Mestrado

Psicologia Clínica e da Saúde

Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento

Coordenadora de Curso

Carla Alexandra Castro Cunha

Destinatários

Licenciados em Psicologia

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Ef 3358/2011/AL01

Publicação em Diário da República

Plano de Estudos 2022 – Publicação em Diário da República, Aviso nº 15995/2022 (2ª série), Nº 155 de 11 de agosto de 2022

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 16-08-2021

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Este Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (MPCS) dá continuidade à formação em Psicologia do 1º Ciclo, com uma formação avançada que confere as competências necessárias à futura integração profissional no mercado de trabalho e permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses. Simultaneamente, através de um conjunto alargado de opcionais, o/a estudante pode definir e personalizar o seu perfil de formação, adequando-o aos seus interesses.

O mestrado está ancorado na aquisição de conhecimentos de ponta na área da Psicologia Clínica e da Saúde, promove o contacto com a diversidade de orientações e contextos de atuação neste âmbito e apoia a clarificação de questões associadas ao desenvolvimento da identidade e postura do profissional desta área científica. Finalmente, o segundo ano dedicado ao Estágio e à Dissertação forma os futuros profissionais simultaneamente para uma prática informada pela investigação empírica e para competências de investigação e criação de conhecimento científico e técnico na área da Psicologia Clínica e da Saúde.

Adotando uma abordagem educativa centrada no/a estudante e na promoção das suas competências pessoais e profissionais, pretende-se desenvolver um leque vasto de conhecimentos e capacidades, tais como: competências de definição de objetivos, de avaliação psicológica e de intervenção psicológica; competências de comunicação e gerais (instrumentais, interpessoais e sistémicas) e de desenvolvimento de produtos ou inovações na área; e o estabelecimento de uma identidade profissional fundamentada.

Saídas Profissionais

Os Mestres em Psicologia Clínica e da Saúde são detentores de uma formação científica e profissional especializada que permite o acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses e os habilita para o exercício das funções de Psicólogo Clínico.

Com estas características, as saídas profissionais abrangem: Hospitais, Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde), Centros de Saúde Mental, Centros de Atendimento e Reabilitação de Toxicodependentes, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Serviços Comunitários com valência de Psicologia, Câmaras Municipais e Profissão Liberal.

Em conjunto com outros profissionais, os Psicólogos Clínicos participam da criação e implementação de políticas de prevenção da saúde nas populações e promoção de estilos de vida saudáveis e elaboração de programas de intervenção em Saúde e Psicologia Clínica.

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Psicologia Clínica e da Saúde (2º ciclo)


O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

Com um leque de docentes do ISMAI com um currículo relevante ao nível nacional e internacional, este mestrado integra linhas de investigação profícuas, com trabalhos apresentados em conferências nacionais/internacionais e em publicações nacionais e internacionais, nas quais os/as estudantes são envolvidos.

Dotado de um plano de estudos único a nível nacional, o MPCS oferece também diversos workshops em Psicologia Clínica e da Saúde e áreas complementares, que permitem o contacto dos estudantes com especialistas de renome nacional e internacional, que visitam regularmente o ISMAI.

O MPCS funciona em articulação com o Centro de Apoio e Serviço Psicológico do ISMAI, que dá apoio à comunidade académica e geral. Esta articulação permite a investigação sobre a consulta psicológica e a prática da psicoterapia numa multiplicidade de situações, bem como a realização de estágios curriculares.

Diversos docentes deste Mestrado são membros integrados de unidades de investigação recentemente avaliadas pela FCT como, por exemplo, o Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), classificado com “Excellent” por um painel internacional.

  • Alberto Manuel Peixoto Pinto
  • Alice Amélia de Freitas Pereira
  • Ana Sofia Antunes das Neves
  • Carla Alexandra Castro Cunha
  • Carla Elisabete Duarte Peixoto e Melo de Carvalho
  • Daniela Carla Oliveira Alves Nogueira
  • Estefânia Gonçalves da Silva 
  • Eunice Liliana Dias Barbosa
  • Eva Costa Martins
  • Francisco Luís Baptista de Sá Machado
  • Helena Maria Fernandes Grangeia
  • Isabel Maria Morais Basto
  • Joana Bessa Topa
  • Joana Filipa Fonseca Carreiro

  • João Manuel Castro Faria Salgado
  • José Paulo Correia de Almeida
  • Liliana Maria Alves Meira
  • Maria Anita Carvalho dos Santos
  • Marisalva Fernandes Fávero
  • Marlene Patrícia Monteiro Sousa
  • Patrícia de Jesus Lopes Pinheiro
  • Pedro Humberto Araújo Teques

  • Tiago Bento da Silva Ferreira
  • Valéria Cristina Sousa Gomes
  • Yamisel Chong Espino

O curso funciona em dois horários, diurno e pós-laboral.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Eunice Liliana Dias Barbosa
Alumna
O ISMAI marca a minha vida académica e profissional pelas oportunidades que me ofereceu a nível da aprendizagem, crescimento pessoal, empregabilidade, apoio e reconhecimento. - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui