EXSI 2019

Evento anual E—X—S—I, Encontro Expressões entre o Som e a Imagem.

quinta-feira, 28 março 2019
Sala de concertos do Maus Hábitos

​E — X — S — I

28 março 2019
Maus Hábitos — Porto


O evento anual E—X—S—I, Encontro Expressões entre o Som e a Imagem, nasce da reflexão coletiva, por académicos, criadores, curadores e formandos, sobre a articulação entre a prática e a investigação contemporânea nos diversos domínios do som e da imagem.
O E—X—S—I é organizado pelos docentes e alunos da Licenciatura Arte Multimédia do ISMAI.

A palavra encontro é central no conceito do evento, pois reflete a confluência, num diálogo informal, dos meios de criação, de ensino, de exibição, de produção e de distribuição, de uma grande diversidade de conteúdos sonoros e os visuais, expressos nos mais variados resultados, desde o design interativo, às curtas-metragens, às instalações ou às performances audiovisuais. Sem circunscrição, em vez disso, permanente exploração.
O E—X—S—I é um evento anual, de um dia, que decorre entre março e abril, desde 2016, e está aberto a todos os interessados nas diversas temáticas.
 
Este ano, o E—X—S—I vai ao encontro do Vivárium Festival cruzando os tempos em que ambos decorrem abordando temas transverssais aos dois eventos. Pelo segundo ano, a sala de concertos do Maus Hábitos será preparada especialmente para receber as cinco apresentações que constituem o E—X—S—I, das quais uma ainda não está confirmada.
Sobre as apresentações confirmadas:

CURADORIA: RESEARCH-BASED ARTE E MEMÓRIA, pela curadora, investigadora e professora do ISMAI, Vera Carmo, apresenta a memória como tema associada ao processo e refletida na prática artística e na curadoria. A Vera Carmo trabalha este tema através da investigação e da curadoria do Espaço Campanhã.
 
A particularidade da GALERIA PORTÁTIL PLF (Pierrot Le Fou Editora), é ser contentora de uma organização particular de formas, tal como um livro, no seu sentido concetual. É por isso interessante que este objeto-espaço móvel seja o projeto de uma editora.
A apresentação é da Susana Lourenço Marques, investigadora, professora da FBAUP e co-criadora da GALERIA PORTÁTIL, que faz parte da programação do Festival.

A designer Joana Pestana, também professora na Universidade de Sheffield Hallam (SHU), apresentará um conjunto de ações colaborativas em torno de diversos softwares como ferramentas do design. A sua apresnetação, entitula-se DESIGN E DESOBEDIÊNCIA e expressa estratégias de confronto com uma realidade que tomamos por certa tendo tomando a posição social do designer.

Deixamos para o fim a apresentação mais performática, do João Sarnadas. Chama-se  1 - DAR NOME A PALESTRAS 2 - UM PATO SEM PATA e apresenta o projeto do qual participa entitulado Favela Discos. Aguardamos, com esta apresentação, algo inesperado, um final que responde ao conceito do Encontro.