Mestrado

Transformação Digital

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador de Curso

José Luís Tavares Pires Dias Reis 

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A-Cr 276/2021

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 
Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 08-07-2021

Descrição

Este curso proporciona formação avançada, que pretende preparar os estudantes para serem agentes da transformação digital nas organizações, capacitando-os com competências, assentes na criação de valor, que permitam balancear a gestão estratégica dos negócios tradicionais e digitais, nos aspetos que permitem relacionar as organizações e as pessoas, explorando a utilização dos Sistemas e das Tecnologias de Informação, maximizando os seus benefícios para as organizações e para a sociedade.

Podem candidatar-se ao mestrado em Transformação Digital os:
- Titulares do grau de licenciado em cursos nas áreas das Ciências Empresariais, das Ciências Informáticas e áreas afins; 
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico;
- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico.

Saídas profissionais

Os mestres em Transformação Digital têm diferentes saídas profissionais, nomeadamente as que estão associadas à gestão de empresas e organizações, gestão da transformação digital, gestão da mudança organizacional, gestão estratégica, empreendedorismo, gestão da inovação e gestão da sustentabilidade. 

Aspetos diferenciadores

O Plano de Estudos foi desenhado a partir de modelos existentes nas mais conceituadas universidades mundiais, sendo o primeiro mestrado a nível nacional na área de transformação digital, o que lhe confere um caráter inovador. 
O mestrado em Transformação Digital pretende explorar as oportunidades de mercado relativamente à transição que as organizações têm de fazer para a gestão do digital.
O corpo docente é integralmente constituído por doutorados em universidades de referência, com experiência nas competências que conduzem às estratégias e à operacionalização dos planos de Transformação Digital. Os docentes deste Mestrado encontram-se integrados em Unidades de Investigação reconhecidas pela FCT com a classificação de "Excelente" LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, "Muito Bom" INESC TEC - INESC Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e "Bom" Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais da Universidade do Porto, entre outras.
Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.