Lights4Violence

Camera, Lights and Action Against Dating Violence

Âmbito Geográfico Internacional
Linha de Investigação Psicologia
Data de Início
01/12/2017

Data de Fim
30/11/2019

Referência
Grant agreement nº 776905

Parceiros
Universidade de Alicante (ES) https://www.ua.es - coordenadora
ISMAI/Maiêutica (PT) https://www.ismai.pt/pt 
Instituto de Salud Carlos III (ES) http://www.isciii.es
University of Economics and Innovation in Lublin  (PL) https://www.wsei.lublin.pl  (resigned)
Adam Mickiewicz University, Poznań (PL) https://amu.edu.pl (new)
Universitatea de Medicina si Farmacie Grigore T. Popa Iasi (RO) https://www.umfiasi.ro
Cardiff Metropolitan University (UK) https://www.cardiffmet.ac.uk/Pages/default.aspx 
Libera Universita Maria SS. Assunta di Roma (IT) https://www.lumsa.it 

Estado Terminado
Violência no Namoro: Vamos promover relacionamentos saudáveis entre adolescentes - Filmamos Juntos para Nos Vermos num Novo Presente.
Objetivos do Projeto

O Projeto Lights4Violence visa promover as competências dos/as jovens no sentido de melhorar as suas relações de intimidade. Os/as beneficiários/as diretos/as do Projeto são estudantes e professores/as do ensino secundário. Em cada país parceiro serão identificados/as 10 a 15 professores/as e 240 estudantes, de escolas secundárias, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos.

Em relação aos/às jovens o Projeto visa: capacitar para o reconhecimento dos fatores protetores da violência na intimidade (individuais, familiares, escolares e sociais); contribuir para a educação e para a consciencialização a respeito da importância das relações interpessoais positivas baseadas na auto-estima e na confiança; estimular a desconstrução de atitudes sexistas e de tolerância da violência de género e da violência no namoro; promover competências de gestão de problemas e conflitos no que à comunicação, mediação e negociação interpessoal diz respeito; empoderar no sentido da reivindicação dos seus direitos e dos direitos dos seus pares; na promoção da estima e na proteção de relações abusivas ou de risco.

Quanto aos/às professores/as o Projeto visa sensibilizar para os conceitos relacionados com igualdade de género, estereótipos e papéis de género, comportamentos de saúde, estima e relacionamentos baseados na confiança, bem como para a importância da promoção das relações interpessoais positivas e da capacitação de adolescentes no contexto escolar.

 

Estudos Publicados
 
Resultados do Projeto

O1.Seminários com professores/as

O2.Workshops com jovens - Filming Together to See Ourselves in a New 'Present'

O3.Montagem e exibição de filmes de curta duração com jovens, professores/as, famílias, entidades e outros stakeholders

O4.Construção de guias de utilização dos filmes de curta duração para professores/as

O5.Implementação de um sistema de avaliação por computador

O6.Realização de uma conferência internacional final

 

Website do projeto

     

Equipa Interna

Doutora Ana Sofia Neves  (coordenação)
Doutora Cristina Pereira Vieira
Doutora Dália Costa 
Doutora Estefânia Silva
Doutora Joana Topa 
Doutor Fernando Paulino
Mestre Ariana Correia
Mestre Sofia Queirós
Dr. António Sérgio 

 

Ana Sofia Neves
Coordenadora Projeto

Licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar e investigadora no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) e membro integrado do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG, ISCSP/ ULisboa). A sua principal área de interesse científico é a Violência de Género. É autora de várias publicações científicas, das quais se destacam os livros Violências de Género (2017) e Violências no Namoro (2018). Foi coordenadora do Estudo Nacional sobre Crenças e Atitudes dos/as Profissionais quanto à Violência Sexual nas Relações de Intimidade, financiado pela Comissão Europeia e gerido pela CIG e atualmente coordena a equipa portuguesa do Projeto Lights4Violence, financiado pelo mesmo organismo. Atualmente é Presidente da Associação Plano i e integra os grupos de trabalho da Violência Doméstica e de Género da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e da Intervenção do Psicólogo com pessoas LGBT da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Para mais informações

Coordenadora Projeto