Transparency of Learning Outcomes through Blockchain Technology (TRUE)

Âmbito Geográfico Internacional
Data de Início
02/11/2020

Data de Fim
30/06/2023

Referência
2020-1-PT01-KA203-078421

Instituição Financiadora Erasmus+ / KA2 Parcerias Estratégicas / Ensino Superior
Valor Financiamento 395.104,00 €
Parceiros
Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior, CRL / ISMAI (entidade promotora)
European Blockchain Association e.V. (Alemanha) https://europeanblockchainassociation.org/
Amaris France  SAS (França) https://www.amaris.com/ 
Lidi Smart Solutions (Países Baixos) https://www.lidi-smart-solutions.com/ 
Instituto Politécnico do Porto (Portugal) https://www.ipp.pt/
Ita-Suomen Yliopisto (Finlândia) https://www.uef.fi/fi/
Aintek Symvouloi  Epicheiriseon Efarmoges Ypsilis Technologias Ekpaidefsi Anonymy Etaireia (Grécia) http://www.idec.gr 
Eurocrea Merchant Srl (Itália) http://www.eurocreamerchant.it/en/

Estado A Iniciar
A tecnologia Blockchain traduz-se em blocos com informação (registos) que estão ligados entre si, através de criptografia, dessa forma cada bloco impede que sejam feitas alterações não detetadas ao bloco imediatamente anterior, e assim sucessivamente.

​Objetivos

A tecnologia Blockchain traduz-se em blocos com informação (registos) que estão ligados entre si, através de criptografia, dessa forma cada bloco impede que sejam feitas alterações não detetadas ao bloco imediatamente anterior, e assim sucessivamente. Trata-se de uma tecnologia que permite a manutenção e partilha de registos de forma distribuída e descentralizada, ao mesmo tempo que assegura a sua integridade através da utilização de um protocolo de consenso de validação com assinaturas criptográficas.

No âmbito da educação na Europa, existe ainda reduzida normalização dos registos dos estudantes. O projeto “TRUE” visa desenvolver uma estratégia de formação integrada para assimilação da tecnologia blockchain nas Instituições de Ensino Superior (IES) por toda a Europa. Para isso o projeto irá produzir: um pack de conhecimentos básicos sobre o potencial da tecnologia blockchain adaptado ao Ensino Superior, incluindo um quadro de competências para o perito blockchain (elemento do staff da IES a identificar); conteúdos formativos e ferramentas dirigidas ao staff das IES sobre a tecnologia blockchain concretizados num MOOC (Massive Open Online Course), e ainda um serious game que proporcione uma experiência de aprendizagem inovadora sobre o funcionamento da tecnologia blockchain.

Resultados (outputs)
O1. TRUE Blockchain in Higher Education baseline Knowledge
O2. TRUE MOOC
O3. TRUE Serious Game

Equipa interna do projeto
Doutor Alexandre Sousa
Doutor José Luís Reis
Dr. João Pires


  


  

Alexandre Valente Conceição Pereira Sousa 
Coordenador Projeto

Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Aarhus, Dinamarca e licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Associado no ISMAI desde 1999. Diretor do Departamento de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação e Coordenador do Mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia no ISMAI.

Para mais informações

Coordenador Projeto