Licenciatura

Engenharia de Segurança do Trabalho

Departamento de Ciências Empresariais

Coordenadora de Curso

Provas de Ingresso

Física e Química (07) e Matemática (16))

Publicação em Diário da República

Acreditação do Ciclo de Estudos

Estado: Acreditado 6 anos
Data da Publicação: 07-05-2012
Informação oficial da A3ES: Resultado da acreditação 

Descrição

As condições de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST) têm por base programas de prevenção de riscos profissionais que, através da diminuição da sinistralidade laboral, contribuem para o aumento da produtividade e melhoria da competitividade das empresas. A licenciatura assegura o desenvolvimento de competências necessárias para antecipar, reconhecer, avaliar e controlar os perigos para a saúde dos trabalhadores.

Saídas Profissionais

Engenheiros com capacidade de atuação em empresas de diversos setores: construção civil, energético, químico, metalúrgico, empresas agroalimentares, prestadoras de serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, câmaras e autarquias, comércio, restauração, hotelaria, entre outras.

Aspetos Diferenciadores

Esta licenciatura encontra-se registada na Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET) e homologada pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Confere o Certificado de Aptidão Profissional (CAP) de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho (Nível VI) e o CCP de Formador pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, IEFP.
Esta licenciatura é fortemente sustentada pelo Centro de Apoio Técnico à Segurança no Trabalho (CATST) que é um laboratório acreditado pelo Instituto Português da Acreditação (IPAC) para as áreas de acústica e vibração (ruído ambiente, ruído laboral e vibrações do corpo humano), além de ar ambiente (colheita e determinação de poeiras totais e respiráveis e determinação de níveis de iluminância). Todos os alunos têm oportunidade de aprofundar a sua formação prática, através do contacto com técnicos altamente especializados e da utilização de equipamentos de ponta na área da Higiene Industrial.     
Acresce ainda, a possibilidade de contacto com o tecido empresarial, contribuindo para uma melhor inserção dos futuros licenciados no mercado de trabalho.
Estes aspetos diferenciadores garantem à licenciatura de Segurança do Trabalho do ISMAI, uma elevada taxa de empregabilidade, acima de outras licenciaturas congéneres.

Condições para inscrição na unidade curricular Projeto (3.º Ano)

Na unidade curricular de “Projeto”, o estudante poderá efetuar um estágio curricular numa empresa ou desenvolver um trabalho de investigação na área de SHST com temática validada e/ou aplicada em contexto real de trabalho.

Os candidatos a Projeto terão de reunir as seguintes condições:

  1. Encontrar-se nas condições do Regulamento de Avaliação do ISMAI relativas à transição de ano;

  2. Possuir aprovação às unidades curriculares:
    • Ergonomia do Trabalho;
    • Direito Aplicado à Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;
    • Higiene Ocupacional I;
    • Segurança no Trabalho I;
    • Avaliação e Gestão do Risco I;
    • Prevenção e Proteção Contra Incêndios.

  3. Possuir frequência às unidades curriculares:
    • Saúde Ocupacional;
    • Organização e Gestão da Prevenção;
    • Higiene Ocupacional II;
    • Segurança no Trabalho II;
    • Avaliação e Gestão do Risco II;
    • Organização da Emergência;

consideradas pré-requisitos gerais para as três áreas de Projeto.

Mobilidade

​Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras do ISMAI.

Propinas/Bolsas e financiamento

​O ISMAI procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

Calendário escolar 2016/2017 » saber mais

Dia de Receção aos novos estudantes - 14 de setembro de 2016
Data Início 1.º Semestre - 15 de setembro de 2016
Data Início 2.º Semestre - 13 de fevereiro de 2017
Sandra Cristina Maia Campos
Alumna
Estou desde Outubro de 2013 até à data em ABU Dhabi pela mesma empresa Odebrecht , SA- Abu Dhabi, a participar na construção do maior poço de Bombagem de esgotos do Mundo. - Ver testemunho completo

      Candidata-te aqui