Mestrado

Transformação Digital

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador de Curso

José Luís Tavares Pires Dias Reis 

Publicação em Diário da República

Aguarda Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 
Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 08-07-2021

Descrição

Este curso proporciona formação avançada, que pretende preparar os estudantes para serem agentes da transformação digital nas organizações, capacitando-os com competências, assentes na criação de valor, que permitam balancear a gestão estratégica dos negócios tradicionais e digitais, nos aspetos que permitem relacionar as organizações e as pessoas, explorando a utilização dos Sistemas e das Tecnologias de Informação, maximizando os seus benefícios para as organizações e para a sociedade.

Podem candidatar-se ao mestrado em Transformação Digital os:
- Titulares do grau de licenciado em cursos nas áreas das Ciências Empresariais, das Ciências Informáticas e áreas afins; 
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.

Saídas profissionais

Os mestres em Transformação Digital têm diferentes saídas profissionais, nomeadamente as que estão associadas à gestão de empresas e organizações, gestão da transformação digital, gestão da mudança organizacional, gestão estratégica, empreendedorismo, gestão da inovação e gestão da sustentabilidade. 

Aspetos diferenciadores

O Plano de Estudos foi desenhado a partir de modelos existentes nas mais conceituadas universidades mundiais, sendo o primeiro mestrado a nível nacional na área de transformação digital, o que lhe confere um caráter inovador. 
O mestrado em Transformação Digital pretende explorar as oportunidades de mercado relativamente à transição que as organizações têm de fazer para a gestão do digital.

O corpo docente é integralmente constituído por doutorados em universidades de referência, com experiência nas competências que conduzem às estratégias e à operacionalização dos planos de Transformação Digital. Os docentes deste Mestrado encontram-se integrados em Unidades de Investigação reconhecidas pela FCT com a classificação de "Excelente" LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, "Muito Bom" INESC TEC - INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e "Bom" Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais da Universidade do Porto, entre outras.

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.