Mestrado

Gestão do Desporto

Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto

​​

Coordenação de Curso

Celina Raquel Nunes Gonçalves

Destinatários

Licenciados em Ciências da Comunicação, Economia, Educação Física e Desporto, Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Desporto, Informática de Gestão, Marketing, Relações Públicas, Turismo, áreas afins, ou equivalente legal.

Registos

Curso registado na Direção Geral do Ensino Superior com o número  R/A -Ef 280/2012/AL01

Publicação em Diário da República

Plano de Estudos 2022 - Aviso n.º 13071/2022 (2.º série), N.º125 de 30 de junho de 2022

Acreditação do Ciclo de Estudos

Informação oficial da A3ES: Acreditação do Ciclo de Estudos 
Estado: Acreditado 3 anos
Data da Publicação: 09-05-2022

Avaliação do Ciclo de Estudos

Descrição

Este mestrado tem como objetivo formar profissionais com elevada competência técnica na gestão de organizações desportivas. Ao contribuir para uma melhor compreensão das tendências de evolução na prestação de serviços no setor do Desporto, procura-se dotar os futuros mestres de conceitos, técnicas e métodos fundamentais para um pleno desempenho da sua atividade profissional.

A utilização de estudos de caso de excelência na gestão de organizações desportivas é uma constante ao longo deste curso de mestrado, facilitando a aprendizagem e aplicação desses conhecimentos em diversas áreas funcionais das organizações desportivas.

Pretende-se facultar aos participantes as novas teorias e metodologias desenvolvidas na área dos sistemas de gestão no desporto, a partir de uma perspetiva académica, contextualizada num ambiente organizacional identificado com uma cultura desportiva, sem esquecer a aplicação prática que possam ter nas suas áreas profissionais.

Saídas Profissionais

Os futuros mestres em Gestão do Desporto poderão exercer uma atividade profissional em organizações públicas (autarquias, institutos públicos), organizações do setor privado (health clubs, empresas de retalho desportivo, gestão de carreiras desportivas, organização de eventos desportivos), organizações do setor privado não lucrativo (clubes desportivos, associações de modalidade, federações desportivas) ou criar a sua própria atividade profissional como consultores externos

Empregabilidade

Na sequência do trabalho encetado pelos gabinetes GEPAQ/GE para acompanhamento do percurso profissional dos seus diplomados, a instituição desenvolve desde o ano de 2015, um estudo transversal através da aplicação de um questionário, de periodicidade trianual, com uma estrutura de observação regular da situação de emprego dos diplomados.

Apresenta-se no seguinte link, os painéis de indicadores estatísticos que resultam desse estudo.

Relatório do Inquérito aos Diplomados do Curso de Gestão do Desporto (2º ciclo)

O Portal InfoCursos da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) apresenta, também, dados e estatísticas sobre a empregabilidade do curso através do seguinte link

Aspetos Diferenciadores

O mestrado em Gestão do Desporto possui um corpo docente constituído por profissionais com uma vasta carreira académica e profissional em contextos tão diversos como o desporto nas autarquias, exercício físico e saúde, marketing, governação do desporto, desporto de alto rendimento e o retalho especializado. Este facto potencia a ligação à comunidade, às empresas e profissionais que estão no terreno e que acolhem os alunos no segundo ano do curso, destinado à elaboração da dissertação ou trabalho de projeto.

As atividades investigativas dos docentes deste mestrado estão associadas a várias Unidades de Investigação & Desenvolvimento, destacando-se o Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD/UMAIA) reconhecido pela FCT com Muito Bom, do qual a UMAIA (ISMAI) é membro fundador.​​

  • Celina Raquel Nunes Gonçalves
  • Célio Alberto Alves de Sousa
  • Gastão Fernando Silva Sousa
  • Isilda Maria Tavares Dias
  • Janete da Silva Borges
  • João António Bahia de Almeida Garret 
  • João Carlos Pereira Guedes Pinho Oliveira
  • João Luis Campos Pereira da Cruz Viana
  • José Carneiro Oliveira Neto
  • José Luís Tavares Pires Dias Reis
  • José Paulo Neves Correia Marques dos Santos
  • Pedro Miguel Araújo Rodrigues
  • Ricardo José Vaz Alves Monteiro
  • Ricardo Vergueiro Fernandes Costa
  • Sandra Maria Fevereiro Marnoto
  • Vítor Manuel Aves Sobral

Mobilidade

Todos os nossos estudantes podem candidatar-se a fazer parte do seu curso em Mobilidade, numa das instituições de ensino superior estrangeiras, parceiras da Universidade da Maia.

Propinas/Bolsas e financiamento

​A Universidade da Maia procura ajudar a financiar os estudos (propinas), pelo que promove um conjunto de apoios financeiros, tais como protocolos, bolsas e financiamento.

       Candidata-te aqui