SportSign

Sign Language Index for Sports and Physical Education

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
01/09/2019

Data de Fim
31/10/2021

Referência
2019-1-PT01-KA201-060839

Instituição Financiadora Programa Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Escolar
Valor Financiamento 181.960 €
Parceiros
Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL (Entidade Promotora)
Rheinisch-Westfälisches Berufskolleg Essen LVRFörderschule Förderschwerpunkt Hören u. Kommunikation (Alemanha ) ) https://www.rwb-essen.de/wp/
Drustvo Uciteljev Gluhih Slovenue (Eslovénia) https://www.dugs.si
Siena School for Liberal Arts s.r.l. (Itália) https://www.sienaschool.com/ 
Escola Artística de Soares dos Reis (Portugal) ) https://easr.pt/
Conselleria  de Educación, Universidade y Formación Profesional (Espanha) https://www.edu.xunta.gal/portal/ 

Estado Em Curso
Criar um Glossário Bilingue na área do Desporto, que se constitui como ferramenta de auto-aprendizagem, com o objetivo de melhorar a eficácia da estratégia pedagógica dirigida a alunos surdos nas aulas de Educação Física e em Desporto.
​Objetivos

Quando os professores não dominam a língua gestual e os alunos surdos não dominam a língua falada ou escrita, a aprendizagem pode tornar-se complexa e comprometer a igualdade de oportunidades. O projeto SportSign pretende criar um Glossário Bilingue na área do Desporto, que se constitui como ferramenta de auto-aprendizagem, com o objetivo de melhorar a eficácia da estratégia pedagógica dirigida a alunos surdos nas aulas de Educação Física e em Desporto. Os destinatários deste projeto são: alunos surdos, professores de educação física e interpretes.

 

Resultados (outputs)

O1. Comparative Study: Sign Language in physical education and sports

O2. SportSign toolkit

O4. Good Practices Guide

  Website do projeto

Equipa interna do projeto

Doutora Fátima Sarmento (Coordenadora)
Dra. Helena Bastos
Doutor António Paulo Sá
Doutor Alexandre Sousa
Dra. Claudia Azevedo

 

Erasmus+.jpg
Erasmus+.jpg
Maria Fátima Gomes Sarmento Chaves
Coordenadora Projeto

Doutorada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto com várias publicações científicas na área da Surdez, onde se destacam, Tese de Doutoramento “A Língua Gestual na Educação Física e no Desporto – (Re)pensar as ferramentas de ensino e a formação da equipa pedagógica” – Investigação da prática dos professores de educação física nas Escolas de Referência de Educação Bilingue para Alunos Surdos; Proposta para criação de um Glossário de Desporto em LGP. As principais áreas de interesse são: Desporto e Inclusão; Atividade Física Adaptada; Educação Física e alunos com necessidades educativas. Docente no Instituto Universitário da Maia – Ismai. Vogal do Conselho de Arbitragem da FPDD. Professora de Natação Terapêutica (Populações especiais) no FC Porto desde 1988.

Para mais informações

Coordenadora Projeto