A lei e o combate à violência doméstica.

Data

21 de fevereiro de 2019:
  • 11h00 Portugal

Como Aceder

  • Estes webinars decorrem ao vivo no Facebook.
  • Livestream

Resumo

Formadoras

Fundadora e Coordenadora-Geral da Associação Projecto Criar. Advogada e gestora na LVM Advogados e diretora do escritório do Porto da sociedade de advogados Martinez Echevarria & Ferreira. Possui o MBA pela Escola de Gestão Empresarial da Universidade Católica Portuguesa.Tem especialização na área da igualdade de género e violência doméstica.

Foi Juíza Social na Comarca do Porto. Faz parte da APMJ (Associação Portuguesa de Mulheres Juristas) desde o ano 2003. Foi consultora no Projecto Lexis da APMJ, formando operadores judiciários na área da violência doméstica. Tem coordenado vários projetos na Associação Projecto Criar (e.g., GIAC - Grupo Interdisciplinar de Apoio à Criança, Projeto VITA (intervenção no combate à Violência de Género), Projeto MIME – Apoio a Crianças e Mulheres Imigrantes e de Minorias Étnicas) e na APMJ (Projeto “Ousar Vencer a violência na família”). Info-Point no Conselho da Europa - Programa HELP28, em representação da Ordem dos Advogados. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados no triénio 2014-2017. Formadora e Júri no CEJ. Representou a APMJ no Quartel-general da Nato a convite da "Public Diplomacy Division, e junto do Parlamento Europeu, em Bruxelas. É autora e co-autora de vários livros e manuais e artigos na área da violência contra crianças e mulheres, direito da família, rapto internacional de crianças ao abrigo da Convenção de Haia, violência doméstica, igualdade de género e tráfico de seres humanos.
Vencedora do Prémio Lopes Cardoso atribuído pela Ordem dos Advogados Portugueses.
Mais informações
Ler mais...

É doutorada em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), na área de Estudos de Gênero. Pós-doutoranda em História, na Universidade Federal de Santa Catarina, no projeto intitulado 'Criando laços, fazendo redes: encontros e articulações feministas no Brasil dos anos 70 e 80". Pós doutorada em Antropologia Social no CNRS, EHESS, Universidade de Toulouse le Mirail, LISST, no quadro do Projeto CAPES-COFECUB intitulado “Gênero, sexualidade e parentesco: um estudo comparativo entre França e Brasil”.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), especialização em Direito Civil e Direito do Trabalho. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É professora visitante no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, feministas e sexualidades; feminismos no Brasil; família no Brasil contemporâneo; gênero e direito, conjugalidades entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, conjugalidades e homoparentalidades no Brasil e na França, violências de gênero, migrações, pesquisa e ensino em História.
Mais informações
Ler mais...

Moderadora

  • Fábia Pinheiro (Associação Projecto Criar)