca Sá
  • Marta Maria Fontes Guerra da Mota
  • Reinaldo Jorge Sousa Santos
  • Ricardo Vergueiro Fernandes Costa
  • Rui Pedro Labrincha Azevedo
​A escolha entre a realização de uma Dissertação ou de um Projeto é uma prerrogativa do estudante.
A Dissertação consiste num trabalho académico original, tendencialmente fundamental, sobre um ou mais assuntos relacionados com o âmbito do curso do mestrado.
O Projeto consiste num trabalho académico original, tendencialmente aplicado, sobre um ou mais assuntos relacionados com o âmbito do curso do mestrado.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Catarina Oliveira
Alumna
Existe uma frase de Confúcio que nos foi dita constantemente durante o mestrado que me acompanha todos os dias e que não posso deixar de partilhar com vocês: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás de trabalhar um único dia da tua vida.” - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui