Besides the Screen 2020

Subtitulo: Materialities / Networks / Remediation / Migration
Materialidades / Redes / Remediação / Migração
 

quarta-feira, 22 julho 2020 a sexta-feira, 24 julho 2020
YouTube

A conferência Besides the Screen 2020 @ ISMAI integra uma série de eventos que celebram dez anos da rede de investigação "Besides the Screen" ao longo de 2020. 

Besides the Screen é uma rede internacional de investigação sobre a experimentação nos meios audiovisuais. O seu objetivo é reconfigurar o campo de estudos audiovisuais, recentrando-o nos objetos, processos e práticas aparentemente secundários que existem 'além' do cinema. Besides the Screen significa também promover um ambiente académico aberto e horizontal, favorecendo abordagens baseadas na relação entre prática e investigação e colaborações artísticas. Ao longo destes dez anos, a conferência teve como temas: inteligências gráficas e ficções algorítmicas; arquivos, nuvens e plataformas; VR, produção de filmes volumétricos e controlo espacial; métodos e materiais curatoriais; pirataria e distribuição, entre outros. 

 A Besides the Screen 2020 @ ISMAI decorrerá apenas online e acolhe diversas comunicações que estimulam o debate sobre materialidades, redes, remediação, migração de/em meios audiovisuais, bem como um conjunto de reflexões de artistas sobre as suas práticas. 

Programa da conferência http://besidesthescreen.com/besides-the-screen-2020-conference/


Comissão científica e organizadora 

Ana Carvalho (ISMAI, Portugal)

Célia Sousa Vieira (ISMAI, Portugal)

Célia Sousa Vieira (ISMAI, Portugal)

Gabriel Menotti (Queen's University, Canada)

Inês Maria Veiga Guerra dos Santos (ISMAI, Portugal)

Virginia Crisp (King's College, London, UK)

 

Design
Gavin Singleton

 

Animações multimédia e som
Vídeo: Neide Silva, Ricardo Nunes, Lucas Pinheiro
Som: Ben