Mestrado

Turismo, Património e Desenvolvimento

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenador de Curso

Eduardo Cordeiro Gonçalves

Destinatários

Licenciados em Turismo, Geografia; Ciências da Comunicação; Gestão do Património; História; Marketing; Relações Públicas; Antropologia; Sociologia; Tecnologias de Comunicação Multimédia; ou áreas afins, ou equivalente legal.

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 26-04-2019

Avaliação do Ciclo de Estudos

 

Descrição

Com este Ciclo de estudos pretende-se criar um grupo de profissionais e investigadores devidamente dotados com um conjunto de ferramentas de aplicação, em ordem ao aumento das performances de especialização avançada e ao incremento da eficiência e eficácia dos ativos na área do turismo cultural.

O presente curso de Mestrado ambiciona proporcionar aos mestrandos saberes e competências a nível teórico, prático e metodológico em áreas de atividade onde o ócio cultural, o património e o desenvolvimento constituam os temas centrais. Em simultâneo, pretende-se ainda garantir um conhecimento científico seguro sobre as potencialidades turísticas e patrimoniais do país.

Saídas Profissionais

  • Administração Pública;
  • Entidades Regionais;
  • Agências e Sociedades de Desenvolvimento;
  • Autarquias e Associações de Municípios;
  • Associações de de Desenvolvimento Regional;
  • Empreendedorismo;
  • Empresas de Consultoria;
  • Gestores de Produtos Turísticos;
  • Programação de Atividades Culturais;
  • Ensino e Investigação;

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados do ISMAI.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Turismo, Património e Desenvolvimento (2º ciclo)


O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

Este mestrado encontra-se associado ao CEDTUR – Centro de Estudos de Desenvolvimento Turístico, uma unidade orgânica de investigação do ISMAI, cujos investigadores enformam o GR1 – Turismo, Identidades e Património Cultural (CETRAD uID 4011/FCT), classificado com “Very Good“, na avaliação internacional promovida pela FCT.

Os objetivos da investigação centram-se nos seguintes eixos de estudo:
  • Herança Cultural e Recursos patrimoniais e paisagísticos;
  • Produtos e Destinos Turísticos;
  • Governança e Turismo.


Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.​

Eventos
Lígia Azevedo
Alumna
Tudo o que aprendi tem sido uma mais-valia e uma ferramenta imprescindível para o progresso e aprendizagem na minha carreira. - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui